Home / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Novos espaços em SP: Uma São Paulo nada óbvia – Parte II
House Of Learning, um dos lugares legais para ir em SP | Divulgação

Novos espaços em SP: Uma São Paulo nada óbvia – Parte II

Por Cristiane Nunes

Alguns meses se passam e é surpreendente a quantidade de lugares legais para ir que surgem em São Paulo (SP).

Entre novidades e alguns não tão novos assim — mas que valem a pena serem considerados, aqui vão algumas dicas de bares, restaurantes, cafés, casas noturnas, baladas e espaços culturais espalhados pelo centro e pela zona oeste, onde normalmente costuma concentrar o burburinho da cidade, mas agora estendendo até a zona leste, na Mooca.

O que fazer em SP: Uma São Paulo nada óbvia – Parte I

Lugares para conhecer no centro de SP

Orfeu

Restaurante descolado no centro da capital | Cristiane Nunes

Vizinho ao Copan, com estilo industrial, luz de velas e pé direito alto, o restaurante do Grupo Chez (mesmos donos do Chez Oscar), Orfeu, traz um ar de requinte para o centro da cidade. A proposta da casa é servir comida brasileira, com vasta opções de drinks. Para quem quer estender pela noite, a partir das 23h, a Academia de Dança Orfeu recebe festas em um espaço anexo no mezanino. A programação pode ser acompanhada pelo Facebook.

Endereço: Avenida Ipiranga, Bloco A, 318 – Loja 3

Horário de funcionamento: De terça a sexta: 12h-24h. Sábado: 12h30- 24h. Domingo: 12h30-17h.

Fel

Bar e restaurante discreto e charmoso em São Paulo | Cristiane Nunes

Luz baixa, balcão de mármore e clássicos de fundo musical, como Nina Simone, compõem o clima do lugar. O Fel é um bar discreto, localizado no térreo do Copan, um dos prédios símbolos de São Paulo – e onde ultimamente tudo acontece. Com foco nos drinks, o bar resgata receitas antigas, como o The Avenue, uma bebida dos anos 1930, que leva Jim Bean Black, Calvados, xarope de romã, água de flor de laranjeira e maracujá.

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – 69 – República

Horário de funcionamento: De quinta a segunda: 18h-0h. Domingo: 17h-22h. Fecha às terças e quartas.

https://www.facebook.com/fel.cocktails

Tokyo

O Tokyo é uma das mais novas baladas em SP | Cristiane Nunes

Afirmando o centro mais uma vez como região criativa e catalisadora de novidades em São Paulo, o Tokyo é o mais recente estabelecimento na Vila Buarque, localizado próximo ao Copan. Com uma estrutura vertical e vários neons “instragramáveis”, a casa tem como referência a cultura underground da capital do Japão. O Tokyo ocupa um prédio tombado de nove andares, oferecendo restaurante, bar, balada, karaokê e espaço de coworking em SP para empresas ligadas à economia criativa.

Endereço: Rua Major Sertório, 110 – Vila Buarque

https://www.facebook.com/tokyo011

Z Deli centro

A proposta da nova filial é ter preços mais baratos das demais unidades

Com unidades no Jardins e em Pinheiros, o Z Deli chega ao centro, próximo à Casa do Porco e ao Jazz B, contribuindo para dar uma cara nova à região. O cardápio tradicional da casa se mantém, com o sanduíche do pastrami, entre outros, mas trazendo novidades e preços mais baixos do que as outras unidades, além de um ambiente mais espaçoso.

Endereço: Rua Bento Freitas, 314 – República

Horário de funcionamento: De segunda a domingo: 12h-00h

https://www.instagram.com/zdelisandwichshop

Jazz B

Casa de Jazz no centro de SP

Que tal fazer algo diferente e curtir um jazz no centro? Em um ambiente moderno, com fachada de vidro e estilo industrial, o Jazz B oferece boas atrações musicais, com algumas noites inspiradas em homenagear os clássicos do estilo.

