Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / As 16 melhores praias de Ubatuba, litoral norte de SP
Praias de Ubatuba
A Praia de Prumirim é uma das mais tranquilas e bonitas do litoral norte de SP

As 16 melhores praias de Ubatuba, litoral norte de SP

Com 100 km de costa litorânea e mais de 80 praias e ilhas, Ubatuba é um dos municípios do Estado de São Paulo com maior número de praias.

São tantas praias que é impossível conhecer todas em um único verão.

Fizemos uma viagem de carro pelo litoral paulista em busca das praias mais bonitas de SP. Já apresentamos as praias de Bertioga, São Sebastião e Ilhabela. Abaixo, elencamos as 16 melhores praias de Ubatuba.

A partir de São Paulo, passando Maresias, vêm a cidade de Caraguatatuba e em seguida Ubatuba, com litoral extenso, há as praias do Sul e as praias do Norte, estas últimas mais próximas do Rio de Janeiro (RJ).

Guia com dicas de viagens para Ilhabela, litoral paulista

As 16 melhores Praias de Ubatuba

A sequência é um blend de praias de Ubatuba a partir do litoral Sul rumo ao Rio.

Lagoinha

Praias de Ubatuba

A Lagoinha é a primeira praia bacana do Sul de Ubatuba.

A Lagoinha é uma das praias mais procuradas de Ubatuba. É uma boa dica de lugar para passar as férias com as crianças no litoral norte.

A praia é limpa, tem mar calmo e há opções de hotéis, pousadas e apartamentos para alugar para temporada. Um dos quiosques mais bacanas de Ubatuba é o Kokoloko Bar. É pé na areia e tem uma área coberta bem charmosa. Fica em frente ao posto de gasolina Lagoinha, ao lado destes coqueiros da foto.

Ver fotos de pousadas em Ubatuba e faça reserva pelo Booking

Praia da Fortaleza e Praia Brava

Praias do litoral de SP

Praia da Fortaleza (ao fundo) e a Praia Brava

A Praia da Fortaleza é uma das praias com acesso mais difícil, mas é possível ir de carro em estrada asfaltada em más condições e muitas curvas. Estacionar o carro é outra tarefa complicada, mas sempre há um jeitinho.

Praia Brava - Ubatuba-SP

A Praia Brava é uma das mais bonitas de Ubatuba.

Da estrada para a Praia da Fortaleza é possível avistar a Praia Brava, uma das praias mais bonitas e tranquilas de Ubatuba. Diferente do nome, o mar é calmo com poucas ondas.

O que fazer em Ubatuba: Projeto Tamar e cachoeiras

Praia Vermelha do Centro

Praia Ubatuba

A Praia Vermelha do Centro é legal para curtir e paquerar

É uma das praias mais bonitas de Ubatuba. A praia tem fácil acesso, estacionamento e boa infraestrutura com quiosques na orla. O mar é perigoso e agitado, por isso irado para quem curte pegar altas ondas.

Melhores praias de São Paulo: guia com dicas do litoral paulista

Domingas Dias (praia verde)

Domingas Dias é uma das praias mais família de Ubatuba

Domingas Dias é uma das praias mais família de Ubatuba

É a praia mais bonita do centro-sul de Ubatuba.

A praia fica localizada em condomínio com segurança particular e acesso controlado. Logo na portaria é solicitado documento e necessário pagar a taxa de R$ 10 de Zona Azul (24h).

Aliás, durante o verão a fiscalização aumenta e uma dica é já comprar alguns cartões de Zona Azul no centro de Ubatuba. Ou melhor, deixar o carro na Praia do Lázaro e acessar a praia por meio de uma trilha curta e fácil.

Leia mais dicas no final do post antes de pegar o carro e viajar para o litoral.

Ver fotos de pousadas em Ubatuba e faça reserva pelo Booking

Praia Toninhas

Praias Ubatuba

A Praia de Toninhas tem mar perigoso, mas é uma praia gostosa.

Apesar do mar agitado, é uma praia gostosa para passar o dia. A rede hoteleira oferece hotéis e pousadas românticas. É uma praia de fácil acesso, com mirante perto do calçadão, um pouco sujo, mas com uma vista maravilhosa.

