Início / Vasto Mundo / Canadá / O que acontece se eu perder o passaporte na viagem?
aeroporto-vancouver-canada

O que acontece se eu perder o passaporte na viagem?

Dicas de viagens para brasileiros – Pensa em uma furada no meio de uma viagem! Sabe passar aquele perrengue, ficar sem lenço, nem documento, nem ao menos um cantinho para dormir? Essa foi a levada da minha viagem de intercâmbio no Canadá!

Intitulei a série “Pedaços de viagem ao Canadá” por não lembrar muitos detalhes da viagem. Irei contar essa longa jornada nos próximos posts, mas como faz tempo e não lembro direito, os relatos não seguirão uma ordem cronológica nem ao menos um roteiro, apenas experiências, dicas e retratos de um cara que perdeu o passaporte no meio da viagem.

países que não exigem visto para brasileiros

intercâmbio e viagem em Londres, na Inglaterra

documentos de viagem no Mercosul

mochilao-canada-quebec

meus companheiros – o mochilão e a neve

SOS Viajante de hoje vai para o caso de acontecer com você, assim, por simples descuido, chegar à noite bêbado na casa onde está hospedado e perceber que está sem o passaporte. Então, saiba o que acontece se você perder o passaporte durante a viagem!

Meu azar veio logo no começo da trip. Havia chego a 10 dias na Canadá. Estava na casa do Beaudin, um amigo canadense que me hospedou por 15 dias. Conto mais sobre a família Bennett em outro post.

Estávamos voltando de uma balada, mas detalhe – voltávamos de bicicleta! Era madrugada e estava muito frio. Lembro que não dava para pedalar pela praia, então tive que empurrar a “magrela” em alguns trechos na volta para casa, só lembro que minha mão sem luvas congelavam segurando no guidão, e deve ter sido aí que perdi meu passaporte.

Resultado? Fiquei sem passaporte e sem poder entrar em alguns pubs, nem mesmo comprar bebidas alcoólicas. A restrição à venda de bebidas é bastante rigorosa no Canadá, especialmente em cidadezinhas menores, como é o caso de Victória onde morei por 3 meses.

Desse modo, o meu maior perrengue foi mesmo durante o período que morei em Victória. Depois de morar 3 meses por lá, fui estudar francês em Montreal. Nesta cidade, acredito por ser cidade grande, já era mais tranquilo entrar nos lugares sem documento. A diferença com o que acontece no Brasil, onde acho mais difícil entrar nas baladas sem documento se você estiver em cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro.

– Dica de blog com dicas para viver, estudar e trabalhar no Canadá

O que fazer se perder o passaporte durante a viagem?

A primeira coisa que fiz foi telefonar para a polícia local reportando a perda. Após ter este número de arquivo policial, procurei o Consulado do Brasil no Canadá. Como eu morava em Victória e o Consulado mais próximo estava em Vancouver, teria que ir até lá para ver a questão. Contudo, como antes de voltar ao Brasil eu ainda iria morar em Montréal, poderia embarcar de Vancouver até Toronto (voo doméstico) sem o passaporte.

Em Toronto tive que preencher o “Formulário de Perda, Furto, Extravio ou Destruição de Documento de Viagem” e solicitar a “Permissão para Voltar ao Brasil”. Tive apenas que levar duas fotos 5×7 cm e deixar minha impressão digital.

Consulados do Brasil no Canadá

Consulado Geral do Brasil em Toronto

77 Bloor Street West, Suite 1109 – Toronto – Ontário – Canadá

site oficial: www.consbrastoronto.org

Consulado Geral do Brasil em Montreal

1 Westmount Square, 1700 – Montreal – Quebec – Canadá

site oficial: www.consbrasmontreal.org

Onde morei no Canadá

Como disse, não lembro de detalhes dos meus seis meses morando no Canadá. O tópico central é o fato de ter ido para estudar inglês e francês, em Victória e Montreal, respectivamente. E o mais impressionante: Morei e visitei 7 cidades no Canadá pagando apenas 2 semanas em hostel e 2 semanas de aluguel ao longo de 6 meses. Gastei menos de 500 dólares canadenses com a hospedagem. =)

– quer saber como morei no Canadá sem pagar hostel ou hotel?

Leia o relato acima, onde relato um pouco da experiência de morar em casas de famílias canadenses e quebecoais em 6 cidades do Canadá via Couchsurfing.

2 Comentários

  1. Olá Danilo
    Vc poderia dar algumas dicas curso de Francês em Montreal?
    Estou estudando a possibilidade de fazer.
    Obrigada
    Um abraço

  2. Bonjour Jeanne!

    Conforme menciono neste outro post – http://muitaviagem.com.br/morar-no-canada-6-meses-sem-pagar-hospedagem/, fiz o curso de francês na A.L.I e achei muito bom, especialmente porque eu paguei o curso integral, e como não tinham outros alunos no nível básico (niveau debutant), tive aulas particulares até chegar no nível dos outros. Digo que em 3 meses já estava falando francês moderadamente…

    Uma dica que posso dar é já ir estudando antes da viagem. Na A.L.I eles utilizam os livros da coleção Connexions – http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=6063&destino=/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=802007&.

    Em breve farei um post falando sobre cursos de francês no Canadá…

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*