Endereço: Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque

Horário de funcionamento: De terça a quinta: 17h-01h. Sexta: 17h-02h30. Sábado: 12h-02h30. Fecha aos domingos e segundas.

http://jazzb.net

Casa de Francisca

A Casa de Francisca, no centro da cidade

Dando mais vida à noite no centro histórico, a Casa de Francisca se mudou do Jardins para a Sé, ocupando um antigo palacete de 1910. A arquitetura e o ambiente intimista, com decoração cheia de detalhes já valem a visita. Além dos shows à noite, a casa também oferece almoço durante a semana.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé

Horário de funcionamento: De quarta a sexta: 11h30 -15h e 19h30-01h. Sábado: 12h30-15h30 e 20h-01h30.

Lugares para ouvir boa música em São Paulo

Praça Roosevelt

Centro de SP revitalizado | Cristiane Nunes

Nos últimos tempos, a Praça Roosevelt tem ganhado alguns atrativos. Um café antiquário e uma lanchonete com opções de lanches naturais são as novidades no local, tornando-o mais acolhedor, inclusive, à noite, como alternativa aos bares boêmios ao redor da praça. O público predominante do local ainda se mantém o mesmo: jovens, skatistas, donos de cachorros e vendedores ambulantes de pizza (!!). Aqui vale tudo!

Localização: De frente à Rua da Consolação, próxima às estações de metrô República e Mackenzie-Higienópolis.

Lugares legais na Santa Cecília, Campos Elísios e Barra Funda

Zud Café, 55SP e Galeria Pila

Café no centro de SP | Cristiane Nunes

Um ponto de Santa Cecília que não para de surgir coisas novas é a Rua Barão de Tatuí. O Zud Café é uma delas, com um espaço de ambientação industrial minimalista e que trabalha preferencialmente com produtores locais. O café funciona em continuação com o espaço da galeria 55SP, que divulga artistas brasileiros, e era uma galeria virtual antes de se tornar física. No próprio café, já é possível ver algumas obras da galeria exposta. Ao lado, fica a galeria Pilar, que possui passagem para a 55SP, e trabalha com arte contemporânea.

Zud Café

Rua Barão de Tatuí, 377 – Santa Cecília

Horário de funcionamento: De terça a sábado: 10h-19h

https://www.instagram.com/zudcafe

55SP

Rua Barão de Tatuí, 377 – Santa Cecília

https://www.55sp.art

Galeria Pilar

Rua Barão de Tatuí, 389 – Santa Cecília

Horário de funcionamento: De terça a sexta: 11h-19h. Sábado: 11h-17h.

http://www.galeriapilar.com

Scar SP

Bar alternativo no centro da capital

Entre bandeiras do NOFX, The Descendents e skates pendurados na parede, o Scar resgata o espírito punk rock e hardcore das antigas, mas ao mesmo tempo em um ambiente de clima tranquilo e “entre amigos”, criando uma atmosfera nostálgica para quem passou a adolescência ouvindo esse estilo musical. O local é um imóvel dos anos 50, com pé direito alto e mezanino, trazendo um ar de elegância para a casa. Além dos drinks, o estabelecimento também oferece sanduíches e petiscos.

Endereço: Rua Margarida, 30 – Barra Funda

Horário de funcionamento: De quarta a sexta: 18h-00h. Sábado: 15h-00h.

https://www.instagram.com/scarsaopaulo

Breu

Além do bar, o espaço oferece cursos e eventos culturais

Com a região da Barra Funda cada vez mais habitada por novidades interessantes, o Breu é um deles. O espaço é um galpão ocupado por um coletivo de seis artistas, que funciona como ateliê expandido, mas que também oferece cursos de arte e oficinas, local para performances e bar.

Endereço: Rua Barra Funda, 444 – Barra Funda

Horário de funcionamento: De quarta a sexta: 15h-20h. Sábado: 11h-15h. Fechado de domingo a terça.

https://www.espacobreu.com

Clube V.U.