Preserve o meio ambiente. Não polua as praias. Jogue lixo no lixo!

Praia Grande

Praia Grande, Ubatuba

A Praia Grande, em Ubatuba, é bem movimentada.

É uma das praias mais procuradas de Ubatuba. É uma praia limpa, com larga faixa de areia e boa infraestrutura turística, com quiosques pé na areia e empresas de turismo para passeios de caiaque, SUP e outros esportes náuticos.

Praia do Tenório

Praia Ubatuba

A Praia do Tenório é boa para crianças pequenas

É uma praia pequena e bem localizada, seguindo rumo ao litoral norte de Ubatuba. A Praia do Tenório é ótima para o banho de mar e costuma ficar lotada no verão, com grande fluxo de pessoas entre esta e a Praia Vermelha do norte. É uma praia boa para crianças.

Ver fotos de pousadas em Ubatuba e faça reserva pelo Booking

Praia Vermelha do norte

Melhor Praia de Ubatuba

A Praia Vermelha do Norte é a melhor e mais bonita de Ubatuba

A melhor praia de Ubatuba na opinião do blog. A Praia Vermelha do Norte é uma praia de tombo, de areia grossa e muito bonita. É a preferida dos surfistas que a consideram um dos melhores picos para surfar em Ubatuba.

Melhores picos de surf para viajar

Barra Seca

Ubatuba

Praia de Barra Seca, em Ubatuba

É uma praia boa para o banho de mar. Há muitos barcos por conta da Marina. A dica é ficar no Bar e Restaurante Vila do Pescador, um quiosque bacana pé na areia com tendinhas para se proteger do sol. Peça uma caipirinha e curta esta tranquila e bonita praia de Ubatuba.

Itamambuca

Praia de Itamambuca - Ubatuba

Itamambuca é uma das praias mais populares de Ubatuba

Talvez uma das praias mais famosas do litoral norte de SP. A Praia de Itamambuca está sempre lotada. Há muitos condomínios e casas para alugar, além de pousadas e hotéis. Apesar de mar um pouco agitado, ainda é uma praia boa para crianças pequenas.

Praia do Félix

Praia do Félix - Ubatuba

A Praia do Félix é uma das melhores do litoral norte para passar o dia

Outra praia com acesso controlado, porém de fácil acesso de carro. Está na nossa listinha de melhores praias de Ubatuba. Assim como grande parte das praias de Ubatuba, tem ondas grandes e picos perfeitos para o surfe.

Da Praia do Félix é possível fazer algumas trilhas para prainhas menores – Prainha do Félix e Praia das Conchas.

Seguindo estrada, a partir da Praia do Félix, as praias começam a ficar mais bonitas e ao mesmo tempo mais desertas. O litoral paulista é tão rico em praias paradisíacas que sempre sobra uma praia deserta para quem é aventureiro e gosta de explorar praias mais selvagens e distantes da muvuca.

Prumirim

Ubatuba

Prumirim é uma das praias mais bonitas do litoral norte de SP

Uma praia deserta e com natureza particular. É uma das praias mais tranquilas de Ubatuba. É fácil chegar e há lugar para estacionar o carro com Zona Azul. Atravessando as rochas há uma prainha ainda mais reservada.

Praia do Puruba

Praia deserta em Ubatuba

Puruba é uma praia deserta em Ubatuba

É uma praia abeçoada pelo Rio Puruba, que forma uma piscina natural à beira do mar, com áreas de proteção ambiental, mangues e vegetação nativa.

O acesso não é difícil, porém é preciso atravessar o rio para chegar à areia. Quando fomos, algumas crianças brincavam, mas é deserta e romântica.

Almada

Almada - Ubatuba

A Praia da Almada é bem reservada e boa para relaxar

É uma praia linda para passar o dia. A areia é branquinha, há quiosques e o mar é tranquilo, com poucas ondas.

Antes de chegar na Almada há uma colina de onde se tem um dos melhores lugares para apreciar o fim de tarde e o pôr do sol em Ubatuba, litoral de SP.

