Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Alugue carro em Porto Seguro: vale a pena e é fácil fazer ótimos roteiros pelo litoral
Alugue um carro vá para paraísos como a praia do Espelho, a 60 km de Porto Seguro
Alugue um carro vá para paraísos como a praia do Espelho, a 60 km de Porto Seguro

Alugue carro em Porto Seguro: vale a pena e é fácil fazer ótimos roteiros pelo litoral

Vale a pena alugar carro em Porto Seguro-BA? Sim, vale a pena pagar pelo aluguel de um veículo para explorar o sul da Bahia em uma road trip, respondemos sem titubear.

Para quem quer desbravar algumas praias da Costa do Descobrimento, um dos trechos mais bonitos e bastante preservado do litoral baiano, alugar um carro é mais barato do que pagar pelos passeios e excursões oferecidos pelas agências de viagem.

Em muitos casos, até para uma pessoa sozinha, o preço do aluguel de carro ia ficar pau a pau com o preço de um passeio de agência.

Porto Seguro e as redondezas no litoral sul da Bahia possuem boas estradas de asfalto e trechos bem cuidados de terra que tornam fácil fazer vários roteiros de carro por praias badaladas e praias desertas, baladinhas à noite e lugares históricos.

Para quem quer alugar um carro, dá para dividir a região de Porto Seguro, que possui um dos principais aeroportos do nordeste e serve como referência para nosso roteiro de carro, pensando em cinco grandes destinos, ou eixos: Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Mais abaixo neste artigo, destacamos algumas atrações desses lugares no litoral baiano.

Para chegar na charmosa praia de Caraíva, o último trecho é feito de barquinho

Para chegar na charmosa praia de Caraíva, o último trecho é feito de barquinho

 

Entre as praias mais fáceis de chegar estão a selvagem praia da Ponta de Santo Antônio, uma praia deserta em uma Área de Preservação Ambiental, praia de bonito cenário a apenas 30 km de Porto Seguro, onde desemboca um rio, e a Praia de Santo André, com uma pequena estrutura de barracas, mas bucólica e tranquila.

Ambas, lado a lado, ficam a apenas 24 km de Porto Seguro, mas partindo de Porto é preciso pegar uma balsa rápida em Santa Cruz Cabrália, lugar histórico onde se realizou a primeira missa no Brasil.

A maior parte do percurso para chegar em Santo Antônio e Santo André é percorrido em estrada de asfalto bem sinalizada.

As estradas ao redor de Porto Seguro estão em boas condições e são bem sinalizadas e mesmo quem quer se aventurar em trechos de terra para chegar em praias mais desertas e selvagens tem várias opções para incluir no roteiro de carro.

E não é preciso grande senso de localização para fazer um bom roteiro de carro em Porto Seguro e arredores, várias praias são acessíveis seguindo uma linha reta em direção à orla sul ou orla norte de Porto Seguro.

Cuidados para alugar um carro em Porto Seguro

A menos de 8 km de Porto Seguro, dá para encontrar trechos desertos de praia fora da temporada, como em Coroa Vermelha

A menos de 8 km de Porto Seguro, dá para encontrar trechos desertos de praia fora da temporada, como em Coroa Vermelha

Mas na hora de alugar o carro em Porto Seguro, deixe claro na agência quais praias você pretende conhecer, para saber quais os percalços no caminho, se o seguro cobre o tipo de estrada que é necessário pegar no roteiro planejado, quais os tipos de socorro e serviço que o seguro cobre e até que distância é possível acionar o seguro do veículo.

E fuja dos bugues e agências de aluguel de carro não estabelecidas. Os bugues são famosos pela má condição de conservação e pelos recorrentes transtornos que trazem para os turistas…

Para ajudar a traçar seu roteiro de carro por Porto Seguro e pela Costa do Descobrimento no litoral sul da Bahia, vamos listar algumas praias fáceis de conhecer e outras nem tanto, mas que valem a pena incluir na road trip justamente por se tratarem de praias afastadas, em ambientes selvagens e bem preservados em meio à floresta atlântica protegida, manguezais e áreas de restinga preservadas.