Balada descolada para quem curte rock

Fazendo jus ao bom e velho rock’n’roll, o nome V.U. é uma homenagem da casa noturna à banda dos anos 60, Velvet Underground, de Lou Reed e Nico. A programação pode ser acompanhada pela página do Facebook, mas a dica boa é a noite Trabalho Sujo, para quem não quer sair da pista jamais!

Endereço: Rua Lavradio, 559 – Barra Funda

Horário de funcionamento: De segunda a terça: 20h-02h. De quarta a sábado: 22h-05h.

Menor Restaurante

O local jura ser o menor restaurante da cidade | Cristiane Nunes

Na região dos Campos Elísios, o menor restaurante de São Paulo (será?!). Com cerca de 10 metros quadrados e mesinhas espalhadas na calçada, o Menor divulga o cardápio do dia pelas redes sociais e uma placa na porta. Curiosidades à parte, o estabelecimento oferece café da manhã e almoço, com opções vegetarianas.

Endereço: Rua Conselheiro Nébias, 1278B – Campos Elísios

Horário de funcionamento: De terça asexta: 9h-15h. Sábado: 10h-18h.

https://www.instagram.com/menor.me

Lugares legais para conhecer na Liberdade

Peixaria Mitsugi

Um dos lugares mais legais para conhecer em SP | Cristiane Nunes

Seria mais um tradicional restaurante japonês na Liberdade, se não fossem as festas que acontecem após o encerramento da cozinha. Com um público moderninho, as noites são agitadas, indo até tarde. Mas se você passa longe das festinhas, tudo bem, porque o peixe é de altíssima qualidade: tudo muito fresco e selecionado com cuidado. Sashimi é o forte da casa!

Endereço: Rua Galvao Bueno, 364 – Liberdade

Horário de funcionamento: De terça a quinta, 08h30 -17h30. Sexta e sábado, 8h30-16h e das 19h30 às 23h.

https://www.facebook.com/peixariamitsugi

Restaurantes em SP: Pinheiros e Vila Madalena

Futuro Refeitório

Dica de lugar bom e barato para um brunch em SP

Um antigo estacionamento que se transformou em um lugar para brunch e almoço. Com decoração industrial, luzes neon na entrada, cozinha aberta, mesas compartilhadas e disquetes que servem de comanda, o Futuro já impacta pela ambientação. O estabelecimento ainda preza por produtos orgânicos e artesanais. A dica vai para o brioche com a pasta de avelã e chocolate da casa, é de lamber os dedos!

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De segunda a quinta: 8h-22h30. Sexta: 8h-23h. Sábado: 9h-16h e 19h-23h. Domingo: 9h-16h.

https://www.futurorefeitorio.com.br

Bráz Elettrica

Pizzaria legal para conhecer em SP | Cristiane Nunes

Depois do hambúrguer gourmet, as pizzas individuais napolitanas invadiram São Paulo. A Pizzaria Bráz abriu na movimentada Rua dos Pinheiros uma unidade que vende somente esse tipo de pizza, em um ambiente bem moderninho, com balcão voltado para rua e mesas externas. Chama a atenção o banheiro que pode ser acessado pela própria calçada. A dica de pizza vai para a Cobra Verde: búfala, rúcula e grana padano.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 220 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De segunda a quinta – 12h-01h. Sexta e sábado – 12h-04h. Domingo: 12h- 00h.

https://www.brazelettrica.com

Da Mooca Pizza Shop

Precisamos falar de pizza novamente neste guia! A famosa Pizza da Mooca, que abriu uma unidade na Vila Madalena, agora está com uma em Pinheiros, com uma espécie de vitrine voltada para a rua, expondo as pizzas. Mas em vez do hypado estilo napolitano, eles servem o romano, que se diferencia pelo formato retangular e massa areada. O preço é outro atrativo: um pedaço sai por menos de 10 reais.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 154 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De terça a domingo: 11h-23h. Fecha às segundas.

http://instagram.com/damoocapizzashop

Cateto

Restaurante rústico e charmoso em São Paulo

Mais um originalmente da Mooca, que abriu uma unidade no badalado bairro de Pinheiros. Mantendo a mesma ambientação rústica da outra unidade, o Cateto continua fazendo jus às cervejas, chopps artesanais, queijos, embutidos e sanduíches, além do almoço aos sábados com menu fechado – entrada, prato principal e sobremesa.

