Viajar para Amsterdam era meu sonho de adolescente. Imaginava como seria uma cidade com drogas liberadas, prostitutas com carteira de trabalho e baladas com os melhores DJ´s.
E foi assim mesmo quando viajei para Amsterdam pela primeira vez, no mochilão pela Europa, em 2007.
Lembro que foi legal e curti todas as noites, mas durante o dia era só bagaceira. Não lembro de muita coisa. E para ajudar, ainda perdi todas minhas fotos. Voltei um dia da balada para buscar a câmera no hostel e sai tirando foto de tudo, bem animadinho, até que o chip queimou. Acho que eu tirei foto do sol. Não lembro direito.
Da última vez a viagem foi bem menos hardcore.
O relato a seguir é especial para você aproveitar o que a Holanda tem de melhor. Elencamos dicas para roteiro de 3 dias em Amsterdam + 2 dias para fazer viagens bate-volta saindo da Central Station. Você vai gostar!
— Onde ficar em Amsterdam: dicas de hotéis baratos
O que fazer em Amsterdam?
Caminhe olhando para cima, você ficará fascinado com a arquitetura.
Esqueça o tripé drogas, sexo e rock´n´roll. Amsterdam vai muito além do quarteirão da luz vermelha, coffee shops com maconha e raves after hours.
Sim, tem tudo isso, mas se você também tem interesse por arte, arquitetura, atividades ao ar livre e ter contato com uma cultura incrível, continue lendo e anote as dicas dos passeios para curtir Amsterdam durante o dia e à noite.
1.º dia – um dia romântico pelos canais e museus
Passeio de barco pelos canais
Os canais são um dos charmes dos Países Baixos.
Comece o dia navegando. Charme indiscutível dos Países Baixos, um passeio de barco pelos canais de Amsterdam lhe darão uma visão 360.º da cidade.
Há várias empresas que realizam os cruzeiros. Fizemos o tour dos pontos turísticos, com duração de 1h. Custou 16 Euros com a Holland International.
Uma dica para pagar o ticket mais barato é comprar pela Internet. Ingressos online têm 10% de desconto. Você paga 12 Euros. Compre aqui.
Uma outra dica é comprar o bilhete para o dia inteiro. Custa 23 Euros e você pode embarcar quantas vezes quiser ao londo do dia. Há barcos a cada 15 minutos das 9:00 às 18:00. (No verão até às 22:00, a cada 30 min.)
Usando ou não o day ticket, reserve de 2 a 4 horas para visitar o Museu Nacional (Rijksmuseum) na sequência.
Museu Rijksmuseum
Rijksmuseum é o maior museu da Holanda
O Museu Nacional de Amsterdam (Rijksmuseum) é gigantesco. Você levará uma tarde lá, e se gostar mesmo de arte, passa o dia inteiro. O museu tem obras raras de Rembrandt, dentre as quais a tela The Nightwatch. Vale muito a pena. Recomendo caminhar de 1 a 2 horas pelas galerias princiáis e depois curtir o jardim, que é lindo.
Como chegar? O museu fica localizado na Museumplein, na mesma praça onde está o Museu Van Gogh. Aliás, é um dos lugares mais bonitos da cidade, sempre lotado de pessoas tirando selfie diante de um dos pontos com as letras I AMSTERDAM.
O ingresso custa 18,50 Euros. O horário de funcionamento é das 9:00 às 17:00 (todos os dias). Compre o seu ingresso online e evite filas.
Heineken Experience
Degustação de cerveja no Museu da Heineken, em Amsterdam
O alegre museu da cerveja de gosto autêntico é grande e bem legal.
É possível conhecer mais sobre os ingredientes, a história e a logomarca da cervejaria. Há ainda workshop de barman, interação com mídias sociais, publicidade e discoteca com bar e música.
Você ainda ganha 2 copos de cerveja. Durante a visita guiada, o monitor faz umas perguntas sobre o processo de fabricação da cerveja, coloração e translucidez e, se não me engano, uma das respostas é “gold” (a cor da cerveja). Você acerta a pergunta e ganha um chopp a mais.
A entrada custa 18 Euros. Eu consegui economizar 1 Euro com flyer que peguei no hostel. Você pode economizar 2 Euros se comprar online. Então, para deixar a viagem mais barata, compre antecipado e evite filas.
