Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O que fazer em Ilhabela, no litoral norte de SP?
Dicas Ilhabela

O que fazer em Ilhabela, no litoral norte de SP?

Há tantas coisas para se fazer em Ilhabela que falar apenas das praias bonitas seria uma visão simples demais. O post a seguir elencará dicas com as demais atrações turísticas da ilha do litoral norte de SP.

Além de curtir as belíssimas praias do arquipélago, é possível caminhar pela Mata Atlântica por meio de trilhas de diferentes níveis de dificuldade, andar de bicicleta pela ciclovia da orla, fazer mergulho em naufrágios e praticar outros esportes náuticos como vela, windsurf, stand up paddle, entre outros.

A seguir, apresentamos dicas e ideias sobre o que fazer em Ilhabela à noite e em dias de chuvas também. Lembrando que o verão – de dezembro a fevereiro, é o período mais chuvoso no litoral paulista.

Ilhabela: guia com mapa e dicas para viagem maneira

O que fazer de dia em Ilhabela?

As melhores praias do litoral norte de SP

A Praia de Garapocaia (Pedra do Sino), no litoral norte da ilha é gostosa para ficar com crianças.

A Praia do Sino é uma das melhores para passar o dia no litoral norte da ilha.

O arquipélago é mais legal durante o dia do que à noite. Por isso, a dica é acordar cedo para curtir as lindas praias enquanto o sol está ameno.

Lembrando que o melhor horário para tomar banho de mar sem agredir a sua pele é entre 08:00 e 10:00; e entre 16:00 e 18:00 (variando uma hora no horário de verão).

A dica é passar a manhã em uma praia, e à tarde em outra praia vizinha. Acho que conhecer duas ou três praias por dia está ótimo. A grande maioria das praias são de fácil acesso e é até possível fazer um roteiro com paradas pelas praias do norte ou praias do sul.

Já escrevemos sobre as melhores praias de Ilhabela. Vale a pena ler o post e selecionar as praias mais bonitas para passar o dia e/ou a tarde.

Melhores trilhas e cachoeiras de Ilhabela

A Trilha do Bonete é uma das mais difíceis, mas o visual recompensa demais!

A Trilha do Bonete é uma das mais difíceis, mas o visual recompensa!

Há várias trilhas e cachoeiras em Ilhabela. As mais fáceis e possíveis de se fazer sem maiores dificuldades são as trilhas para a Cachoeira do Veloso, Cachoeira do Gato e Cachoeira Pancada d´Água (3 Tombos).

A Trilha da Cachoeira Pancada d´Água (3 Tombos) é a mais curta com apenas 720 m e, por isso mesmo a mais fácil para iniciantes. O visual não deixa nada a desejar – são 3 quedas d´água para curtir e se refrescar. O acesso se dá a partir da Praia da Feiticeira, uma das praias mais bonitas de Ilhabela.

A Trilha da Cachoeira do Veloso tem 2 km e queda de mais de 45 metros de altura. O acesso se dá pela Praia do Veloso.

Maior cachoeira de Ilhabela.

A Cachoeira do Gato é a maior da ilha

Para chegar à Cachoeira do Gato, a maior e mais bonita da ilha, é preciso ir de barco até a Praia de Castelhanos ou fazer o trajeto a partir de Barra Velha pelo Parque Estadual de carro ou mountain bike.

Apesar da dificuldade, outras trilhas maneiras que valem a pena são a Cachoeira da Friagem, Baepi e Bonete.

A Trilha da Cachoeira da Friagem tem 2,4 km. É de nível médio, e recomendável fazer com guia. A queda d´água tem 25 m de altura. O acesso se dá a partir da Praia de Barreiros.

A Trilha do Baepi é uma das trilhas mais perigosas por conta dos animais peçonhentos e inclinação. São 7,4 Km com uma vista 360 da Ilha de São Sebastião a uma altura de 1.048 metros.

Recomenda-se contratar um guia credenciado para fazê-la pela quantidade de animais peçonhentos. Para contratar um guia, vá a algum dos postos de informações turísticas de Ilhabela – na Vila, Barra Velha ou na Praia do Curral.

Trilha do Bonete

O Bonete é a praia mais bonita de Ilhabela. Preserve!

O Bonete é a praia mais bonita de Ilhabela. Preserve!

Por fim, a Trilha do Bonete. Apesar da dificuldade, é uma das trilhas mais maneiras. O trajeto passa por 3 cachoeiras – Cachoeira da Laje, Cachoeira do Areado e Cachoeira do Saquinho, além de mirante irado da Praia do Bonete, a mais bonita da ilha. São 12 km (só ida).