Endereço: Rua Francisco Leitão, 272 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De terça a quarta: 18h-00h. De quinta a sexta: 18h-01h. Sábado: 13h-01h. Fecha às segundas.

https://www.facebook.com/catetopinheiros

Borges Burger

Smash burguer, nova tendência das hamburguerias

Um novo estilo de hambúrguer começa a dominar São Paulo: o smash burguer. Fininho, com cerca de 100g, de rápido preparado, mas sem perder o sabor, a inspiração vem do gringo Shake Shack de Nova York. O estilo, que já foi inaugurado aqui pelo Vinil Burger e pelo Bullguer, agora começa a se espalhar cada vez mais pela cidade. Para acompanhar o hambúrguer, há opções de batata e de milkshake.

Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 211 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De segunda a quarta: 12h-23h. De quinta a domingo: 12h-00h.

http://instagram.com/borgerburger

Toki Izakya

Barzinho japonês para petiscos e drinks em SP

Izakya, o boteco japonês, é outro tipo de estabelecimento que também vem ganhando cada vez mais espaço na cidade de São Paulo. Com um ar moderninho, o Toki é o lugar para você petiscar comidinhas japonesas, acompanhadas de doses de saquê, seja no balcão ou nas mesinhas, durante o almoço ou o jantar!

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 986 – Pinheiros

Horário de funcionamento: Almoço: De segunda a sexta, das 11h30-14h30. Jantar: De segunda a quinta: 19h-23h. Sexta e sábado: 19h-0h. Fecha aos domingos.

https://izakayatoki.com.br

Sede 261

Um lugar romântico para beber vinho em SP

Que tal apreciar uma taça de vinho em um pequeno lugar de clima descontraído? A casa especializada em vinhos – somente em vinhos – é comandada pelas sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos, conhecidas na cena gastronômica. Aos sábados, o horário se estende e ainda é oferecido ostras para acompanhar.

Endereço: Rua Benjamin Égas, 261 – Pinheiros

Horário de funcionamento: De quinta a sexta: 17h-23h. Sábado: 14h-22h. Fecha de domingo a quarta.

https://www.instagram.com/sede261

Meca Spot

Coworking em São Paulo

O MecaSpot é a sede física da plataforma cultural MECA, que nasceu como festival de música. O lugar serve de espaço para coworking, café, eventos e talks sobre assuntos atuais e sempre muito interessantes. Vale a pena acompanhar a programação dos eventos pelo Facebook.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 499 – Pinheiros

De quarta a sexta: 17h-22h. Sábado: 11h-22h. Domingo: 11h-20h.

House of Learning

É bacana acompanhar lugares que oferecem uma proposta diferente e inovadora para quem habita a cidade. A House of Learning, que faz parte da House of All, é um deles: um espaço para pensar sobre conhecimento e aprendizado de forma diferente. Para quem quer dar um curso sobre qualquer assunto, é possível utilizar o espaço, que oferece facilitações para isso, e para quem quer aprender sobre os mais diversos assuntos, desde autoconhecimento a futurismo, recomendo acompanhar sempre a programação.

Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 69 – Pinheiros

Resorts em SP: hotéis de luxo para viajar no final de semana

Lugares legais para ir no Jardins e Cerqueira César

Porú

Um dos restaurantes legais para comer em SP | Cristiane Nunes

Um lugar para almoçar com uma bela paleta de cores e de formas saciando seus olhos. Mas não se trata apenas da decoração do restaurante – que fica no fundo da loja Pinga – é o seu clima acolhedor, mas com todo um charme e um cuidado especial com a comida, que é pensada desde a etapa da escolha dos ingredientes na produção do alimento. No cardápio, sempre um prato por dia com uma opção vegana. Por enquanto, o Porú funciona apenas durante a semana.

