Início / Souvenir / Listas de viagens / Patrimônios da Humanidade no Brasil
As paisagens entre o mar e as montanhas deram o título de Patrimônio da Humanidade à Cidade Maravilhosa
As paisagens entre o mar e as montanhas deram o título de Patrimônio da Humanidade à Cidade Maravilhosa

Patrimônios da Humanidade no Brasil

“O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. Nosso patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nossa pedra de toque, nosso ponto de referência, nossa identidade.”

Assim a Unesco define patrimônio. A agência da ONU, que dá título de Patrimônio Mundial a sítios de valor universal para a humanidade, tanto os naturais quanto os criados pelo homem, já apontou 19 patrimônios mundiais no Brasil.

No mundo, até abril de 2013, eram 962 as propriedades contempladas com o título, lugares de valor universal e que merecem ser visitados.

Dicas de viagens internacionais baratas

Patrimônio Mundial da Unesco no Brasil

Cidade Histórica de Ouro Preto/MG (1980)

Centro Histórico de Ouro Preto, um dos palcos da Inconfidência Mineira

Centro Histórico de Ouro Preto, um dos palcos da Inconfidência Mineira

A antiga capital mineira, fundada em 1968, é famosa pelo casario colonial, as igrejas, as esculturas de Aleijadinho e, claro, os morros.

Ouro Preto foi um dos principais palcos da Inconfidência Mineira e, caso os conspiradores separatistas tivessem sucesso, teria virado polo universitário da república.

A vocação parece não ter se perdido. Hoje a cidade é famosa pela Universidade e pelas repúblicas de estudantes em casarões.

E a folia, claro. O Carnaval de Ouro Preto é uma das principais festas de rua do país. Esqueça as atrações históricas nessa época.

Centro Histórico de Olinda/PE (1982)

Vista da Sé, no Centro Histórico de Olinda

Vista da Sé, no Centro Histórico de Olinda

Um mosaico de cores vivas nas casas que abraçam as ruazinhas e escalam as ladeiras de Olinda trazem charme a cidade pernambucana. O cenário é também composto por igrejas barrocas, conventos, e construções do período colonial de uma cidade fundada ainda em 1537.

Olinda não tem um dos melhores carnavais do Brasil. A folia em Olinda, com centenas de blocos, fantasias e muito frevo é o melhor Carnaval do Brasil.

Centro Histórico de Salvador/BA (1985)

Torres da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho

Torres da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho

A primeira capital brasileira é um retrato da miscigenação no Brasil. Salvador cresceu sendo a principal cidade colonial no Nordeste e sob larga influência africana, europeia e indígena.

O Pelourinho, seu centro histórico, é uma mistura de cores nas paredes das casinhas, igrejas com impressionantes detalhes rococó e pontos com uma vista maravilhosa de Salvador. O bairro é no topo da Cidade Alta.

Dá para chegar pelo Elevador Lacerda nesta que é  uma das principais atrações turísticas de Salvador. As ruazinhas do Pelô são um ótimo lugar para passear por lojinhas e restaurantes, além de ouvir muita música.

Mas a segurança e a organização, são, infelizmente, péssimas.

Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia (2000)

O complexo, formado por parques nacionais (entre eles o Parque Nacional do Jaú, segundo mais extenso do país), estações ecológicas e reservas, é uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo.

Animais ameaçados, como simpáticos botos, o gigantesco peixe pirarucu e o peixe-boi amazônico, são protegidos no complexo amazônico.
As paisagens são um quebra-cabeças de canais, igarapós e milhares de ilhas, muitas que fazem parte do Arquipélago de Anavilhanas.

Rio, paisagens entre a montanha e o mar (2012)

As paisagens entre as montanhas e o mar do Rio de Janeiro foram a mais recente propriedade brasileira apontada como de valor universal.

Para dar o título à Cidade Maravilhosa, a Unesco lembrou de atrações cariocas como o Jardim Botânico, a montanha do Corcovado e o Cristo Redentor e os picos do Parque Nacional da Tijuca, e também da viva cultura de rua do Rio de Janeiro.

Impossível não citar Carlos Drummond de Andrade: “No mar estava escrito uma cidade”.

Outros patrimônios mundiais da Unesco no Brasil

  • As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS (1983)
  • O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG (1985)
  • O Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR (1986)
  • O Plano Piloto de Brasília/DF (1987)
  • O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI (1991)
  • O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão/MA (1997)
  • Centro Histórico da Cidade de Diamantina / MG (1999)
  • Mata Atlântica – Reservas do Sudeste SP/PR (1999)
  • Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica BA/ES (1999)
  • Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal – MS/MT (2000)
  • Centro Histórico da Cidade de Goiás -GO (2001)
  • Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas – GO (2001)

Fotos: Divulgação

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*