Início / Antes da Viagem / Onde ficar em Lisboa? os bairros mais atraentes
Castelo, em Portugal
O Castelo de São Jorge é uma das atrações de Alfama, em Lisboa

Onde ficar em Lisboa? os bairros mais atraentes

VisitLisboa – Andar pela capital portuguesa faz o turista passear pela história e, também, descobrir o que há de novo nas ruas da tradicional e cosmopolita Lisboa.

Lisboa é uma das cidades mais convidativas da Europa, e não é por acaso. A capital de Portugal reúne em ruas famosas e bairros aconchegantes, características únicas que atraem, cada vez mais, novos turistas e velhos viajantes que retornam a cidade para matar a saudade desta terra tão hospitaleira.

Avenida da Liberdade

A famosa Avenida da Liberdade é uma das principais vias da cidade de Lisboa e, com certeza, a mais emblemática. Reconstruída entre 1879 e 1882, com inspiração no estilo dos Campos Elísios, a avenida oferece inúmeros hotéis românticos e hotéis de luxo, assim como as melhores lojas e marcas mundiais, e alguns dos melhores cafés e teatros da capital.

Para valorizar ainda mais esse o local, recentemente foram inaugurados os “Quiosques da Liberdade”, cinco estruturas distribuídas ao longo de toda a avenida, para a apresentação de diversos programas lúdicos e culturais, feiras de artesanato, concertos, teatro ao ar livre e exposições de arte, que certamente trarão vida nova a este lugar.

Como alugar carro em Portugal? – dicas para brasileiros

Baixa e Chiado

O bairro Chiado, em Lisboa - Portugal

O bairro Chiado, em Lisboa – Portugal

Um dos bairros mais charmosos da capital é a Baixa de Lisboa. Os turistas podem comprovar essa afirmação ao começar o passeio descendo pela Rua Augusta, local de diversos comércios, restaurantes e artistas de rua, com uma visita especial ao seu Arco Triunfal para usufruir da vista privilegiada.

Ao chegar às múltiplas esplanadas do renovado Terreiro do Paço, vale a pena conhecer o Lisboa Story Centre, local que revive os principais fatos de vinte séculos de história da cidade.

Já no bairro do Chiado, considerada a zona mais trendy de Lisboa, a diversidade e modernidade se misturam com a história de poetas e artistas que marcaram uma época e que fizeram desta região, no século XIX, um núcleo poético e literário, base do romantismo, sendo também um dos principais centros de comércio e das artes da capital portuguesa.

Fazendo a ligação entre a Rua Garrett e as ruínas do Convento do Carmo, os requalificados Terraços do Carmo apresentam-se como um dos destaques do Chiado. A reabilitação dos Terraços do Carmo pretende dar uma nova visão à cidade, permitindo de igual modo que os moradores, e também os turistas, usufruam de um novo espaço de lazer.

Belém

Jeronimos, em Belém - Lisboa, Portugal

Mosteiro do Jeronimos, em Belém – Lisboa, Portugal

Belém é sinônimo de História e Descobrimentos. O local foi o ponto de partida dos grandes aventureiros portugueses e suas caravelas, e hoje abriga monumentos históricos de riqueza arquitetônica, como o Mosteiro do Jerônimos e a Torre de Belém, considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Os turistas poderão desfrutar do Centro Cultural de Belém, que é passagem obrigatória pelas suas inúmeras exposições culturais, e do renovado Museu dos Coches, que apresenta uma exposição de carruagens, única no mundo. Mas talvez o principal destaque deste bairro seja o famoso pastel de Belém, uma das maiores iguarias gastronômicas da cidade, reconhecido internacionalmente.

Pratos típicos da culinária portuguesa

Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré e Santos

O Bairro Alto oferece, durante o dia, uma grande oferta de lojas alternativas, de roupa em 2ª mão, cabeleireiros, lojas de discos, de arte, entre outras.

À noite a região se transforma, tornando-se sinônimo de diversão noturna e referência por oferecer muitos restaurantes e bares com vista sobre a cidade.

Descendo por toda a extensão do bairro, os turistas chegarão a Bica e a seus bares mais alternativos, até encontrar a Pink Street, no Cais do Sodré, a nova referência da noite lisboeta. É lá que centenas de pessoas transitam pelas ruas da região durante toda a noite atrás de diversão. Em Santos existem também muitos bares e discotecas, entre elas as principais baladas da noite lisboeta.

Alfama, Castelo, Graça e Mouraria

Alfama, Lisboa - Portugal

Alfama, Lisboa – Portugal

Caminhar pelas ruas de Alfama e Mouraria, muitas vezes estreitas e íngremes, e construídas a base de pedras, transporta o viajante para tempos antigos.

Elétrico 28

Elétrico 28

O Castelo de São Jorge, edificado no século VII a.C. e localizado num ponto estratégico da cidade, é um símbolo da região. O bairro de Alfama apresenta histórias e tradições únicas, retratadas de forma marcante e melancólica pelo fado, música que é uma das identidades do povo português.

Atrações não faltam neste bairro, como o novo Elevador de Santa Luzia, que permitirá uma ligação mais rápida entre Alfama e o Mirante de Santa Luzia, beneficiando a mobilidade dos moradores mais idosos e dos turistas, e também a imagem do rosto da cantora portuguesa de fado, Amália Rodrigues, que foi desenhado numa calçada, e concretizado por uma equipe de calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa, chamando sempre a atenção de quem passa pela região.

O caminho dos turistas segue por Mouraria, expoente máximo da multiculturalidade, que mistura pessoas e tradições, e também por Graça, muita visitada devido aos vários mirantes, como o da Graça e o da Senhora do Monte. Uma das opções para chegar a Graça é o famoso Eléctrico 28, um símbolo da cidade, que transita por grande parte do patrimônio histórico e cultural que Lisboa tem para oferecer.

Parque das Nações

lisboa-onde-ficar

A arquitetura é o grande destaque do bairro.

O Parque das Nações surgiu numa vasta área marcada pela arquitetura contemporânea. Os exemplos mais conhecidos e que despertam maior curiosidade são o Pavilhão de Portugal e a Gare do Oriente.

Com muito espaço verde e a beira do rio Tejo, o famoso teleférico é um passeio obrigatório para os visitantes.

Para os que procuram cultura e diversão, o Oceanário é uma das maiores atrações, assim como o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, dicas para crianças e adultos. Além disso, os turistas poderão escolher um espetáculo para assistir no Meo Arena, ou tentar a sorte no Cassino Lisboa.

Príncipe Real

Considerado discreto, elegante e alternativo, o bairro entrou para o mapa das compras mais “descoladas” da capital, por reunir lojas de design, de moda e ambientes gastronômicos, além de ateliês, galerias e lojas de antiguidades.

Mas o local, considerado gay friendly, não oferece somente o comércio, já que a natureza se apresenta com propriedade em grandes espaços verdes, como nos Jardins do Príncipe Real e de São Pedro de Alcântara, e também no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

Ribeira das Naus

Rio Tejo, em Lisboa - Portugal

O Rio Tejo reflete as belezas de Lisboa – Portugal

A renovada Avenida Ribeira das Naus, localizada na frente ribeirinha da Baixa Pombalina, liga o Cais das Colunas, no Terreiro do Paço, e o Cais do Sodré, é dica de passeio para os moradores ou turistas que chegam à cidade.

O local recebe centenas de visitantes que procuram o lugar para caminhar, andar de bicicleta, tomar banho de sol, para uma leitura na sombra das árvores, ou simplesmente para ouvir música ou namorar, com uma vista privilegiada sobre o rio Tejo.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*