Início / Melhores destinos / Blumenau, Europa no Sul do Brasil com festas e chope!
Festa de rua na Oktoberfest em Blumenau, a maior do Brasil

Blumenau, Europa no Sul do Brasil com festas e chope!

Roteiro turístico e festas na cidade de Blumenau, com a Oktoberfest 2024 no sul do Brasil.

Blumenau fica localizada no Médio Vale do Itajaí, área nobre do estado de Santa Catarina e é conhecida em todo o mundo por ser a cidade da Oktoberfest.

A fama foi conquistada pela alegria do povo que transforma a cidade em uma pequena Alemanha todos os anos, durante o mês de outubro. A Oktoberfest em Blumenau é a segunda maior versão da festa do mundo, perdendo apenas para sua homônima de Munique, e é a maior festa alemã brasileira.

Mas não é a apenas em outubro que o turismo blumenauense se destaca. Blumenau é um pequeno pedaço da Europa no sul do Brasil. Música, alegria, gastronomia, muitos passeios inesquecíveis e atrações que mostram que o povo blumenauense sempre te algo a comemorar. O povo traz um pouquinho da Europa com a alegria e o calor do povo brasileiro.

A cidade recebe, durante todo o ano, visitantes dos quatro cantos do planeta, que se encantam com a arquitetura típica enxaimel, a gastronomia, os roteiros turísticos, as belezas naturais da cidade e as ricas expressões de tradição e cultura regional.

Lugares para viajar em outubro

O que fazer em Blumenau, SC

Blumenau, uma cidade repleta de história – Dona de uma natureza exuberante, a cidade turística é berço de um povo hospitaleiro e que honra suas tradições. Fundada em 1850, Blumenau relembra suas origens em cada canto da cidade – nas casas, parques e nos monumentos.

Apenas a Rua XV de Novembro concentra mais de 40 pontos turísticos que compõem a trajetória dos primeiros imigrantes da região. Para quem está visitando a cidade de Blumenau neste mês de outubro e deseja dicas de atrações, passeios turísticos na cidade, trazemos um roteiro com muitas opções para aproveitar ainda mais a sua viagem!

Na arquitetura, além das diversas casas e estilo germânico espalhados por toda a cidade, seja no centro ou nos bairros mais afastados, dois dos pontos mais fotografados do Estado merecem destaque, a Prefeitura de Blumenau e o Castelinho da XV.

A torre da Catedral São Paulo Apóstolo, as diversas praças e o Centro Histórico completam um passeio imperdível entre as construções arquitetônicas de Blumenau.

Morretes, a vila colonial do Paraná

Festivais e festas em Blumenau

A cidade conta com um roteiro de dar água na boca, o das cervejarias artesanais.

Portanto, Blumenau é parada obrigatória para apreciadores da boa cerveja. Um verdadeiro paraíso onde além da degustação, o visitante pode acompanhar passo-a-passo todas as etapas de produção de cerveja artesanal. Algumas roteiros ainda oferecem a chance de fazer cursos que ensinam a fabricação da sua própria cerveja.

Para quem gosta de natureza, os rios e ribeirões que cortam a cidade de Blumenau oferecem períodos de tranquilidade junto ao verde. Parques, ecomuseus e um banho nas águas dos ribeirões da Nova Rússia são a pedida para os dias mais quentes, além das visitas aos túneis das Minas da Prata, caminhadas, mountain bike, trilhas e a subida e vista do topo do Spitzkopf.

Oktoberfest

A maior festa alemã do Brasil e a segunda maior Oktoberfest do mundo. A Oktoberfest Blumenau 2022 acontece há mais de 30 anos e recebeu perto de 20 milhões de visitantes. Há inúmeras atrações, entre bandas típicas, danças, gastronomia e muita cerveja alemã!

Quando? Em meados de outubro, no Parque Vila Germânica.

Magia de Natal

Todo fim de ano um brilho especial ilumina e contagia Blumenau. A cidade da Oktoberfest 2022 se transforma em um mundo encantado, destino ideal para viagem em família e com crianças para comemorar o espírito, o encanto e a alegria natalina.

Quando? Entre novembro e dezembro de 2022.

Dicas de destinos próximos: Natal Luz em Gramado, na Serra Gaúcha

Réveillon

Já é verão e as festas em Blumenau ganham o calendário de fim de ano e ano novo da cidade. Começando com a tradicional festa da virada na avenida Beira Rio e se estende até o carnaval. O réveillon 2023 de Blumenau oferece um dos momentos mais sublimes de todo o ano.

A beleza dos fogos iluminando as margens do rio Itajaí é um espetáculo a parte. A festa da virada também reúne muita música, gente bonita e a animação tipicamente blumenauense. Aliás, o período também inclui uma programação turística com opções de lazer, cultura, compras, gastronomia – com o Festival Gastronômico de Blumenau, e descontos especiais no setor hoteleiro.

Ano Novo em outro lugar: Melhores festas de réveillon 2025 no Brasil

Sommerfest – festa de verão em Blumenau

Entre os meses de janeiro e fevereiro a alegria das festas alemãs toma conta das ruas de Blumenau. O legal desta época do ano é o calor, além da cordialidade do povo local. Assim, a cidade da Oktoberfest 2022 também ganha animação nas noites de verão. Muita música típica, dança, gastronomia e cerveja para refrescar as noites das férias de verão.

Quando? Geralmente todas às quintas e sextas-feiras de janeiro (2023).

Festival brasileiro da Cerveja

Blumenau reúne todos os anos o maior encontro cervejeiro do país. São os melhores do ramo em um só lugar e com apenas um propósito: levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas nunca vista antes na região.

