Início / Antes da Viagem / Pousadas em Cunha, dica de hotel perto da Serra do Mar
Zona Rural de Cunha, interior de SP

Pousadas em Cunha, dica de hotel perto da Serra do Mar

Cunha é um destino que exige certo cuidado na hora de escolher um lugar onde ficar. Boa parte das pousadas estão localizadas na zona rural, com bairros distantes por longas estradas de terra, nem sempre em boas condições.

Iremos relatar a seguir a nossa experiência na Pousada São Miguel, ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar, e indicamos no final do post mais opções de hotéis e pousadas em Cunha, a 230 km de São Paulo e apenas 45 km de Paraty (RJ).

Pousadas baratas no interior de SP

Chalé na Serra do Mar – Cunha/SP

cunha sp

Cachoeira do Taboão, em Cunha – interior de SP

Após a reserva do chalé, o e-mail de confirmação já informa que a hospedagem está localizada em área rural, no bairro Paraibuna, a uma distância de 16,5 km em estrada de terra depois da rodovia. O acesso é fácil, basta seguir as placas para o Parque Estadual da Serra do Mar, a apenas 2 km do hotel.

A estrada de terra não é tão ruim, mas há pedras e buracos, sendo necessário andar com o carro a 20 km/h. Ou seja, leva-se até uma hora para fazer o trajeto. De tempos em tempos a estrada melhora ou piora.

5 Spa’s no interior de São Paulo para relaxar na viagem

cunha interior sp

Cunha, a cidade entrelaçada por serras, é um convite à contemplação

Com a estrada boa ou ruim, o jeito é dirigir devagar. Não adianta pressa. O percurso do centro até a pousada levará 45 minutos, em média. Esta dificuldade vale para pousadas localizadas em outros bairros afastados do centro.

A vantagem em ficar hospedado na Pousada São Miguel é a proximidade com a Serra do Mar, permitindo acordar cedo, tomar café da manhã e seguir para a atração turística.

Ou seja, é possível usar bem pouco o carro se o intuito da viagem for apenas curtir o sossego de Cunha, uma das cidades mais bonitas do interior de SP, um reduto de beleza natural cercado de montanhas, trilhas e cachoeiras.

E afinal, onde quer que você fique hospedado, vale a pena ir ao menos um dia até o Parque Estadual da Serra do Mar. A entrada é gratuita. Quem fica hospedado no centro, deverá fazer este trecho de estrada de terra pelo menos uma vez se quiser ir até o parque.

Segundo a dona da pousada, a Prefeitura estava para passar o trator na estrada, mas uma liminar fez com que a serviço fosse realizado primeiro na estrada do bairro Jericó. Como fomos até a cachoeira deste bairro, ela nos perguntou as condições da estrada. E de fato, o caminho estava bem melhor. Conseguimos manter a velocidade entre 30 e 40 km/h.

Dicas de hotéis fazenda em SP, MG e RJ

parque estadual da serra do mar cunha

Cachoeira na trilha do Rio Paraibuna, em Cunha, SP

Para fazer a trilha guiada das cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar, é necessário agendar pelo e-mail pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br. As trilhas saem aos domingos, às 11:00. Contudo, caso queira ir em qualquer outro dia, poderá fazer a trilha do Rio Paraibuna, que já começa com uma linda cachoeira no início do parque, e é auto-guiada.

Para chegar em outras cachoeiras, é preciso seguir por estradas, que podem surpreender positivamente ou negativamente em relação às condições. Em nossa viagem entre Cunha e Paraty tivemos uma boa surpresa indo até a cachoeira do Jericó e a cachoeira do Pimenta, e péssimas condições na estrada que leva até a Pedra da Macela, já a caminho do Rio de Janeiro.

Pedra da Macela

Vista do alto da Pedra da Macela, na estrada que liga Cunha-SP à Paraty-RJ

Escolhemos a pousada justamente pela proximidade com o Parque da Serra do Mar, mas reiteramos que a estrada pode estar ruim e ser bem cansativo fazer o trajeto todos os dias. Contudo, a estrutura da pousada torna a hospedagem suficiente para um final de semana prolongado sem muito estresse.

Ficamos em dias da semana, logo após um feriado. A pousada estava vazia. Ficamos no melhor chalé, um espaço romântico com lareira no meio da mata, entre serras, num lugar de pura paz e natureza selvagem. À noite não se vê ou ouve nada. O silêncio é absoluto, um lugar perfeito para relaxar e recompor as energias. Pela manhã, logo cedo, cercado pelas montanhas, a vontade é sair explorando as belezas da região.

chalé com lareira sp

Chalé com lareira no alto da Serra do Mar

Acreditamos que a dica desta pousada em Cunha-SP valha para quem pretende explorar o Parque Estadual ou encontrar um refúgio ideal no meio da Mata Atlântica no final de semana. Agora, se a ideia for explorar outras cachoeiras, fazer um bate-volta para Paraty, campos de lavanda, mirante da Pedra da Macela, entre outras coisas, indicamos algum hotel mais próximo do centro.

Chalés românticos no interior de SP

Melhores hotéis e pousadas em Cunha

Além da Pousada São Miguel, listamos outras três pousadas em Cunha SP mais próximas do centro:

Pousada Cheiro da Terra, a apenas 2 km do centro de Cunha SP, a pousada é uma dica para quem abre mão da natureza selvagem em troca de praticidade, ficando localizado bem no coração da cidade serrana.

Pousada Vista Verde, na mesma rua da pousada acima, é uma opção de pousada barata, com bom custo benefício para quem prefere ficar no centro.

Latitude Lodge, a apenas 1 km do centro, é um hotel moderno e extremamente bem avaliado. Não tem como errar!

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*