Antes de terminar a visita é possível encomendar uma garrafa da Heineken personalizada com seu nome (fica pronta na hora). Não lembro o preço exato, mas era caro, algo em torno de 15 euros. Do lado de fora há uma lojinha com vários produtos, bem carinhos também.
O museu fica aberto todos os dias do ano, de segunda a quinta das 10:30 às 19:30; E de sexta a domingo até às 21:00. No verão, entre Julho e Agosto, fecha mais tarde todos os dias (entradas até às 19:00).
Como chegar? É fácil achar o museu, fica perto da parada Stadhouderskade. Saindo do Rijksmuseum siga pela rua de mesmo nome, acompanhando o canal, em sentido contrário à entrada do Vondelpark.
Dica de leitura: Como é o pub da Cocaína, em La Paz?
2.º dia – fila, reflexão e alugar uma bike
Casa Anne Frank
Filas imensas para visitar o esconderijo da garotinha que escapou do holocausto
É um dos lugares mais visitados do mundo, e muito concorrido. Mesmo que você tenha ingresso, enfrentará uma longa fila. A média é ficar de 2 a 3 horas aguardando.
Para ser sincero nós não fomos, mas fiquei com vontade. Assisti um documentário no voo da KLM que falava sobre a quantidade de turistas de todas as partes do mundo que visitam a casa onde a menina judia escondeu-se para escapar do holocausto.
Como chegar? O museu fica na rua Prinsengracht 267, ao lado de Westerkerk. É fácil achar, basta ver uma fila imensa!
A dica é comprar o ingresso com bastante antecedência (2 meses pelo menos). Clique aqui para reservar e evitar filas. Agora em Setembro só consegui achar ingresso para Novembro. Outra dica é chegar cedo no dia.
A entrada custa 9 Euros e não está incluída no IAmsterdam Card.
Vale a pena adquirir o IAmsterdam? O cartão dá descontos em museus e no sistema de transporte. Eu não comprei. Acho que só vale se você comprar o cartão de 1 dia e ir em todos os museus, o que seria bem cansativo. Veja no site os valores do cartão para cada período.
Passeio de bicicleta
O Vondel Park é um ótimo lugar para fazer um passeio de bicicleta em Amsterdam.
Na terra das bicicletas, um passeio de magrela pelas ruas pitorescas de Amsterdam é uma boa pedida para levantar o astral depois de ir à Casa Anne Frank.
Certamente é bem fácil alugar bicicletas em Amsterdam. Uma dica é procurar pelas “bicicletas laranjas”. O preço do aluguel é mais barato na Orange Bike (6,50 Euros por 3 horas). Pelo mesmo período, a Yellow Bike e a Black Bike saem por 8 e 9 Euros, respectivamente.
Além de andar de bike pelas ciclovias da cidade, vale a pena ir pedalar no Vondel Park. O parque é uma imensa área verde e muito bonita de Amsterdam.
3.º dia – o expressionismo de Van Gogh
Museu Van Gogh
Exposição no Keukenhof (2015), em homenagem aos 125 de morte do pintor.
Se você tiver apenas mais um dia, não pense e vá visitar o Museu Van Gogh. Na minha humilde opinião, é o museu mais bonito do mundo. Sou fascinado pela biografia do artista holandês, e é uma oportunidade perfeita para conhecer a vida, obra e relação do pintor com seu irmão Téo.
Alugue o áudio-guia em português e faça o roteiro sugerido. O tour leva cerca de 2 horas. Considere uma meia hora na fila, que também costuma ser grandinha.
O ingresso custa 17 Euros. Para evitar filas, compre online e evite filas.
Para saber mais sobre Vincent Van Gogh (1853-1890), confira 70 obras e artigos sobre o artista na galeria Artsy.
O que fazer em Amsterdam à noite?
Amsterdam à noite. O que fazer?
Red Light District
Reserve algumas horas de um das noites para caminhar pela zona da luz vermelha. Aprecie as belas mulheres semi-nuas e roupas sensuais nas vitrines mais cobiçadas da noite de Amsterdam. Eu disse – aprecie. Só tente conversa se realmente estiver a fim de contratar os serviços ou a garota der muita abertura.
O passeio é divertido, mas é preciso respeitar as mulheres. Elas são profissionais e qualquer toque e até fala inapropriada pode lhe custar um belo problema com a polícia.