Cada nova edição do Festival brasileiro da Cerveja, turistas e visitantes à cidade, mergulham no universo cervejeiro com mais de 500 rótulos, junto a uma rica programação de shows musicais, palestras, workshops e ótimas opções de gastronomia.

Quando? Geralmente no início de março, no Parque Vila Germânica.

Osteradorf

A magia da Páscoa também invade Blumenau e o Parque Vila Germânica. Nesse sentido, a Osterdorf, Vila de Páscoa, vem com uma programação especialmente preparada para o feriado da Semana Santa e Páscoa, reunindo as diferentes culturas e práticas sociais da tradição pascal da nossa cidade.

Quando? Geralmente no mês de março a Osterdorf contagia a Vila Germânica. O evento é ideal para viagem com crianças e casais em família.

Roteiro histórico em Blumenau

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Para começar, conheça a  ponte de Bluemanue, construída com material importado da Alemanha e inaugurada em 1931. Até meados de 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados. Próximo à ponte foi construído o Mirante, que marca o ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes. Local privilegiado para aqueles que querem captar belas imagens.

Relógio das Flores – Passeios em Blumenau

Inaugurado em 2000, em comemoração aos 150 anos de Blumenau, o relógio funciona à energia elétrica. É o único no Estado.

No Brasil existem apenas mais 5 relógios de flores espalhados por cidades bonitas no Brasil.

oktoberfest 2022 o que fazer em blumenau sc

Blumenau é palco da maior Oktoberfest fora da Alemanha

Praças em Blumenau

Para começar, temos a Praça da Paz, inaugurada em 2006, em comemoração ao centenário do Rotary Club de Blumenau. Nele consta um monumento artesanal, em aço inox, com 2m de diâmetro. O Globo com as mãos abertas é um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra.

Já a Praça Victor Konder foi inaugurada em 1928, contempla o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o Busto Victor Konder. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado ao Ribeirão da Velha pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois.

Na sequência, no centro de Blumenau, temos o prédio da prefeitura, inaugurado em 1982, no local onde funciona a sede da antiga Estação Ferroviária. A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial. E, claro, o Mirante dos Imigrantes, que marca o ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes. Local legal para quem gosta de tirar fotos durante a viagem.

Locomotiva Macuca – O que fazer em Blumenau

A primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

Rua XV de Novembro e pontos turísticos

No início, era conhecida por “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça), por ser estreita e cheia de curvas.

Com a expansão colonial, passou a denominar-se Rua do Comércio. Hoje é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau e do Stammtisch. O curso de 1.590 metros de extensão da Rua XV de Novembro é de uma beleza incontestável.

Já o Teatro Carlos Gomes foi construído em 1939, possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil com plateia para 1.170 pessoas, ambiente climatizado, oferece também escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e Centro de Convenções.

Por sua vez, o Castelinho da XV foi construído em 1978, pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha.

Fundação Cultural de Blumenau

Faça uma parada e aviste a sede da Colônia de Blumenau (1875), que a partir de 1939, com a remodelação e ampliação do prédio, passou a abrigar além da Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições Judiciais e Policiais. Foi parcialmente destruída pelo incêndio em 1958, junto com os arquivos históricos do município.

Aliás, o prédio foi reconstruído e inaugurado no ano de 2001. Hoje, nele também está o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras de arte e exposições com calendário e programação durante o ano todo.

Espaços verdes e praças em Blumenau

Um pouquinho mais distante dali, a Praça Dr. Blumenau, foi inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais em terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, retrata o fundador da cidade.

No tempos da colônia, o local era o principal ponto de reuniões da cidade que não parava de crescer.

Compreende o Marco dos Primeiros Imigrantes, o Monumento Voluntários da Pátria, o Museu da Cerveja, o Biergarten (Jardim da Cerveja) e o Monumento com Poema de Lindolf Bell. Ao entardecer, enquanto degusta cerveja artesanal, o visitante pode contemplar o pôr-do-sol e as belezas do Rio Itajaí-Açu.

Alameda Duque de Caxias – Rua das Palmeiras

Foi a primeira rua planejada da colônia, na época chamada de caminho do Stadplatz.

Em 1942, recebeu a denominação atual, Rua Alameda Duque de Caxias. Curiosidade: As primeiras palmeiras imperiais, trazidas do Rio de Janeiro, foram plantadas no centro da via, em 1876. Em decorrência deste fato, a principal rua da época, passou a chamar-se Palmenallee, (palmeira em alemão).

Parque Horto Botânico Edith Gaertner

Área do complexo do Museu da Família Colonial. Neste espaço, o visitante conhece o laboratório de experiências botânicas, com várias espécies plantadas pelo Dr. Blumenau.

Roteiro das Cervejarias – Oktoberfest 2022

Os apreciadores da boa cerveja encontram em Blumenau um verdadeiro paraíso.

bierland blumenau roteiro cervejarias

Cervejas na Oktoberfest, no sul do Brasil.

As cervejarias artesanais recebem visitas de apreciadores e curiosos que, além de provar, podem conhecer o processo de fabricação das melhores cervejas da região. É fácil. As visitas devem ser agendadas diretamente com cada cervejaria.

Cervejaria Wunder Bier

Fundada em outubro de 2007, a cdervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes; Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.

Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza | Agendamentos: (47) 3339-0001

Cervejaria Bierland

Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem à Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.

Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central | Agendamentos: (47) 3337-3100

Cervejaria Eisenbahn

Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha.

Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suiça.

Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach | Agendamentos: (47) 3488-7371

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.