Cobra na trilha do Bonete

Cobra na trilha do Bonete.

Nesta viagem pelo litoral paulista, fizemos a Trilha do Bonete. Deixamos o carro no estacionamento na Ponta da Sepituba (R$ 15) e seguimos a trilha.

Demoramos 5 horas com direito a paradas nas cachoeiras. Após chegar no Bonete, curtimos o dia na praia e negociamos a volta de barco com um dos nativos da comunidade caiçara que vive no Bonete. Pagamos R$ 50. O barco atraca em Borrifos, de onde tivemos que caminhar outros 2 km até o carro.

Lagarto na trilha

Lagarto na trilha do Bonete

Uma dica para quem quer privacidade e uma praia deserta e perfeita para relaxar, é hospedar-se em algumas das pousadas do Bonete, ainda bastante preservada por conta do difícil acesso.

Veja fotos de pousada no Bonete e faça reserva pelo Booking

Atravessar a ilha de bike

É possível atravessar a ilha pedalando de bicicleta. De Barra Velha, siga pela trilha da Água Branca e pegue a Estrada Parque dos Castelhanos. Contudo, é preciso ficar atento às condições da pista (evite ir após dias de muita chuva) e ter uma mountain bike (a maioria das lojas aluga bike sem marcha).

Esportes náuticos na capital da vela

Aprenda a velejar em Ilhabela, capital da vela.

Aprenda a velejar em Ilhabela, capital da vela.

Para quem gosta de praticar kitesurf, vela, surf, windsurf e mergulho, Ilhabela é um paraíso. Há opções de esportes náuticos para todos os gostos.

Fizemos apenas passeios de lancha para conhecer as praias da costa pra fora do continente, mas é bem fácil encontrar serviços de aluguel de lanchas, stand up paddle, operadoras de mergulho credenciadas e fazer passeios de barco. Na Vila, em Barra Velha e na Praia do Curral são os melhores lugares para encontrar as empresas de turismo.

O que fazer em Ilhabela à noite?

Para começar a noite, especialmente para quem viaja a dois, a dica é ir até o All Mirante Bar e Restaurante tomar uma caipirinha de folha de tangerina e apreciar o pôr-do-sol de um dos melhores pontos da ilha. O restaurante é caro, então você pode ir apenas para beber um drink mesmo (não há consumação).

Para os solteiros, a pedida é petiscar e tomar uma cerveja gelada. O Bar SP e o Irish Pub são as opções mais animadas. Ficam ali na Vila, perto do Pier.

Para as famílias, a pedida para a noite é jantar em algum restaurante bacana – Cheiro Verde, Pimenta de Cheiro e Manjericão são os melhores; caminhar pela orla, tomar um sorvete e dormir cedo para o dia seguinte.

Eventualmente a agenda cultural do município é agraciado com eventos gastronômicos e apresentações musicais. Em Outubro, por exemplo, acontece o Festival de Jazz de Ilhabela (gratuito).

O que fazer em Ilhabela com chuva

Clubes de Praia

Praia com chuva não é legal, porém é preciso saber o que fazer caso chova algum dia da viagem, afinal chover no litoral norte de SP no verão é bastante comum.

Uma sugestão mais cara é comprar o day use em algum clube de praia, como o DPNY Beach Hotel & SPA, Yacht Club ou o SeaClub. Os clubes oferecem massagem, piscinas aquecidas cobertas e espaços onde é possível se divertir mesmo com chuva.

Museu Náutico

Uma outra opção mais barata é visitar o Museu Náutico (entrada franca), com vasto acervo relacionado aos mais de 20 naufrágios que ocorreram nos arredores do arquipélago.

O Museu Náutico de Ilhabela está localizado na Rua José Bonifácio, s/n.º – fica no final da rua da fábrica de gelo. O museu fica aberto das 13:00 às 18:00.

Fotos: Muta Viagem (exceção da cachoeira do Gato – divulgação)

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

3 Comentários

  1. Oi Dan!
    Muito legal o seu post, super completo. Trabalho com turismo de natureza e Ilhabela é um dos principais destinos que atraem os clientes. Gostei de ver que foi para o Bonete!

    Gostaria de complementar o seu post com um material que preparei para os meus clientes. É um guia do que fazer em Ilhabela quando o assunto é natureza: —

    Espero que Goste.

    Abraço!

  2. Dan!!!! Show de bola esse tur que vc fez a gentileza de compartilhar. Minha namorada e eu estamos de viagem programada e essas dicas vão ser muito útil.
    Parabéns e muito obrigado….

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*