Endereço: Rua da Consolação, 3378 – Cerqueira César

Horário de funcionamento: De segunda a sexta: 9h-17h.

https://www.poru.com.br

Pinga

Um daqueles lugares que você só encontra em SP | Cristiane Nunes

A Rua da Consolação, na região do Jardins, tem se destacado por reunir lojas nacionais de marcas criativas e inovadoras, além de galerias de arte contemporânea. Entre elas, tem a Pinga, uma loja de multimarcas, que procura valorizar a produção nacional, fazendo a curadoria de marcas de moda e de design brasileiros. Uma delas, é a Paola Vilas, que traz o conceito de arte à joalheria, com peças inspiradas no Surrealismo.

Endereço: Rua da Consolação, 3378 – Cerqueira César

Horário de funcionamento: De segunda a sexta: 11h-19h. Sábado: 12h-18h. Fecha aos domingos.

https://www.instagram.com/pinga_______

Veggie Raw Burger

Harmburgueria vegana em SP | Cristiane Nunes

O crescimento do veganismo é uma tendência mundial cada vez mais forte. Por isso, o Raw Burger, que funciona na Vila Madalena, resolveu abrir uma unidade especializada. O hambúrguer de beterraba com avocado no pão de brioche com amêndoas simplesmente surpreende. Para nenhum carnívoro botar defeito! Ah, e para acompanhar, uma gin tônica com hibisco, mel e limão siciliano.

Endereço: Rua Augusta, 2052 – Cerqueira César

Horário de funcionamento: De quarta a sexta: 12h-00h. Sábado: 13h-00h. Domingo: 13h-22h.

https://www.instagram.com/veggie_raw_burger

Matilda Lanches

Restaurante com sanduíches diferentes em SP

Na entrada, um letreiro neon pergunta quem é Matilda. Em um espaço ao lado do agitado bar Megusta, a proposta é oferecer sanduíches com receitas criativas, mesclando alguns elementos da cozinha asiática. Ideal para quem quer comer algo rápido, mas de qualidade.

Endereço: Rua Bela Cintra, 1541, Jardim Paulista.

Horário de funcionamento: De terça a sexta 19h-0h. Sábado: 13h-16h e 19h-0h. Domingo: 13h-17h.

https://www.facebook.com/matildalanches

Habitual

Restaurante para brunch em SP | Cristiane Nunes

Um lugar legal em SP para tomar um belo brunch e ainda com muito estilo: mesa compartilhada, papel de parede e plantas suspensas, inspiram um ambiente de natureza. A dica vai para o chá de pão de mel (sim, é um chá!) e a torrada de avocado acompanhada com ovos mexidos.

Endereço: Alameda Tietê, 602 – Jardim Paulista

Horário de funcionamento: De terça a sexta: 8h-18h. Sábado e domingo: 9h-18h. Fecha às segundas.

https://www.facebook.com/cafehabitual

Quito Quito

Bar japonês, nova tendência em lugares descolados de SP

Se quiser uma opção de restaurante izakaya mais tradicional, com peixes e frutos do mar de ótima qualidade, o Quito Quito é um desses. O cardápio já vem em japonês! Por ainda não ser muito hypado, ele foge daquelas longas filas de espera.

