Início / Vasto Mundo / Holanda / O que fazer em Amsterdam em roteiro de 3 dias
Dicas de Amsterdam
Museumplein, local onde está o Rijksmuseum, Museu Van Gogh e um dos I AMSTERDAM

O que fazer em Amsterdam em roteiro de 3 dias

Viajar para Amsterdam era meu sonho de adolescente. Imaginava como seria uma cidade com drogas liberadas, prostitutas com carteira de trabalho e baladas com os melhores DJ´s.

E foi assim mesmo quando viajei para Amsterdam pela primeira vez, no mochilão pela Europa, em 2007.

Lembro que foi legal e curti todas as noites, mas durante o dia era só bagaceira. Não lembro de muita coisa. E para ajudar, ainda perdi todas minhas fotos. Voltei um dia da balada para buscar a câmera no hostel e sai tirando foto de tudo, bem animadinho, até que o chip queimou. Acho que eu tirei foto do sol. Não lembro direito.

Nesta última vez, em 2015, a viagem foi bem menos hardcore.

O relato a seguir é especial para você aproveitar o que a Holanda tem de melhor. Elencamos dicas para roteiro de 3 dias em Amsterdam + 2 dias para fazer viagens bate-volta saindo da Central Station. Você vai gostar!

O que fazer em Amsterdam?

Caminhe olhando para cima, você ficará fascinado com a arquitetura. | MV

Caminhe olhando para cima, você ficará fascinado com a arquitetura.

Esqueça o tripé drogas, sexo e rock´n´roll. Amsterdam vai muito além do quarteirão da luz vermelha, coffee shops com maconha e raves after hours.

Sim, tem tudo isso, mas se você também tem interesse por arte, arquitetura, atividades ao ar livre e ter contato com uma cultura incrível, continue lendo e anote as dicas dos passeios para curtir Amsterdam durante o dia e à noite.

1.º dia – um dia romântico pelos canais e museus

Passeio de barco pelos canais

Canais de Amsterdam

Os canais são um dos charmes dos Países Baixos.

Comece o dia navegando. Charme indiscutível dos Países Baixos, um passeio de barco pelos canais de Amsterdam lhe darão uma visão 360.º da cidade.

Há várias empresas que realizam os cruzeiros. Fizemos o tour dos pontos turísticos, com duração de 1h. Custou 16 Euros com a Holland International.

Uma dica para pagar o ticket mais barato é comprar pela Internet. Ingressos online têm 10% de desconto. Você paga 12 Euros. Compre aqui.

Uma outra dica é comprar o bilhete para o dia inteiro. Custa 23 Euros e você pode embarcar quantas vezes quiser ao londo do dia. Há barcos a cada 15 minutos das 9:00 às 18:00. (No verão até às 22:00, a cada 30 min.)

Usando ou não o day ticket, reserve de 2 a 4 horas para visitar o Museu Nacional (Rijksmuseum) na sequência.

Onde ficar em Amsterdam: dicas de hotéis baratos

Museu Rijksmuseum

Amsterdam a dois

Rijksmuseum é o maior museu da Holanda

O Museu Nacional de Amsterdam (Rijksmuseum) é gigantesco. Você levará uma tarde lá, e se gostar mesmo de arte, passa o dia inteiro. O museu tem obras raras de Rembrandt, dentre as quais a tela The Nightwatch. Vale muito a pena. Recomendo caminhar de 1 a 2 horas pelas galerias princiáis e depois curtir o jardim, que é lindo.

Como chegar? O museu fica localizado na Museumplein, na mesma praça onde está o Museu Van Gogh. Aliás, é um dos lugares mais bonitos da cidade, sempre lotado de pessoas tirando selfie diante de um dos pontos com as letras I AMSTERDAM.

O ingresso custa 18,50 Euros. O horário de funcionamento é das 9:00 às 17:00 (todos os dias). Compre o seu ingresso online e evite filas.

Heineken Experience

Heineken Experience 2015

Degustação de cerveja no Museu da Heineken, em Amsterdam

O alegre museu da cerveja de gosto autêntico é grande e bem legal.

É possível conhecer mais sobre os ingredientes, a história e a logomarca da cervejaria. Há ainda workshop de barman, interação com mídias sociais, publicidade e discoteca com bar e música.

Você ainda ganha 2 copos de cerveja. Durante a visita guiada, o monitor faz umas perguntas sobre o processo de fabricação da cerveja, coloração e translucidez e, se não me engano, uma das respostas é “gold” (a cor da cerveja). Você acerta a pergunta e ganha um chopp a mais.

