Início / Vasto Mundo / Estados Unidos / Viajando por Nova York –ou como criar um roteiro diferente pela cidade
que fazer nova york ny roteiro

Viajando por Nova York –ou como criar um roteiro diferente pela cidade

Planejando uma viagem para Nova York (apesar do dólar alto, não custa sonhar), descobri várias dicas legais para fazer roteiros pela maior cidade dos Estados Unidos, a cidade global por excelência, Nova York.

Enquanto a viagem para Nova York não sai do papel, vou colecionando mais dicas e inspiração para a viagem, desde ouvir New York, New York cantada por Frank Sinatra até assistir a grandes lances de jogos antigos do New York Knicks no YouTube, o que, de quebra, lembra minha adolescência. O fato é que mesmo sem ir atrás, toda hora eu me deparo com algo que me faz ter vontade de conhecer NY.

Veja algumas dicas que guardei para criar um roteiro legal e diferente de NY abaixo.

Nova York, cenário de vários filmes, inspira cineastas como Spike Lee e ood Allen

Nova York inspira cineastas como Spike Lee e Woody Allen — fotos: divulgação

NO FACEBOOK

A inspiração inicial para começar a planejar um roteiro de viagem para Nova York veio do Facebook.

Comecei a seguir a página NYC: The Official Guide, o guia oficial de NY e, bem, eles sabem como promover uma cidade de forma interessante e informativa. A vontade de conhecer Nova York, que sempre existiu, começou a virar plano de viagem para 2015.

“Se puder, antes de deixar este planeta, você tem que vir aqui”

A sugestão é do cineasta nova-iorquino Spike Lee.

O diretor norte-americano é um entre seus colegas, como Matin Scorcese e Woody Allen, que é apaixonado pela cidade e sempre usa Nova York como cenário de filmes.

Atravessar a Ponte do Brooklyn a pé é outra sugestão do diretor, que fala sobre sua paixão por Nova York no vídeo abaixo.

No site Discover America existem vários vídeos de cineastas dos Estados Unidos falando porque você deve conhecer algum ponto do país. O projeto chama Estados Unidos através do cinema. Se o valor do dólar te preocupa, cuidado: eles são convincentes.

Guias com segredos de Nova York

NY é uma cidade diversa que guarda vários segredos

NY é uma cidade diversa que guarda vários segredos

Um dos trabalhos mais legais de promoção de Nova York são os NYGo Insiders Guide, guias de turismo em Nova York com dicas de insiders, ou seja, os locais que estão por dentro dos segredos e dos lugares de NY que valem a pena conhecer fora dos roteiros tradicionais turísticos.

Os guias de viagem de NY gratuitos contemplam lugares charmosos como o Harlem, o grande centro da cultura negra nos Estados Unidos, e The East Village, o bairro que espalhou o punk por Nova York. Só lugar mítico, com dicas de locais, dá muita vontade de ir um dia em cada uma das vizinhanças sugeridas pelos guias.

BICICLETA EM NOVA YORK – aluguel e roteiros de bike

Fiquei encantado com os guias e roteiros para andar de bicicleta em Nova York.

O site para quem quer andar de bike na cidade é super-completo e uma iniciativa do Departamento de Parques e Recreação -enquanto isso, em São Paulo, os ciclistas temos que lidar com pessoas que jogam tachinhas nas ciclovias.

Descobri até que em uma das maiores e mais urbanizadas cidades do mundo, pelo menos na minha cabeça, existem algumas trilhas para andar de mountain bike.

No meu caso, o que mais me interessou foram as dicas de rotas de bicicletas que passam por parques e pontos de interesse em diversos bairros de Nova York, além de quatro serviços de aluguel de bicicletas em NY.

ROTEIRO PELO CENTRAL PARK

Pesquisando um pouco sobre corrida no Central Park, descobri um app incrível com um guia turístico do parque mais famoso de Nova York, com GPS integrado ao mapa, descrição de 200 (isso mesmo, 200!) coisas para ver no Central Park e até um guia das principais atrações do Central Park narradas por celebridades. Fiquei louco para ver o app, que é gratuito, em ação.

O site do Central Park, na seção Coisas para ver e fazer no Central Park, também tem muitas coisas para… ver e fazer em NY.

GUIAS DE A PÉ POR NY

Conhecer uma cidade andando a pé é fundamental para mim.

Esta coleção de guias a pé de Nova York, compilada pelo NY Times, com ótimos textos falando sobre porque aquele roteiro é legal e com roteiros de muitas pessoas diferentes, é outra coisa que dá para namorar por muito tempo, principalmente quem está planejando um roteiro de viagem por Nova York e gosta de conhecer uma cidade a pé.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*