Endereço: Alameda Campinas, 1179 – Jardim Paulista

Horário de funcionamento: Segunda: 18h-22h30. De terça a sexta: 12h-14h30 e 18h-22h30. Sábado: 18h-22h30. Fecha aos domingos.

http://www.quitoquito.com.br

Lugares para ir na Bela Vista e Consolação

Marieta

Coworking com cursos e palestras sobre artes plásticas, cinema, fotografia e arquitetura

Se tem uma coisa que São Paulo consegue oferecer em boa e larga escala são as atividades culturais. Em um edifício antigo na Bela Vista, chamado Marieta Filardi, fica a sede do Projeto Marieta, um espaço cultural e de coworking em SP, que oferece cursos e palestras, na área das artes plásticas, cinema, fotografia, literatura e arquitetura, sempre trazendo profissionais renomados na área. A programação pode ser acompanhada pelo site ou Facebook.

Endereço: Rua Dona Maria Paula, 96 apt 2 – Bela Vista

https://www.projetomarieta.com.br

Bánh Mì Vietnam

Restaurante bom, simples e barato em SP

Um pedacinho do Vietnã em São Paulo pode ser encontrado na Bela Vista, em um pequeno restaurante, com mesinhas dispostas na calçada. O lugar é simples, mas a proposta é se manter fiel aos pratos tradicionais do país, com opções de sanduíches (báhn mí), rolinhos, salada e sopa.

Endereço: Rua Almirante Marques Leão, 672 – Bela Vista

Horário de funcionamento: De terça a sexta: 12h-21h. Sábado: 13h-16h e 19h-21h. Fecha às segundas e domingos.

https://www.facebook.com/BanhMiSP

Guarita Burger

Hamburgueria na região da Rua Augusta

Smash burguers não param de aparecer em São Paulo. O bombado bar Guarita, que serve pizza estilo napolitano na Vila Madalena, abriu sua unidade de hambúrguer na região da Augusta. O espaço tem um estilo industrial, com balcão e mesas altas, seguindo a praticidade do próprio lanche. Além do burger, ainda há opção de drinks, milkshakes e chás para acompanhar.

Endereço: Rua Antônio Carlos, 395 – Consolação

Horário de funcionamento: De segunda a domingo: 11h30-00h.

https://www.instagram.com/guarita.burger

Lugares legais para conhecer na Mooca

Hospedaria

Lugar legal para conhecer em SP

A Mooca vem cada vez mais vem se afirmando como um polo gastronômico contemporâneo, indo além das tradicionais cantinas e pizzarias. A ambientação industrial e impecável da Hospedaria serve de espaço para as criações culinárias inspiradas em receitas originais de imigrantes italianos. A dica especial vai para a sobremesa pavê da Mônica.

Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 82 – Mooca

Horário de funcionamento: De terça a quinta: 12h-15h e 19h-23h. Sexta: 12h-15h e 19h-23h30. Sábado: 12h-16h e 19h-23h30. Domingo: 12h-16h. Fecha às segundas.

http://www.restaurantehospedaria.com.br

Borgo Mooca

Restaurante descolado em SP para ir com amigos

Imagine uma casa, cheia de detalhes na decoração, com objetos garimpados, e um clima de aconchego, além de uma comida de lamber os dedos. É como se você estivesse sendo recebido por amigos para um jantar. Inspirada na cozinha italiana, risotos, massas e polvo são algumas das opções que você pode encontrar no cardápio.

Endereço: Rua Comendador Roberto Ugolini, 129 – Parque da Mooca

Horário de funcionamento: Sexta: 18h-23h. Sábado: 12h-23h. Domingo: 12h-17h.

https://www.facebook.com/borgomooca

Pommmodoro

Lugar legal para comer pizza em SP | Cristiane Nunes

Lógico que a Mooca não ficaria fora do boom das pizzas napolitanas em São Paulo. Porém, esta tem pizzaiolo que veio diretamente de Nápoles, com receitas próprias! O lugar é simples e tem um ótimo custo benefício. Não deixe de experimentar a focaccia de stracciatella com raspas de limão siciliano, é simplesmente incrível!

Endereço: Rua dos Capitāes Mores, 180 – Mooca

Horário de funcionamento: De terça a quinta: 19h-22h30. De sexta a domingo: 19h-23h. Fecha às segundas.

http://instagram.com/pommmodoro

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens.É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*