Roteiro de carro – O que fazer perto de Porto Seguro

SANTO ANDRÉ

O bucólico vilarejo ficou famoso por hospedar a seleção alemã durante a Copa do Mundo do Brasil. A 28 km de Porto Seguro, ao norte da cidade, para chegar é preciso pegar a balsa em Santa Cruz Cabrália.

A praia é tranquila, mas com estrutura de barracas.

Um pouco mais à frente, fica Santo Antônio, uma praia deserta em área protegida que vale a visita.

Quando fomos, em dezembro, mas ainda na baixa temporada, ficamos sozinhos na praia deserta.

PORTO SEGURO

– O que fazer em Porto Seguro

De carro, é rápido e fácil chegar nas três famosas barracas de praia de Porto Seguro: Axé Moi, Barramares e Toa a Toa, barracas com enorme estrutura, shows de axé e altos preços.

Quem quer algo mais tranquilo pertinho de Porto Seguro, vale a pena visitar a praia de Coroa Vermelha. A dica para ficar bem sossegado é ir para a ponta mais ao norte da praia.

A visita à cidade história de Porto Seguro é facílima para quem está hospedado em um hotel no centro da cidade ou mesmo em um resort pé na areia de Porto Seguro, fuja dos altos preços cobrados pelo passeio feito por agências de viagens e vá por conta.

Outro ponto histórico que vale a pena visitar e que oferece uma bela vista é a cidade histórica de Santa Cruz Cabrália, onde foi realizada a primeira missa do Brasil.

ARRAIAL D’AJUDA

Depois de Porto Seguro, Arraial é o destino mais movimentado da região.

Para chegar em Arrail partindo de Porto Seguro, é preciso cruzar a balsa cujo porto é no centro de Porto.

As praias mais cheias e com boa estrutura para turistas são a praia do Parracho, onde os jovens se concentram principalmente no verão e na alta temporada, e a praia de Pitinga, que tem um trecho mais selvagem e com belas falésias ao sul, mas também conta com barracas bem estruturadas.

Arraial d’Ajuda não tem mais o espírito hippie que marcou o lugar na década de 1990. Hoje a badalada vila de Porto Seguro lembra mais o estilo moderno alternativo da Vila Madalena em São Paulo.

A noite em Arraial d’Ajuda é bem movimentada e o lugar ideal para quem quer fugir do axé de Porto. Nas baladas de Arraial prevalecem estilos mais modernos, como música eletrônica, além do bom e velho rock ao vivo.

TRANCOSO

Para quem quer um lugar com o clima hippie que já dominou Arraial d’Ajuda, com pousadas charmosas e praias mais tranquilas, Trancoso é o lugar ideal.

Não é tão fácil de chegar como Arraial –o caminho mais rápido, de cerca de 20 km, é por uma estrada de terra em boas condições–, mas o isolamento garante mais privacidade e charme às praias.

Em Trancoso há um trecho de praia para fazer nudismo no litoral baiano. Já pensou em lavar a alma assim nas águas da Bahia?

PRAIA DO ESPELHO E CARAÍVA

A 90 km de Porto de carro, Caraíva é uma das praias mais bonitas do Brasil

A 90 km de Porto de carro, Caraíva é uma das praias mais bonitas do Brasil

É uma boa base para visitar a praia do Espelho, uma das mais bonitas da região, e Caraíva, vila super-charmosa que guarda uma das praias mais bonitas do Brasil, a Barra de Caraíva, no encontro do rio com o mar.

Caraíva fica a 90 km de Porto Seguro e dá para fazer um bate e volta de um dia de carro, mas o ideal é reservar uma noite para dormir em uma charmosa pousada em Caraíva, lugar romântico no sul da Bahia frequentado por muitos casais em lua de mel, mas que também tem forrós gostosos para ir à noite e atrações para quem gosta de praias desertas e selvagens.

– Guia de praias Porto Seguro e a Costa do Descobrimento – Viaje na Viagem – Ricardo Freire

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*