Atenção e cuidado com as fotos. É proibido fotografar as mulheres e até mesmo alguns locais da Red Light. Seja discreto, aja dentro dos limites e evite problemas.
Você pode incrementar o passeio noturno visitando o Museu do Sexo, localizado na Damrak, 18, perto do “Dam” ou o Museu Erótico, na Oudezijds Achterburgwal 54. Os ingressos custam 4 e 7 Euros, respectivamente. E curioso que o mais barato é o menos “pegadinha”, mais engraçado e curioso.
E para quem tem interesse, vale a pena ler artigo do Ducs que aprofunda-se sobre o assunto, falando mais sobre a prostituição, acompanhantes, saunas e outros fetiches que rolam em Amsterdam.
Coffee shop
Esqueça o Bulldog, é cheio de adolescente
Termine um dos dias com uma experiência no mínimo curiosa para quem não fuma, e extremamente eufórica para quem gosta de fumar cannabis.
Fuja dos coffee shops mais turísticos (Bulldog e Flying Pig) e procure pelo Mellow Yellow, na Vijzelgracht 33, perto da estação Weteringcircuit. É um dos melhores coffee shop de Amsterdam. Vai por mim.
Como já informamos no artigo sobre a maconha na Califórnia, existem basicamente 2 variedades de maconha, com diferentes efeitos. Uma delas, a Cannabis sativa produz um efeito psicológico e te deixa eufórico (boa para fumar durante o dia), já a Cannabis indica causa efeito relaxante e letárgico, ideal para dormir bem.
Essa é informação básica que você precisa saber antes de comprar o seu fumo. Se você não estiver acostumado a fumar, peça uma variedade para beginners, se gosta de fumar e quiser experimentar algo mais forte, peça algo strong.
Evite ingerir bebida alcoólica antes e enquanto estiver fumando.
A descriminalização da maconha é discussão cada vez mais em voga e a Holanda é um exemplo de como o comércio legal da marijuana pode movimentar o turismo. Não entraremos no mérito, mas o papel do blog é dar dicas para você vivenciar a realidade do local que visita.
Por fim, além de fumar um cigarrinho do capeta e passear pela Red Light District, a noite de Amsterdam é muito boa. Há casas noturnas e bares bem legais. Quem procura balada, saiba que a melhor é a Paradiso. Para turbinar a noite, Amsterdam é a Disneylândia dos tóxicos. Tem maconha nos coffee shops, cogumelos mágicos nos smart shops e outras “cositas” oferecidas por drug dealers nas esquinas…
TripAdvisor: confira outras dicas da vida noturna na cidade
Como disse no início, além do roteiro de 3 dias, reservei 2 dias para viagens bate-volta – uma delas até o jardim das tulipas, em Lisse (uma manhã ou tarde); e um dia para conhecer as cidades turísticas de Volendam, Marken e Broek In The Waterland, ao Norte do país (dia inteiro).
Você viu que tem muita coisa legal para conhecer na Holanda. Escolher o que fazer depende muito da quantidade de dias que vai ficar na cidade, o seu ritmo e interesse pessoal.
Para ter mais dicas, a sugestão é ler os relatos com dicas de turismo na Holanda que já escrevemos no blog. E claro, o blog Ducs Amsterdam, essencial para quem vai à Holanda.
Fotos: Muita Viagem
Já estive em Amsterdan, mas, vou levar pessoas a portugal com parada de 4 h em Amsterdan. Queria fazer o tur de canais e ir até o Ricsksmuseum- I amsterdan, fazer foto com as pessoas. Como faço. Schipol- (almoço?))- Central Station.- Cruise canals- Museum….E a volta? Em 4 h/ daria? Se precisar voltamos de taxi. Mas queria saltar do passeio canais, para as fotos no Ricks, i Amsterdan…dá?
Peço informação de onde comprar o tur, preço e como ir e saltar museum?
Quando fui, fiz tudo pela Internet…
Agradeço
M.Iabel
4 horas é pouco tempo para fazer todo o roteiro. Apenas o passeio pelos canais já levaria quase uma manhã.
Compre o ingresso online antes na Ticketbar. Há promoções para grupos, mas leva mais tempo entre um barco e outro (30 minutos).
É possível saltar e tirar fotos em algum ponto de interesse, como os letreiros I AMSTERDAM, Museus, etc. mas pode ser que demore mais do que 4 horas.
Boa sorte!