Por-do-sol, em Ubatuba

Mirante na estrada para a Praia da Almada, em Ubatuba

Praia do Camburi

Camburi - Ubatuba

A Praia de Camburi é a última e uma das mais bonitas do litoral de SP

Praticamente na fronteira com o RJ, Camburi, é uma das praias mais bonitas de Ubatuba. A proximidade com a vila de Trindade e Paraty tornam um ótimo lugar para relaxar e ter praias paradisíacas a poucos minutos de carro.

Guia com dicas das melhores praias de São Sebastião

Dicas práticas e cuidados

Muitas praias do litoral são mantidas por associações dos condomínios à beira mar. Por isso, para entrar em muitas praias é necessário passar por uma portaria, sempre com livre acesso ao público. Não existe praia particular.

Para deixar o carro estacionado na rua perto das praias é quase sempre exigido cartão Zona Azul de Ubatuba. A folha do cartão custa R$ 10 e vale o dia todo.

Outro detalhe importante para quem não conhece muito o litoral norte de SP é que 90% das ruas secundárias são de terra com muitos buracos. Por isso, saiba que quanto mais longe da beira mar, mais buraco tende a pegar nos trajetos pousada-praia.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

35 Comentários

  1. caro amigo, muito interessante suas obs, mas creio eu que tenha esquecido da Prai da Maranduba, uma pria linda, enorme, com varia opcoes de lazer contando com o Tobo ocean….
    vlw abracos

    • è porque o post fala de praia não de uma imitação do piscinão do Ramos.

      • Eva me desculpe mais vc realmente conhece a praia da Maranduba?? Com certeza não , pois se conhecesse não diria uma coisa absurda dessa (piscinão de ramos) ela está localizada entre Ubatuba e Caraguatatuba, é uma linda praia faz divisa com a praia da Sape (praia dos surfistas) e a praia da Lagoinha excelente praia para família, portanto vc não conhece a beleza do lugar e não deveria falar do que não sabe. Eu posso falar porque sei com muito orgulho do que estou falando, vá procurar saber antes de falar uma besteira dessa.

    • Exato, Maranduba pra mim é a melhor praia de Ubatuba! Muito boa

  2. Caro editor! Juntando toda beleza das praias citadas, não se compara a beleza da praia do Itagua. O mar tendo ao fundo a serra e as ilhas em tom azulado, formam uma beleza dígna de adoração.

  3. Com certeza entre 105 praias. E difícil bater os nossos gostos. E acredito que o Dan ainda não conhece a grande maioria das praias de nossa cidade. Posso citar as lindas Praias: Do Cedro, cedrinho, Bonetinho, Pulso, Justa, de fora do Felix entre outras. Mas pelo menos já mostra pra os turistas um pouco de nossa linda Ubatuba.

    André Diniz
    Guia de turismo profissional

    • Oi André. Obrigado pelo comentário. De fato, ainda não conhecemos 100% das praias – é o maior litoral de SP. Ainda falaremos mais sobre as praias citadas por você.

      Além de divulgar, reforçamos que todos mantenham as praias limpas para preservar as belezas de Ubatuba.

  4. Ola! Por favor notem que mencionaram a praia Domingas Dias mas a foto é da praia do Lázaro, que também é belíssima como comprova a foto, e merecia estar na lista. Mas são muitas mesmo, difícil selecionar somente 16!

  5. Não consigo olhar por muito tempo está me dando dor de barriga de vontade de ir

  6. e a da Fazenda? Linda demais!!!

  7. O que estraga no passeio em Ubatuba:
    (1) Prefeitura atua com o exesso de multas de transito, esta cidade tem zona azul e radar de velocidade em tudo que é lugar…….de repente você está na estrada a 80km e a velocidade obrigatória cai imediatamente para 40km em certos trechos, para reduzir na hora e não tomar multa, tem de brecar firme e rezar para não ter ninguém atraz.
    (2) Outro incoveniente é o difícil acesso em algumas praias (tipo a praia Dura) que pelo exesso de invasores/propriedades no terreno da Marinha do Brasil, tem construções belíssimas que o impedem quase de chegar a areia.
    (3) A higiene nos locais de alimentação (restaurantes, sorveterias e outros) são terríveis, fora o Cartel de preços ao consumidor que é prática local.
    (4) A cidade é infestada por pernilongos e é real a preocupação com qualquer picada, pode-se pegar uma dengue ou zica muito fácil, e o custo de repelente lá, é absurdo.

