Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Fernando de Noronha: praias bonitas da ilha
Praia de Fernando de Noronha
Baía do Sancho, a praia de Fernando de Noronha mais fotografada da ilha

Fernando de Noronha: praias bonitas da ilha

As praias de Fernando de Noronha ganham em disparado de todo e qualquer destino do mundo no quesito praia paradisíaca.

Constantemente eleito por renomados sites e guias de viagem como um dos lugares com as praias mais bonitas do mundo, o arquipélago brasileiro reserva ao turista ao menos uma dezena de praias desertas e acessíveis por meio de uma simples caminhada, passeios de barco ou trilhas mais selvagens.

Com uma vida marinha intacta e nuances de um mar verde azulado, as praias de Fernando de Noronha são um convite ao mergulho de cilindro, snorkeling, surfe, atividades náuticas, além é claro de momentos de contemplação em mirantes ou com o pé na areia.

Fernando de Noronha: informações gerais e dicas básicas

O melhor de Fernando de Noronha, além das praias é claro, é a forma como o turismo sustentável é praticado, respeitando a natureza e proporcionando ao turista uma rica experiência.

Destacamos ainda o fato de ser um destino no Brasil. Você fica admirado e com orgulho de um lugar tão preservado e paradisíaco.

Entre baías e enseadas, a ilha principal do arquipélago contabiliza 21 praias, cada qual com seu charme e encanto. Boa parte delas ficam localizadas no chamado Mar de Dentro (voltado para a costa brasileira), as demais no Mar de Fora (voltado para a África).

A melhor forma de conhecer as principais praias de Fernando de Noronha em um único dia é o Ilha Tour, passeio que nós do blog Muita Viagem indicamos fazer logo no primeiro dia de viagem. É um roteiro cansativo, mas que lhe dará uma boa visão da ilha.

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha?

Elencamos a seguir algumas das melhores praias de Noronha para já lhe dar aquele gostinho das belezas que estão por vir, e inspiração para montar o seu próprio roteiro caso decida não fazer o Ilha Tour.

Praias de Fernando de Noronha

Praia do Cachorro

Praias Noronha

Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha

Foi a primeira praia que conheci na ilha. Um misto de pedras de origem vulcânica e estreita faixa de areia tornam a Praia do Cachorro uma das mais belas.

Já a localização, perto da Vila dos Remédios, o centrinho da cidade, a colocam como uma das mais acessíveis. Para chegar nesta praia Fernando de Noronha, siga pela rua principal até o centro histórico. Desça uma pequena escada e eis uma das mais bonitas praias da ilha.

Evite ir com a maré alta, que acaba cobrindo a já pequena faixa de areia.

Onde ficar em Fernando de Noronha?

Praia do Meio e Praia da Conceição

Praias de Noronha

Praia do Meio, em Fernando de Noronha

Da Praia do Cachorro, siga à esquerda em trilha de fácil acesso em direção à Praia da Conceição. No percurso você consegue avistar a deserta Praia do Meio.

Mergulho em Noronha: Batismo nas ilhas

Em termos de beleza, entretanto, vale seguir a caminhada até a Conceição, de onde é possível avistar um dos pontos turísticos mais fotografados de Fernando de Noronha – a Pedra do Pico.

Praias de Noronha

Praia da Conceição, em Fernando de Noronha

O pôr do sol na Praia da Conceição é um dos mais bonitos. Vale a pena programar uma tarde para ver este belo espetáculo da natureza e curtir um dos pontos de agito de Noronha. Por conta das ondas, é bem procurada por surfistas.

Praia do Boldró

Praias de Noronha

Praia do Boldró, em Fernando de Noronha

Falando em surfe, a Praia do Boldró é a queridinha dos praticantes do esporte. Admirar as cores do céu ao entardecer é uma atração à parte.

Vale a pena subir até o Mirante do Forte do Boldró para ver o melhor pôr do sol de Fernando de Noronha.

Mirante Fernando de Noronha

Mirante Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha

Com diversas pousadas e base da agência de viagens Atalaia, a Vila do Boldró costuma ser um ponto de encontro de bugueiros, especialmente na hora do almoço, por conta do restaurante Du Mar. É bom e não tão caro.

Pousadas domiciliares em Fernando de Noronha

Praia da Cacimba do Padre

A famosa praia tem uma fonte de água potável. Diz a lenda que quem bebe desta água sempre volta à Noronha. Não bebi, mas voltarei, com certeza!

Ao lado da Praia do Boldró, é outra queridinha dos surfistas, muito por conta dos ventos fortes, responsável pelas melhores ondas do Brasil, tanto que ambas faziam parte da etapa brasileira do Mundial de Surfe.

Surf em Fernando de Noronha, o Havaí brasileiro

Praia do Americano e Praia do Bode

As duas praias ficam na costa litorânea entre o Boldró e a Cacimba do Padre. Menos peculiares, mas compõem o cenário deslumbrante deste parte da ilha.

A Praia do Americano é mais isolada e ganhou este nome por conta de ter sido uma das bases do exército dos Estados Unidos durante a Segunda Grande Guerra.

Por estar quase sempre deserta há quem arrisque ficar nu, mas não é uma praia de nudismo. Aliás, é proibido nadar pelado em qualquer praia da ilha.

Já a Praia do Bode é mais acessível, basta seguir à direita pela faixa de areia da Praia da Cacimba do Padre (antiga Praia da Quixaba).

Baía dos Porcos

Praias de Noronha

Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

Está entre as 3 praias mais bonitas de Noronha. Na minha humilde opinião é justamente a terceira, atrás somente da Baía do Sancho e da Praia do Leão.

Da ponta esquerda da Cacimba do Padre, siga por uma curta trilha para chegar à esta linda baía de águas transparentes e reduto de tartarugas marinhas.