A entrada custa 18 Euros. Eu consegui economizar 1 Euro com flyer que peguei no hostel. Você pode economizar 2 Euros se comprar online. Então, para deixar a viagem mais barata, compre antecipado e evite filas.

Antes de terminar a visita é possível encomendar uma garrafa da Heineken personalizada com seu nome (fica pronta na hora). Não lembro o preço exato, mas era caro, algo em torno de 15 euros. Do lado de fora há uma lojinha com vários produtos, bem carinhos também.

O museu fica aberto todos os dias do ano, de segunda a quinta das 10:30 às 19:30; E de sexta a domingo até às 21:00. No verão, entre Julho e Agosto, fecha mais tarde todos os dias (entradas até às 19:00).

Como chegar? É fácil achar o museu, fica perto da parada Stadhouderskade. Saindo do Rijksmuseum siga pela rua de mesmo nome, acompanhando o canal, em sentido contrário à entrada do Vondelpark.

Dica de leitura: Como é o pub da Cocaína, em La Paz?

2.º dia – fila, reflexão e alugar uma bike

Casa Anne Frank

Filas imensas para visitar o esconderijo da garotinha que escapou do holocausto

Filas imensas para visitar o esconderijo da garotinha que escapou do holocausto

É um dos lugares mais visitados do mundo, e muito concorrido. Mesmo que você tenha ingresso, enfrentará uma longa fila. A média é ficar de 2 a 3 horas aguardando.

Para ser sincero nós não fomos, mas fiquei com vontade. Assisti um documentário no voo da KLM que falava sobre a quantidade de turistas de todas as partes do mundo que visitam a casa onde a menina judia escondeu-se para escapar do holocausto.

Como chegar? O museu fica na rua Prinsengracht 267, ao lado de Westerkerk. É fácil achar, basta ver uma fila imensa!

A dica é comprar o ingresso com bastante antecedência (2 meses pelo menos). Clique aqui para reservar e evitar filas. Agora em Setembro só consegui achar ingresso para Novembro. Outra dica é chegar cedo no dia.

A entrada custa 9 Euros e não está incluída no IAmsterdam Card.

Vale a pena adquirir o IAmsterdam? O cartão dá descontos em museus e no sistema de transporte. Eu não comprei. Acho que só vale se você comprar o cartão de 1 dia e ir em todos os museus, o que seria bem cansativo. Veja no site os valores do cartão para cada período.

Passeio de bicicleta

Dicas de viagens em Amsterdam

O Vondel Park é um ótimo lugar para fazer um passeio de bicicleta em Amsterdam.

Na terra das bicicletas, um passeio de magrela pelas ruas pitorescas de Amsterdam é uma boa pedida para levantar o astral depois de ir à Casa Anne Frank.

Certamente é bem fácil alugar bicicletas em Amsterdam. Uma dica é procurar pelas “bicicletas laranjas”. O preço do aluguel é mais barato na Orange Bike (6,50 Euros por 3 horas). Pelo mesmo período, a Yellow Bike e a Black Bike saem por 8 e 9 Euros, respectivamente.

Além de andar de bike pelas ciclovias da cidade, vale a pena ir pedalar no Vondel Park. O parque é uma imensa área verde e muito bonita de Amsterdam.

3.º dia – o expressionismo de Van Gogh

Museu Van Gogh

Exposição no Keukenhof (2015), em homenagem aos 125 de morte do pintor.

Exposição no Keukenhof (2015), em homenagem aos 125 de morte do pintor.

Se você tiver apenas mais um dia, não pense e vá visitar o Museu Van Gogh. Na minha humilde opinião, é o museu mais bonito do mundo. Sou fascinado pela biografia do artista holandês, e é uma oportunidade perfeita para conhecer a vida, obra e relação do pintor com seu irmão Téo.

Alugue o áudio-guia em português e faça o roteiro sugerido. O tour leva cerca de 2 horas. Considere uma meia hora na fila, que também costuma ser grandinha.

O ingresso custa 17 Euros. Para evitar filas, compre online e evite filas.

Para saber mais sobre Vincent Van Gogh (1853-1890), confira 70 obras e artigos sobre o artista na galeria Artsy.

O que fazer em Amsterdam à noite?

Dicas Amsterdam à noite

Amsterdam à noite. O que fazer?

Red Light District

Reserve algumas horas de um das noites para caminhar pela zona da luz vermelha. Aprecie as belas mulheres semi-nuas e roupas sensuais nas vitrines mais cobiçadas da noite de Amsterdam. Eu disse – aprecie. Só tente conversa se realmente estiver a fim de contratar os serviços ou a garota der muita abertura.

