Início / Vasto Mundo / Chile / Passeios em cidades próximas de Santiago, no Chile

Passeios em cidades próximas de Santiago, no Chile

Por Gabi Saraceni

Praias, montanhas, neve e vinhos. É bem fácil conhecer diferentes paisagens e a cultura chilena sem precisar viajar para longe de Santiago.

Listamos as melhores dicas e passeios que podem ser feitos em família, amigos e até sozinho ao redor de Santiago. Aproveite os roteiros e boa viagem!

Visto, passaporte e documentos para viajar para o Chile

Valparaíso

Casas coloridas do alto dos morros de Valparaíso – Chile| Gabi Saraceni

Essa cidade litorânea encanta por suas peculiaridades e passado histórico, não à toa lhe chamam carinhosamente de ‘Valpo’.

Decretada Patrimônio Histórico da Humanidade por suas casas centenárias e arquitetura primorosa, que hoje colorem a paisagem dos morros (‘cerros’) Alegre e Concepción, com fachadas pintadas por artistas grafiteiros ou de cores vibrantes.

 

Fica a 1h30 (de carro) desde Santiago, distância perfeita para um bate-volta. Fácil de chegar de também de ônibus (desde o terminal da estação Pajaritos do metrô).

Porto de Valparaíso

Um bom passeio pela cidade passa pelo “Muelle Prat”, um deque portuário interessante com navios e containers gigantes bem pertinho da costa. Às vezes é possível avistar navios e outras grandes embarcações da marinha chilena.

No coração do porto também se encontra o monumento à Batalha de Iquique (parte da Guerra do Pacífico, durante as lutas territoriais com o Peru), na Praça Soto Mayor. É um dos símbolos de poder e resistência da cidade, onde também se encontra o prédio da sede da Armada Chilena.

Para continuar a visitar a cidade, não se pode escapar dos morros. Mas os funiculares (chamados de ‘ascensor’) estão nos pontos-chave da cidade, para lhe poupar o fôlego. Os centenários ascensores El Peral e Reina Victoria te permitem subir ao Cerro Alegre rapidamente e ainda dá para aproveitar a vista panorâmica.

Cerro Alegre e Cerro Concepción são os mais visitados e recomendados para um belo passeio. Casas coloniais, cafés, hotéis e restaurantes se acomodam entre as vielas e ladeiras. Aproveite os mirantes para um lindo pôr-do-sol.

Foi em Valparaíso que Pablo Neruda escolheu construir mais uma (das três) casas que possuiu. La Sebastiana (Ferrari, 692, Cerro Bellavista) hoje é um lindo museu bem ao alto do morro, com cara de navio, mas bem longe do mar.

Casa de Pablo Neruda, em Valparaíso – Chile | Gabi Saraceni

As melhores praias de Valparaíso, no litoral chileno

Viña Del Mar

O litoral chileno em Viña del Mar | Gabi Saraceni

O charmoso balneário vizinho à Valparaíso, vale uma visita não só por seu famoso cassino e um relógio enfeitado com flores na entrada da cidade.

Viña Del Mar tem a sua orla bem planejada e pronta para abrigar turistas e veranistas. Apesar de ser banhada pelo geladíssimo Oceano Pacífico, suas areias são uma delícia para tomar banho de sol e relaxar. E ainda tem uma ótima estrutura de restaurantes, bares e cafés.

O que fazer em Viña del Mar e Valparaíso

Cajón del Maipo

Cajon del Maipo, uma viagem perto de Santiago – Chile | CC

Para os que querem um pouco mais de natureza de montanha, a região de Cajón del Maipo com certeza é uma pedida. É uma das atrações imperdíveis próximas de Santiago para viagens bate-volta.

A apenas 1h30 de Santiago, a região conta com muitos atrativos, como fazer rafting no rio Maipo e conhecer a famosa e linda represa Embalse el Yeso, nos pés de montanhas nevadas.

É possível chegar até lá com operadores de turismo ou em carro alugado.

A partir da cidadezinha de San José de Maipo se chega nos principais pontos turísticos do vale.

Vinícolas Concha y Toro, Undurraga e Santa Rita

Quem vai para o Chile tem que conhecer uma de suas famosas vinícolas.

—  Vinícolas chilenas para degustação de vinhos

Degustação de vinhos

Concha y Toro

A vinícola mais conhecida dos brasileiros é talvez aquela que produz o renomado vinho Casillero del Diablo, a Concha y Toro. Conhecida por sua qualidade, a vinícola está bem pertinho dos limites de Santiago, outro motivo para conhecer. É altamente recomendável fazer reserva dos tours guiados no próprio site.

Undurraga

A vinícola Undurraga data de 1885, sendo uma das mais antigas do Chile e seu principal atrativo. Conhecê-la é dar uma volta ao passado e uma boa alternativa para quem busca autenticidade e história. Fica na região limítrofe de Santiago e se pode chegar em ônibus, carro ou operadores turísticos.

Santa Rita

Outra figurinha famosa nas mesas brasileiras, a vinícola Santa Rita também oferece tours guiados aos seus grandes tonéis e parreiras. É uma das preferidas dos santiaguiños e também está nos arredores de Santiago do Chile. Para visitar faça reserva no próprio site e siga as instruções de como chegar.

Muita Viagem

Blog com dicas e histórias de viagens.

É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Estive algumas vezes no Chile gostei muito principalmente os cruzeiros feito no sul do pais.

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*