  8. Caro editor, me desculpe mas considerar uma praia como barra seca melhor que Maranduba que vc nem considerou e ate uma sacanagem, pois a praia e suja de detritos de pescaria e oleo de motor de popa, sei pois ja tive casa na vila e agora tenho apartamento em maranduba e nao troco por nehuma delas a nao ser passeando…..

  9. Deixaram de mencionar praias belíssimas como a praia do Cedro, praia das Sete Fontes e prainha do Alto. Ubatuba tem praia pra todos os gostos, tem praia pra quem curte agito e pra quem curte sossego; pra quem curte ondas e pra quem curte águas calmas, praias com muitos quiosques e restaurantes e praias desertas e paradisiacas. Quanto a listagem acima, Barra Seca??? Eu acho essa praia horrível, cada um com seu gosto. 😉

  10. Desiree Gonçalves da Silva

    O post esquecwu de citar uma praia paradisíaca Caçandoca, lugar para relaxar e curtir lindos dias de verão, muitas árvores a beira mar , um visual incrível! Fora as belezas naturais ainda contamos com a hospitalidade da populaçao quilombola, um povo muito alegre que serve petiscos deliciosos,vale a pena conferir!

    • Adoro Ubatuba, não conheço todas as praias mas cada vez que vou descubro pq Ubatuba é tão procurada pelos turistas… minha reclamação é com os preços praticados pelos quiosques e o trânsito para voltar ….

  11. A matéria não tem Praia do Cedro (principalmente), Caçandoca, Estaleiro do Padre, Maranduba mas tem Barra Seca e Praia Grande no lugar… Sei que cada um tem um gosto, mas vale pesquisar por essas também e talvez fazer uma matéria mais elaborada, abs.

  12. Pra mim praia do Estaleiro e Praia do Cedro tem que estar na lista.

  13. Olá pessoal vcs esqueceram de Ponta aguda, ela é linda, vou todo ano nas minha férias, sempre numa época que está vazia, amo esta praia, Fevereiro estou aí de novo!!!!! Amo Ubatuba!!! Este ano vou conhecer Domingas Dias entre outras!!!

  14. Concordo que a Maranduba não esteja na lista, lugar cheio, sujo, facilmente se vê urubus no meio da galera, e fora o pessoal bem educado que adora jogar sujeira no chão, já vi fralda na aguá e famílias inteiras em colchões infláveis, acredito que um dia já possa ter estado entre as melhores, mas hoje… hoje é apenas um nome conhecido.

  15. Renata B Vicentini

    Gente, eu concordo… a Maranduba já foi muito bonita, mas hoje em dia está muito ruim. Muitos bêbados, muita sujeira, gente mal educada… Eu estava no Sapé, no Hotel, no feriado de março e fui caminhando até a Maranduba, voltei antes de chegar no segundo quiosque. Quase tomei bolada de uns bêbados jogando futebol, um horror! Fora o tanto de fraldas, restos de comida, côco, espigas… muito triste. A Maranduba não merecia isso :(

  16. Alguém sabe me dizer se em Setembro é uma boa época para visitar Ubatuba?

  17. Olá quero ir pra Ubatuba dia 13/06/2016 semana que vem, será que está chovendo muito?? ta frio ?? essa epoca. Por favor me ajudem !!

  18. Alguém saberia me informar qual a primeira praia de Ubatuba quando embarcamos na rodoviária? Gostaria também de me informar sobre campings de confiança e baratinhos :) minha meta é fazer a trilha das 7 praias.
    Obrigada!

  19. Hola quiero viajar a ubatuba en 12 febrero del 2017 si Dios lo permite.
    Algún dato de alojamiento o consejos para el viaje.
    Gravias

  20. ALEXANDRE LAVORATO

    A intriga gera a curiosidade do turista em explorar mais essa maravilha chamada Ubatuba. Impossível destacar as praias mais bonitas, pois todas tem a sua peculiaridade. A trinta e tantos anos, amando essa cidade, ainda não me foi revelado todos os seus encantos. Vale a pena conferir. Parabéns pela matéria.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*