Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O que fazer na praia do Forte, no litoral norte da Bahia
A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, é uma coleção de lindas paisagens
A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, é uma coleção de lindas paisagens

O que fazer na praia do Forte, no litoral norte da Bahia

A praia do Forte, na Bahia, mistura paisagens únicas, com piscinas naturais, coqueiros e uma linda igrejinha a beira-mar, ou uma lagoa cercada por uma área de preservação -e pista de corrida e para andar de bike- com a oportunidade de ver tartarugas marinhas no projeto Tamar e, durante a temporada de baleias, as incríveis jubartes que buscam as águas quentinhas do litoral norte da Bahia para acasalar.

Além das atrações naturais, a praia do Forte, parte do município de Mata de São João, é um ótimo ponto de partida para um roteiro de carro no litoral norte da Bahia (fica bem perto, a menos de 30 km, de praias como Imbassaí, Arembepe, Santo Antônio e Costa do Sauípe…) e é bastante descolada e badalada, com muitos restaurantes, lojinhas e pousadas charmosas.

– Lugares para viajar na Bahia

A principal via da praia do Forte é a Alameda do Sol, um passeio onde não entram carros. A Alameda do Sol, na prática, é um charmoso shopping a céu aberto, com lojinhas descoladas, restaurantes e algumas pousadas.

A praia do Forte fica a 55 km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros

A praia do Forte fica a 55 km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros

Algumas entre as pousadas mais baratas da praia do Forte, como a Mares do Forte, onde ficamos, estão localizadas nessa rua principal.

Nas ruas paralelas à Alameda do Sol, ficam algumas pousadas e hotéis e outra opção de lugar barato para ficar, o Hostel Praia do Forte, em uma casa bem arrumadinha.

O que fazer na praia do Forte

Fazer um passeio de barco de observação de baleias jubartes

Entre julho e outubro, acontece a temporada das baleias, quando os bichões buscam as águas baianas para acasalar.

Os sortudos conseguem ver os incríveis animais em incríveis manobras fora da água. A chance de ver as baleias, na temporada, é alta, e o passeio pode ser remarcado de graça quando os animais não comparecem.

Visitar o Projeto Tamar

A praia conta com um ponto de visitação do projeto Tamar, que busca proteger as tartarugas marinhas que buscam as praias brasileiras para se repdroduzir.

Nadar nas piscinas naturais

Algumas piscinas naturais atraem crianças e famílias na praia do Forte, na Bahia

Algumas piscinas naturais atraem crianças e famílias na praia do Forte, na Bahia

A extensa praia do Forte tem áreas com recifes que formam piscinas naturais. São muito bonitas, porém não encontrei nenhuma ótima para banho, como são as piscinas naturais da Costa dos Corais, entre Alagoas e Recife.

Conhecer a Reserva de Sapiranga

Bela reserva para conhecer a flora e a fauna local, tem trilhas, entre elas uma que leva ao rio Pojuca, onde é possível tomar banho de rio. Oferece atividades como tirolesa e passeio de caiaque.

Passear à noite na Alameda do Sol

A rua principal da praia do Forte conta com restaurantes charmosos e alguns bares. No final da rua, já quase na beira da praia, fica a bonita Igreja São Francisco De Assis, com uma bonitinha iluminação à noite.

Passar o final de tarde na Lagoa Timeantube

A lagoa da praia do Forte é um lugar romântico para ver o pôr do sol na Bahia

A lagoa da praia do Forte é um lugar romântico para ver o pôr do sol na Bahia

A lagoa na entrada da praia do Forte é um ótimo lugar para passar o final da tarde -o pôr do sol é lindo- e caminhar, pois possui um passeio bem cuidado no entorno.

Segundo as plaquinhas na lagoa da praia do Forte, é possível tomar banho em suas águas, mas não vi ninguém fazer isso (fiquei tentado).

Conhecer o litoral norte da Bahia

A praia do Forte fica na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, com diversas praias lindas em um raio de menos de 50 km.

A Linha Verde – Estrada do Coco é bem sinalizada e conservada e também com belas paisagens nas suas margens.

Entre as praias próximas da praia do Forte estão paisagens lindas do litoral nordestino como Arembepe, famosa pela vila hippie, Imbassaí, onde um rio se encontra com o mar formando um cenário único, Costa do Sauípe, famosa pelos resorts (alguns dos melhores resorts da Bahia ficam na região da praia do Forte) e Massarandupió, uma das mais bonitas praias de naturismo do Brasil.

Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano

Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano

Passagens aéreas para a praia do Forte

O aeroporto mais próximo da praia do Forte é o Aeroporto de Salvador.

É para Salvador que você deve comprar passagens aéreas para visitar a praia do Forte.

E dá para dizer que, na prática, o Aeroporto de Salvador é o aeroporto da praia do Forte: ele fica a apenas 55 km da praia do Forte e o caminho é praticamente só pela Linha Verde – Estrada do Coco, uma boa estrada, que dá acesso rápido para a praia do Forte para quem viaja de avião para Salvador.

Além disso, ao lado do aeroporto de Salvador ficam diversas locadoras de carros -e vale muito a pena alugar um carro para explorar a região da Costa dos Coqueiros baiana.

Quem compra uma passagem aérea para Salvador e aluga um carro chega rapidinho na praia do Forte. No caminho, vale a pena parar em Arembepe, que está mais ou menos no meio da distância entre a praia do Forte e Salvador.

Onde ficar na praia do Forte

Com muitas opções de pousadas e hotéis, a praia do Forte conta com excelente estrutura de lugares para ficar.

Se a ideia é fazer uma viagem mais sofisticada, vale a pena explorar os ótimos resorts da região na Bahia, não só na praia do Forte, como também os resorts em Imbassaí, Costa do Sauípe e outros lugares próximos.

Quem procura um lugar barato para ficar perto da praia do Forte, vale a pena verificar pousadas em Arembepe ou na vila de Diogo.

A praia do Forte e Imbassaí contam com hostels, que são opções mais econômicas de hospedagem.

Em Santo Antônio e Arembepe existem campings, para os mochileiros e quem gosta de acampar pertinho da praia.

Neste artigo, comentamos sobre algumas opções de lugares para ficar na praia do Forte e região, de resorts a pousadas, e também falamos sobre uma das pousadas mais baratas da praia do Forte, Mares do Forte, onde ficamos hospedados na nossa viagem.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*