Início / Viajei (relatos) / Mapa Mundi / As celebrações da Páscoa em Braga, Portugal
procissao dos passos pascoa braga portugal

As celebrações da Páscoa em Braga, Portugal

Por Cris Fonte – Eco Trilha

Muitos brasileiros gostam de viajar na época de Páscoa para Portugal. Primeiro motivo: as passagens ficam um pouco mais baratas e segundo porque depois da agitação do Carnaval, muitos dedicam o feriado da Páscoa para fazer uma viagem mais tranquila e espiritual.

– Dicas de viagens para Portugal

A Páscoa é uma quadra de profundo significado católico que em Portugal se celebra um pouco por todo o país. A cidade com mais procissões é Braga. Aqui a Semana Santa vive-se com toda a solenidade da Igreja. Deixo aqui algumas dicas para visitar Braga nesta época –e o vídeo oficial da Páscoa em Braga.

Procissões que devem assistir na Páscoa

Procissão dos Passos (Domingo de Ramos)

Nela desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; mas também Cireneus amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres. O próprio Jesus, o “Senhor dos Passos”, levando a cruz às costas, atravessa as ruas da cidade, como outrora percorreu as de Jerusalém.

procissao dos passos pascoa braga portugal

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, segue o itinerário dos “Passos” ou “Calvários”. Junto à igreja de Santa Cruz, tem lugar o Sermão do Encontro e, no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a “Senhora das Dores”. Integram-se na procissão os guiões das Irmandades dos Passos do arciprestado de Braga.

Cortejo “Vós sereis o meu povo” (Quarta-feira Santa)

Procissão mais conhecida como da Nossa Senhora da Burrinha. Esta procissão marca o início das celebrações da Semana Santa em Portugal. O objetivo desta demonstração religiosa é recriar a fuga de Maria de Jerusalém para o Egipto, tal como ela ocorreu, em cima de uma burra.

O andor com a imagem de Nossa Senhora é transportado pelas ruas em cima da burra, recriando com toda fidelidade este episódio bíblico, numa procissão que também integra quadros bíblicos feitos por muitos voluntários que assim cumprem o seu desejo de participar nesta celebração religiosa.

Composto por mais de 1200 pessoas, das quais 800 são figurantes, esta adoração à Nossa Senhora da Burrinha é quase como um teatro bíblico em procissão que todo o ano atrai milhares de peregrinos à Braga.

O mais caricato é que pode demorar horas para esta procissão passar, tudo porquê as vezes a burra resolve empancar durante o cortejo!

Procissão do Senhor “Ecce Homo”

Farricoco pascoa portugal 2014 fotoÉ na Quinta-feira Santa que as festividades atingem o seu expoente máximo, esta procissão evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada.

 

No cortejo do Ecce Homo, que significa “eis o homem” em latim, homens vestidos de farricocos desfilam pelas ruas, trajando túnicas negras e uma corda a cintura, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também “Procissão dos Fogaréus”

Programa completo da Semana Santa em Braga 

Temperatura em Portugal na época de Páscoa

A Primavera em Portugal é muito instável (a Primavera no Hemisfério Norte começa no dia 20 de Março).

Só para terem uma noção, no dia 15 de Março a temperatura máxima em Braga era 21.ºC e em 31 de Março estava exatamente 11.ºC! Neste fim-de-semana nevou na Serra da Estrela (cerca de 250 km de Braga).

A parte mais chata de viajar para Portugal nesta época é que roupa levar! De qualquer forma fica aqui a dica como as procissões são quase todas de noite, aconselho que coloque um bom casaco na mala. Em compensação terá oportunidade de tirar belas fotos das árvores a florir.

Gastronomia

Folares de Portugal

Folares de Portugal

A Páscoa é a uma festa comemorativa da Ressurreição de Jesus Cristo e está associada a prática alimentarem em que ovos, amêndoas e cabrito ocupam o lugar principal.

Não se esqueça de passar numa padaria e experimentar o tradicional pão-de-ló ou o folar. Mas atenção o folar varia de região para região, por exemplo no norte chamam de folar uma massa de pão recheado com carne, no centro chamam de folar o pão com ovos cozidos inteiros.

Dicas de onde ficar em Portugal

Evite dormir próximo da Sé Catedral de Braga, pois no Domingo de Páscoa soltam muitos fogos-de-artifício e quase impossível dormir até tarde. Já trabalhei num hotel ao lado da Catedral e sempre ouvia as queixas dos hóspedes que acordavam assustados com o barulho.

Foto da Sé Catedral

Foto da Sé Catedral

Futuro

A prefeitura está planejando candidatar a Semana Santa em Braga à Unesco, como Património Imaterial da Humanidade, o processo ainda está numa fase inicial, mas se o resultado for positivo ainda vamos ter mais visitantes na cidade!

Estas são apenas algumas sugestões de visita da “Roma Portuguesa”, mas decerto irá encontrar muitas mais! E que tal agendar já a sua viagem?

Cris Fonte – Carioca, vive em Portugal desde 1997 e é licenciada em Turismo. É a dona da agência de viagens incoming Eco Trilha Viagens – Facebook

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*