Início / Dicas / O maior cajueiro do mundo, em Parnamirim – Natal, RN
O maior cajueiro do mundo
O maior cajueiro do mundo - Pirango, Natal (RN)

O maior cajueiro do mundo, em Parnamirim – Natal, RN

O maior cajueiro do mundo fica perto de Natal (RN). Vale o passeio!

Já fui algumas vezes à capital do Rio Grande do Norte, um dos principais destinos turísticos do Brasil. Costumo ficar em Ponta Negra, a praia mais famosa e cheia de Natal, que tem boas opções de pousadas baratas e hostels e é perto dos circuitos de ônibus, alguns turísticos que circulam até o maior cajueiro do mundo (Natal).

Ponta Negra tem alguns problemas: os turistas são o tempo todo abordados de forma insistente, os restaurantes e lojinhas são meio parecidos, avenida Erivan França, à beira-mar, tem um clima de shopping.

O maior cajueiro do mundo fica em Natal (RN)

O maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo – Pirangi, Natal (RN) | Rafael Vianna

Os restaurantes de Ponta Negra – Natal não estão entre os mais baratos, mas os pratos, em geral, são bem servidos. Nos pratos para duas pessoas, dá para três pessoas comerem bem e barato. Nesse sentido, na avenida de Ponta Negra, existem várias agências de turismo onde é possível marcar passeios até a Praia da Pipa passando por várias praias do litoral sul do Rio Grande do Norte.

Dessa forma, paguei para ir de Natal até a Praia da Pipa e paramos em alguns pontos legais, como a Lagoa Guaraíras, em Tibaú do Sul, e em cima das falésias da praia de Cacimbinhas, mas apenas cinco minutos para bater fotos –é uma coisa bem de turistão mesmo, se você tiver tempo, procure outra forma de conhecer os lugares.

O final de Ponta Negra é o melhor lugar para fazer banho de mar

De Ponta Negra é possível pegar ônibus para várias atrações e praias de Natal e da região metropolitana.

Leia também: Praia de Maragogi – Alagoas

Raízes do pé de caju, em Natal

O que mais gosto é a região árvore frutífera do planeta, o cajueiro de Pirangi, o famoso maior cajueiro do mundo – Natal (RN).

Pirangi, o maior cajueiro do mundo

Os galhos retorcidos do maior cajueiro do mundo criam um lindo efeito

Os galhos retorcidos do maior cajueiro do mundo, perto de Natal, criam um lindo efeito

Sendo assim, a planta, que fica em na cidade de Parnamirim, a 12 km de distância de Natal, é impressionante: a copa ocupa o espaço de alguns quarteirões e dá para passear um longo tempo entre os galhos retorcidos da árvore.

Nesse sentido, o maior cajueiro do mundo – Natal (RN) ostenta números grandiosos: tem 8.500 metros quadrados de área e na safra são colhidos 2,5 toneladas de caju.

O maior cajueiro do mundo, já viu?

maior cajueiro do mundo natal

Um mirante permite ver a gigante copa do maior cajueiro do mundo – Natal (RN)

Assim, o turista precisa pagar a entrada na área do pé de caju, que é cercado por lojinhas de artesanato. Além disso, há comida e, óbvio, produtos com tudo do maior cajueiro do mundo: doces, bebidas, castanha etc. Aliás, é um bom lugar para comprar lembrancinhas no Rio Grande do Norte. Em seguida, do passeio até o maior cajueiro do mundo – Natal, dá para ir a pé até a praia de Pirangi do Norte, uma praia de águas calmas boas para ir com crianças.

No entanto, a praia não estava tão cheia no começo de dezembro, quando estive em Natal (RN), e dava para encontrar lugares bem sossegados, sem muita gente perto. Vale a pena caminhar até o encontro do rio Pirangi com o mar, um cenário bem bonito.

Forte dos Reis Magos

Beirando o rio Potengi, o Forte dos Reis Magos é cercado por mangues e praia

Beirando o rio Potengi, o Forte dos Reis Magos é cercado por mangues e praia

Por fim, um outro ponto de interesse em Natal-RN é o Forte dos Reis Magos, que fica do outro lado da cidade, perto da praia dos Artistas. O Forte –ou Fortaleza– dos Reis Magos é um edifício militar da primeira metade do século 17 que guardava o lado direito da barra do rio Potengi.

É preciso pagar baratinho para entrar no forte, sendo que estudantes pagam meia entrada. Desse modo, em formato de estrela, é um dos fortes mais legais do Brasil, cercado por mangues e com uma bela vista da praia dos Artistas e do forte, uma praia que tem uma imensa piscina natural formada pelo recife de Natal.

Em conclusão, a praia dos Artistas já foi uma das mais badaladas de Natal e, com certeza, é uma praia linda. Mas a vizinhança está bem degradada, com vários prédios abandonados ao redor. Quando eu fui, em uma quarta-feira bem quente de novembro, estava praticamente vazia.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.