Início / Vasto Mundo / Canadá / Conheça Banff, um dos lugares mais apaixonantes do Canadá
O lago Louise, uma das atrações do parque no Canadá - Pixabay

Conheça Banff, um dos lugares mais apaixonantes do Canadá

por Gabi Saraceni

Sabe aquele lugar que qualquer um se apaixona? Lagos de um azul que você não acredita de tão azul, montanhas enormes rodeando o horizonte, florestas perfumadas de pinheiros e ciprestes, animais grandes como alces e ursos andando soltos e selvagens…

Prepare-se para conhecer o Parque Nacional de Banff!

O Parque Nacional de Banff, o mais antigo do Canadá, fica próximo a Calgary, província de Alberta, no sudoeste do país.

Onde ficar no Parque Banff

Existem muitas opções de hospedagem em Banff, encontre a que melhor se encaixa nos seus planos.

Procure algo na região central para ter acesso fácil aos restaurantes, lojas, sorveterias e passeios. A Banff Avenue é a mais movimentada, mas mesmo assim bem tranquila, pois a cidade é bem pequena.

Quando ir: inverno e verão

Ponte sobre o rio Bow, em Banff

Um dos destinos mais procurados no Canadá, faz jus à fama.

Em meio à Cordilheira das Montanhas Rochosas, pode ser visitado ao ano todo.

 

No verão é possível remar pelas corredeiras do rio Bow, fazer caminhadas nas diversas trilhas mapeadas e sinalizadas do parque, escalada e muitas outras atividades ao ar livre, incluindo até passeios de cavalo.

No inverno, as temperaturas caem bastante e a região fica toda nevada. Ou seja, bastante frio! Eu fui no início do outono e já tinha alguma neve começando a cair.

Como chegar no Parque Banff, Canadá

O local conta com trilhas bonitas e bem sinalizadas

O Banff National Park fica na província de Alberta, próximo à divisa com a Colúmbia Britânica.

 A capital Calgary é a maior cidade da região e conta com aeroporto internacional.

O melhor a fazer é voar até Calgary e de lá alugar um carro ou pegar um traslado (os serviços de Shuttle) que leva diretamente à Banff, Canmore e Lake Louise. A viagem dura em média 1h30 por boas estradas.

Para quem vai no orçamento apertado e procura oportunidades de viagens mais baratas, tem opções de ônibus também com a empresa Greyhound.

O que ver e o que fazer no parque canadense

Os lugares mais deslumbrantes sem dúvidas são os lagos e montanhas. Explore os famosos lagos Louise e Morraine, onde você pode fazer trilhas e apreciar a vista.

E se quiser conhecer outro lugar bem acessível e incrivelmente lindo, recomendo um passeio pelo lago Bow.

São tantos lugares que o ideal é passar por um centro de visitantes (tem um na Banff Avenue) e consultar os guarda-parques. Eles vão saber te recomendar o que está aberto, de acordo com o seu tempo por lá.

As atividades vão de apreciar a vista a até escalada em cascatas de gelo! Para todos os gostos, tem trilhas de caminhada, pesca, camping, canoagem, piscinas termais naturais, passeio a cavalo.

Um alerta para quem gosta de trilhas: durante o verão no Canadá (junho a setembro) as trilhas podem estar fechadas por conta da quantidade de ursos que passeiam por ali, para comer frutas.

No inverno do Canadá, as atividades com neve são as mais procuradas: estação de esqui, passeio com raquete de neve, dogsleding (o trenó puxado por cachorros), patinação no gelo, snowmobiling (espécie de quadricilo que invés de rodas tem esquis), alpinismo e escalada em cascatas de gelo.

Se quiser se aventurar com segurança, procure uma agência renomada no assunto, como a que eu usei.

Um passeio a dois para apreciar a vista? Recomendo um belo piquenique na beira do Lake Louise. 

Bônus

A cidade de Banff já está dentro do parque. Então ela mesma conta com muitas trilhas bem sinalizadas e muito bonitas que você pode fazer da porta do hotel!

E ainda tem um lindo passeio de teleférico, chamado “Gondola” em Banff e Lake Louise. É bem divertido e você chega no topo da montanha sem nenhum esforço. A vista do vale rodeado de montanhas nevadas com certeza vale a pena.

É uma ótima opção para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção (não aconselhável para pessoas com medo de altura).

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*