Praias Fernando de Noronha

Praia da Baía dos Porcos vista do mirante, em Fernando de Noronha

Com pequena faixa de areia, a baía fica entre rochedos e corais. Não há ondulações e a maré é bem calma, um lugar gostoso para flutuar e agradecer o fato de estar ali, admirando a vista privilegiada do Morro Dois Irmãos.

Baía do Sancho

Praia de Fernando de Noronha

Baía do Sancho, a praia de Fernando de Noronha mais fotografada da ilha

As fotos acima já são motivos suficientes para planejar uma viagem à Noronha, concorda? Então, se você já está prestes a comprar a passagem aérea, vendo as fotos a seguir não terá mais dúvida qual será o seu próximo destino.

A Baía do Sancho é eleita praticamente todos os anos como a praia mais bonita do mundo por guias especializados como o Guia Quatro Rodas e o Trip Advisor.

Passarela que dá acesso ao Mirante da Baía do Sancho

Passarela que dá acesso ao Mirante da Baía do Sancho

Há dois jeitos de chegar na Praia do Sancho. A primeira opção é pelo mar, fazendo o passeio de barco, que atraca lá pertinho para que os turistas façam o mergulho livre com snorkel.

Outra forma, e diria que muito mais divertida, é seguir via terrestre até a entrada do Parque Nacional Marinho para então caminhar pela passarela em madeira que te leva até o Mirante do Sancho.

Como chegar na Baía do Sancho?

Além da taxa de preservação ambiental, quem visita o arquipélago precisa comprar o ingresso para ter acesso ao Parque Nacional Marinho, onde ficam boa parte das praias de Fernando de Noronha. O cartão vale por 10 dias de viagem e custa R$89 (para brasileiros / preço de 2016).

Parques Nacionais: os lugares mais lindos do Brasil

Praia do Porto de Santo Antônio

Praias de Noronha

Da Praia do Porto, em Fernando de Noronha, partem os passeios de barco e mergulho

Comparada com as demais praias, o porto em si não é muito bonito, contudo você certamente irá conhecê-lo se desejar fazer mergulho nas águas transparentes e mar de tons azuis de Fernando de Noronha.

Há quem diga que o barato em Noronha é passar a maior parte do tempo debaixo d’água, por isso recomendo mergulhar em alguns dos inúmeros pontos de mergulho do arquipélago.

Mirante do altto da capela de São Pedro dos pescadores

Mirante do alto da capela de São Pedro dos pescadores

Estando lá, vale a pena seguir até o morro onde fica a Igreja de São Pedro, um mirante com um outro ponto de vista da ilha. Após o mergulho, vale curtir o visual e a comida do restaurante Mergulhão, que fica logo ali.

Estas são algumas das praias paradisíacas que compõem o litoral do Mar de Dentro. A seguir as demais praias da margem do Mar de Fora.

69 dicas de pousadas em Fernando de Noronha

Praia do Leão

Praias Noronha

Praia do Leão, em Fernando de Noronha

Talvez por seu aspecto selvagem, a Praia do Leão é, na minha despretensiosa opinião, a praia mais exótica do Brasil. Alguns rochedos, vegetação nativa e larga faixa de areia fofa formam um mosaico de cores difícil de esquecer.

Com mar de arrebentação e forte correnteza torna o banho de mar perigoso. Molhei apenas os pés e senti-me abençoado pela exuberância da natureza.

Baía do Sueste

Praias Noronha

Praia da Baía do Sueste, em Fernando de Noronha

Apesar de ter ganho fama de local perigoso por conta do recente ataque de tubarão (o único em 20 anos), é o lugar que mais recomendo para snorkeling. O ecossistema na ilha é tão equilibrado que as chances de algo se repetir é nula.

É possível fazer travessia a nado até uma das pontas da praia. As tartarugas gigantes nadam ao seu lado, os tubarões ficam embaixo dos seus pés. É uma sensação de medo e realização ao mesmo tempo. É simplesmente incrível!

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia, em Fernando de Noronha

Praia do Atalaia, em Fernando de Noronha | Foto: Rui Brito

É uma das praias mais reservadas da ilha. A entrada não somente é controlada, como limitada. Para conhecer esta belezura e suas piscinas naturais agende o passeio com antecedência na sede do Projeto Tamar de Fernando de Noronha.

Recomendo que o faça o mais breve possível à sua chegada na ilha. Além de todas restrições, o roteiro ainda depende da maré baixa.

Durante o percurso, o turista tem momentos de puro encantamento com o silêncio do ambiente e a vista panorâmica dos mirantes ao longo da trilha.

Uma dica é levar água para beber e frutas para comer durante a caminhada, além de vestir uma camiseta de manga longa para não abusar do protetor solar já que o uso do produto o impedirá de entrar nas piscinas naturais, verdadeiros aquários e berçário de peixinhos coloridos.

Trilhas em Fernando de Noronha

As praias do Sueste e do Atalaia constituem áreas de reserva do ICMBio, por isso a entrada é controlada e necessário estar de posse do ingresso ao parque.

Respeite as orientações dos guias e ajude a preservar o meio ambiente para que possamos deixar para as futuras gerações este lindo paraíso brasileiro.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

4 Comentários

  1. Nossa que praias lindas, parabéns pelo belo post e fotos.

  2. A Baía do Sancho é um lugar mágico,muito belo e selvagem.É um bom lugar para contemplar,admirar e sonhar perante um imenso mar azul.As minhas visitas ao Arquipélago de Fernando de Noronha foram inesquecíveis.O lugar tem belezas fantásticas,mas é preciso ter a orientação de guias conhecedores da região.Lá conheci pessoas de muitas partes do mundo,principalmente europeus.Parabéns!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*