Início / Antes da Viagem / Passagens da Gol e de outras aéreas ficam mais baratas com as novas regras da Anac

Passagens da Gol e de outras aéreas ficam mais baratas com as novas regras da Anac

As novas regras da Anac na cobrança por mala despachada, em vigor a partir de 14 de março de 2017, que isenta as companhias aéreas de realizarem o despacho gratuito para bagagens de até 23 kg em voos nacionais, coloca em questão a queda no preço das passagens da Gol, Azul, Latam e Avianca.

A princípio, leva vantagem o viajante do dia-a-dia, que geralmente já não despacha bagagem. Faz a viagem só com a mala de bordo, quase sempre excedendo “sem querer” o limite de peso nos voos domésticos – 5 kg.

Agora, o novo peso limite da mala de mão dobra para 10 kg.

Ou seja, a resolução institucionaliza algo que já acontece, especialmente nos voos comerciais entre os aeroportos de Congonhas, Confins, Curitiba e Brasília.

Como comprar passagens aéreas mais baratas em 2017?

Sem mala despachada, passagens podem ficar mais baratas em 2017

Quem está acostumado a fazer viagens com a família, para economizar, terá que adequar a bagagem em malas menores, dentro do limite de 10 quilos por passageiro, que já é roupa de montão para uma semana de viagem.

O post da Anna Bárbara, do blog Nós no Mundo, dá excelentes dicas de como viajar apenas com a bagagem de mão e uma bolsa ou mochila.

Passagens Gol mais baratas

Interior do avião Boeing 737-800 da GOL.

A boa notícia é que, com as novas regras, as empresas poderão ofertar bilhetes com desconto para viajantes que não despacharem a bagagem.

Passagens Gol ficarão mais baratas justamente por conta desta tarifa promocional (sem a bagagem despachada), o que já acontece nas aéreas low cost low fare na Europa, comunicou a Gol Linhas Aéreas.

Ainda, segundo a nota, as passagens da Gol terão uma classe tarifária mais barata para aqueles clientes que não forem despachar bagagens e manterá também a opção daqueles que preferirem continuar a ter esse benefício ao adquirir o bilhete.

O site da empresa já possui uma página com as ofertas da semana. Confira regularmente para planejar as próximas viagens.

***

Passagens Latam com desconto

A presidente do grupo Latam Airlines, Claudia Sender, também defendeu descontos nas passagens aéreas.

Segundo ela, a medida viabilizará a segmentação do serviço e a redução do preço da passagem para quem viaja apenas com a mala de mão.

Hoje todos os passageiros pagam como se estivessem viajando com uma bagagem despachada, quando 40% dos passageiros viajam só com uma mala de mão.  Os passageiros que optarem por comprar uma passagem sem a bagagem despachada verão uma redução efetiva de preço da passagem, disse em entrevista ao portal G1.

Passagens aéreas de madrugada mais baratas

Tire proveito das novas regras.

A partir de 14/03, pesquise passagens Gol, Azul, e de outras aéreas tarifas reduzidas para clientes que viajarem apenas com a mala de mão. (com peso máximo de 10 kg).

Com a implementação das novas regras, a dica é não abusar, caso contrário, o comissário de voo poderá solicitar ao “pessoal da rampa” que despache a sua bagagem, podendo acarretar ou não cobrança. A educação e o respeito ao próximo evitam atrasos.

Lembre-se ainda que algumas aeronaves, especialmente o Boeing e o Embraer, possuem bagageiros internos (acima dos assentos) com limite reduzido de volume. Os compartimentos dos aviões da Airbus costumam ter mais espaço.

Ainda, segundo os novos direitos e deveres dos passageiros, o passageiro poderá cancelar a passagem de avião em até 24h da emissão do bilhete, desde que feita com ao menos 7 dias de antecedência ao dia do voo. Neste caso, a empresa deve oferecer opção de passagem com regras flexíveis, garantindo até 95% de reembolso (antes do voo).

Como remarcar passagens aéreas nacionais

O início da cobrança de bagagem pelas companhias aéreas (ainda opcional), deverá ocorrer a partir de 14 de março de 2017. Lembre-se que agora poderá levar na mala de bordo até 10 kg.

*

Dicas para viajar melhor

11 regras de etiqueta em viagens de avião

As regras das malas de bordo nos aeroportos

Qual mochila comprar para a sua viagem de avião

Foto em destaque: Bill Ward

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*