O passeio é divertido, mas é preciso respeitar as mulheres. Elas são profissionais e qualquer toque e até fala inapropriada pode lhe custar um belo problema com a polícia.

Atenção e cuidado com as fotos. É proibido fotografar as mulheres e até mesmo alguns locais da Red Light. Seja discreto, aja dentro dos limites e evite problemas.

Você pode incrementar o passeio noturno visitando o Museu do Sexo, localizado na Damrak, 18, perto do “Dam” ou o Museu Erótico, na Oudezijds Achterburgwal 54. Os ingressos custam 4 e 7 Euros, respectivamente. E curioso que o mais barato é o menos “pegadinha”, mais engraçado e curioso.

E para quem tem interesse, vale a pena ler artigo do Ducs que aprofunda-se sobre o assunto, falando mais sobre a prostituição, acompanhantes, saunas e outros fetiches que rolam em Amsterdam.

Coffee shop

Esqueça o Bulldog, é cheio de adolescente

Esqueça o Bulldog, é cheio de adolescente

Termine um dos dias com uma experiência no mínimo curiosa para quem não fuma, e extremamente eufórica para quem gosta de fumar cannabis.

Fuja dos coffee shops mais turísticos (Bulldog e Flying Pig) e procure pelo Mellow  Yellow, na Vijzelgracht 33, perto da estação Weteringcircuit. É um dos melhores coffee shop de Amsterdam. Vai por mim.

Como já informamos no artigo sobre a maconha na Califórnia, existem basicamente 2 variedades de maconha, com diferentes efeitos. Uma delas, a Cannabis sativa produz um efeito psicológico e te deixa eufórico (boa para fumar durante o dia), já a Cannabis indica causa efeito relaxante e letárgico, ideal para dormir bem.

Essa é informação básica que você precisa saber antes de comprar o seu fumo. Se você não estiver acostumado a fumar, peça uma variedade para beginners, se gosta de fumar e quiser experimentar algo mais forte, peça algo strong.

Evite ingerir bebida alcoólica antes e enquanto estiver fumando.

A descriminalização da maconha é discussão cada vez mais em voga e a Holanda é um exemplo de como o comércio legal da marijuana pode movimentar o turismo. Não entraremos no mérito, mas o papel do blog é dar dicas para você vivenciar a realidade do local que visita.

Por fim, além de fumar um cigarrinho do capeta e passear pela Red Light District, a noite de Amsterdam é muito boa. Há casas noturnas e bares bem legais. Quem procura balada, saiba que a melhor é a Paradiso. Para turbinar a noite, Amsterdam é a Disneylândia dos tóxicos. Tem maconha nos coffee shops, cogumelos mágicos nos smart shops e outras “cositas” oferecidas por drug dealers nas esquinas…

TripAdvisor: confira outras dicas da vida noturna na cidade

Como disse no início, além do roteiro de 3 dias, reservei 2 dias para viagens bate-volta – uma delas até o jardim das tulipas, em Lisse (uma manhã ou tarde); e um dia para conhecer as cidades turísticas de Volendam, Marken e Broek In The Waterland, ao Norte do país (dia inteiro).

Você viu que tem muita coisa legal para conhecer na Holanda. Escolher o que fazer depende muito da quantidade de dias que vai ficar na cidade, o seu ritmo e interesse pessoal.

Para ter mais dicas, a sugestão é ler os relatos com dicas de turismo na Holanda que já escrevemos no blog. E claro, o blog Ducs Amsterdam, essencial para quem vai à Holanda.

Fotos: Muita Viagem

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

2 Comentários

  1. Já estive em Amsterdan, mas, vou levar pessoas a portugal com parada de 4 h em Amsterdan. Queria fazer o tur de canais e ir até o Ricsksmuseum- I amsterdan, fazer foto com as pessoas. Como faço. Schipol- (almoço?))- Central Station.- Cruise canals- Museum….E a volta? Em 4 h/ daria? Se precisar voltamos de taxi. Mas queria saltar do passeio canais, para as fotos no Ricks, i Amsterdan…dá?
    Peço informação de onde comprar o tur, preço e como ir e saltar museum?
    Quando fui, fiz tudo pela Internet…
    Agradeço
    M.Iabel

    • 4 horas é pouco tempo para fazer todo o roteiro. Apenas o passeio pelos canais já levaria quase uma manhã.

      Compre o ingresso online antes na Ticketbar. Há promoções para grupos, mas leva mais tempo entre um barco e outro (30 minutos).

      É possível saltar e tirar fotos em algum ponto de interesse, como os letreiros I AMSTERDAM, Museus, etc. mas pode ser que demore mais do que 4 horas.

      Boa sorte!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*