Início / Souvenir / Listas de viagens / Oktoberfest em Blumenau e outras 6 cidades de SC
Festa de rua na Oktoberfest em Blumenau, a maior do Brasil
Festa de rua na Oktoberfest em Blumenau, a maior do Brasil

Oktoberfest em Blumenau e outras 6 cidades de SC

Depois de Munique, na Alemanha, a maior festa alemã do planeta acontece em Blumenau.

A Oktoberfest da cidade catarinense é uma das festas mais aguardadas do calendário de eventos no Brasil. Turistas de todos os cantos do País voam para curtir a Oktoberfest em Blumenau.

Comidinhas típicas, muitas pessoas bonitas animadas pra valer, bandas alemãs e uma grande variedade de cervejas artesanais e chopes para deixar até o turista mais tímido tão eufórico que acredite que esteja mesmo falando alemão!

Lugares para viajar em Outubro

Outubro é um mês em que não apenas Blumenau, mas muitas cidades brasileiras comemorem a Oktoberfest e outros eventos que resgatam a cultura dos descendentes de imigrantes europeus, no melhor estilo brasileiro.

Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e Treze Tílias entram no clima de Oktoberfest e proporcionam para os mais animados um “Roteiro Oktoberfestas”:

Oktoberfest – Roteiro Oktoberfestas

Oktoberfest em Blumenau

A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo. Só perde para Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada.

A festa nacional dura mais de duas semanas em mais de 450 horas de música e atrai milhares de pessoas. Para quem é de lá, representa a cultura e os valores preservados desde 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores alemães no Vale do Itajaí.

Quando? Em Outubro. | Programação em www.facebook.com/oktoberfestblumenau

Oktoberfest em Brusque

A cidade de Brusque entrou no “Roteiro Oktoberfestas” em 1986 com a Fenarreco que tem como atrativo um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o “Ente mit Rotkohl“, ou seja, marreco recheado com repolho roxo. O prato acompanha ainda purê de batatas, chucrute, molhos fortes e, claro, cerveja artesanal premium gelada!

Quando? a confirmar, em Outubro. | Programação em www.brusque.sc.gov.br

Oktoberfest Kegelfest em Rio do Sul

O evento é uma atração turística. Trata-se de uma típica competição esportiva, comemorada no estilo que os descendentes dos imigrantes europeus mais gostam, ou seja, com muita festa, comida e bebida.

Para incentivar a participação, foi criado o concurso de tomadores de chope no pino e a Copa Kegelfest de Bolão, envolvendo bolonistas de todo o Sul do País.

Quando? a confirmar, em Outubro. | Programação em www.riodosul.sc.gov.br

Oktoberfest Schützenfest em Jaraguá do Sul

A festa dos Atiradores é o principal instrumento de resgate das tradições germânicas de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Durante dez dias são realizados campeonatos de tiro ao alvo entre clubes aficionados de todo o País. Mas o visitante também poderá treinar a pontaria, e com um pouco de sorte, ser coroado “rei” ou “rainha” do dia.

Quando? em Novembro. | Programação em www.schutzenfest.com.br

Oktoberfest Oktoberlandfest em Rio Negrinho

Tendo como lema “A cultura de um povo é o resultado de sua tradição”, o grupo folclórico germânico Oberland, criou a festa tipicamente alemã com o objetivo de manter as tradições dos colonizadores de Rio Negrinho, cidade localizada no Planalto Norte de Santa Catarina.

O evento acontece no Pavilhão dos Imigrantes e envolve toda a comunidade que se diverte à noite nos animados bailes a muito chope e cerveja artesanal.

Quando? a confirmar

Oktoberfest Tirolerfest em Treze Tílias

Homens e mulheres de estatura alta, crianças loiras de olhos azuis, sotaque carregado, trajes típicos com cores vibrantes e bordados primorosos. Assim são os habitantes de Treze Tílias, no meio-oeste catarinense, que promovem todos os anos a Tirolerfest, a mais bela festa do gênero, fora do Tirol.

Quando? em Outubro. | Programação em www.tirolerfest.com.br

Oktoberfest Festa do Imigrante em Timbó

A Festa do Imigrante de Timbó já vem sendo realizada a 22 anos. Criada para resgatar e preservar as tradições germânicas dos habitantes da cidade oferece durante quatro dias, a oportunidade de contato com as mais autênticas expressões da herança dos imigrantes, como a música, a dança, o folclore, a gastronomia e o chope.

Quando? em Outubro. | Programação em www.festadoimigrante.com.br

A Oktoberfest e outros eventos nas cidades de SC celebram e resgatam a cultura e as tradições herdadas dos imigrantes alemães, mas também dos italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, que formam a base do povo catarinense.

Foto: Vitor Pamplona

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*