Início / Antes da Viagem / As 20 melhores praias de Ilhabela, no litoral de SP
A Trilha do Bonete é uma das mais difíceis, mas o visual recompensa demais!
A Trilha do Bonete é uma das mais difíceis, mas o visual recompensa demais!

As 20 melhores praias de Ilhabela, no litoral de SP

Há pesquisas que apontam mais de 70 praias em Ilhabela – desde praias inóspitas e vilas de comunidades caiçaras até praias mais badaladas para curtir no verão, pontos de mergulho em naufrágios e praias com condições perfeitas para a prática de windsurf e kitesurf.

O arquipélago de Ilhabela é incrível. Vale a pena passar uma semana nas férias ou repetir uma viagem de fim de semana dada a quantidade de praias.

É difícil conhecer todas as praias em pouco tempo. Algumas, com difícil acesso, acabam sendo exploradas apenas por aventureiros e caiçaras.

Mas com tanta praia bonita, escolhendo Ilhabela como lugar para passar as férias de verão, opções não irão faltar. Ilhabela concentra algumas das melhores praias do litoral norte de SP. Confira!

Melhores Praias de Ilhabela – Litoral Norte

Como já dissemos, são tantas opções de praias que você poderá ficar perdido. Para ajudar, organizamos as praias de acordo com a localização (Norte ao Sul), com dicas sobre o perfil da praia e facilidade de acesso.

Praia da Fome

A Praia da Fome é uma das mais isoladas da Ilha.

A Praia da Fome é uma das mais isoladas da Ilha.

Uma pequena praia localizada no extremo norte da ilha. O acesso é feito apenas de barco. A Praia da Fome ganhou este nome, pois era uma antiga prisão, onde condenados eram abandonados – ou morriam de fome ou de tantas picadas de borrachudos. É uma das praias mais bonitas e selvagens de Ilhabela.

Não esqueça de levar o repelente. Estas praias mais desertas têm sempre mais insetos. Geralmente os passeios de barco até a Praia de Castelhanos faz uma parada na Praia da Fome.

Praia do Jabaquara – 25 km do centro

A Praia do Jabaquara é uma das mais bonitas do Brasil.

A Praia do Jabaquara é uma das mais bonitas do Brasil.

Eleita como uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Jabaquara tem fácil acesso por estrada de terra em boas condições e pequena trilha. A praia é um dos lugares mais românticos da ilha. Indicada para casais e aventureiros.

Vale a pena ir cedo e passar o dia por lá. Como não há infraestrutura, leve um sanduíche natural, frutas e muita água e cerveja (se beber). Há apenas um estacionamento que custa R$ 10.

Lembrando que pela manhã e no final do dia há sempre mais borrachudos. Já disse que repelente é item obrigatório em Ilhabela? (Nas aulas de sobrevivência na selva do curso de comissário de voo aprendi a técnica de que urina afasta insetos, mas recomendo usar apenas em casos extremos.)

Guia com dicas de turismo e roteiros no litoral paulista

Praia de Pacuíba

Praia de Pacuíba - Ilhabela

Uma praia deserta, indicada para relaxar.

Achei uma das melhores praias para relaxar no litoral paulista. O acesso é fácil, feito por estrada de terra e uma trilha entre degraus e raízes de árvores. É possível deixar o carro na estrada, mas para isso é bom chegar cedo.

Apesar de ser uma praia selvagem e bem deserta, acredito que seja possível ir com crianças. Há uma bica com água natural e árvores que fazem sombra. Achei uma das praias mais bonitas e recomendo para ficar sossegado e descansar.

Praia da Armação

praia-armacao-ilhabela

Praia da Armação é boa para paquera.

É uma das praias mais badaladas do norte de Ilhabela. É indicada para todos – desde grupos de amigos solteiros, casais e famílias com crianças. A praia é ótima para a prática de kitesurf e windsurf.

O acesso é fácil, porém é preciso encontrar algum lugar que seja permitido estacionar o carro na beira da estrada.

Praia do Pinto

A pequena Praia do Pinto fica movimentada no verão.

A pequena Praia do Pinto fica bem movimentada durante o verão.

Ao lado da Praia da Armação, a pequena Praia do Pinto também é bastante procurada por jovens no verão. Estacionar o carro não é tarefa muito fácil, mas com mar calmo, é uma praia boa para levar as crianças.

Praia de Garapocaia – Pedras do Sino

Melhores praias de Ilhabela

Garapocaia (Pedras do Sino) é uma praia boa para ir com crianças.

É uma praia muito boa devido à infraestrutura – há estacionamento e restaurante. Além disso, a passarela que leva ao mirante da Pedra do Sino, rocha que emite som igual ao badalar de um sino, dá um charme todo especial ao lugar.

É uma praia boa para famílias com crianças. A acessibilidade torna uma praia amiga para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Praia da Siriúba

A Praia de Siriuba é tranquila e boa para banho de mar.

A Praia de Siriuba é tranquila e boa para o banho de mar.

Ao lado da Praia de Garapocaia, a Siriúba é mais tranquila do que a vizinha, o mar é calmo e há lugar para estacionar o carro, o que torna uma praia boa para criança. Há um campinho com traves para quem quiser jogar futebol na areia.

Praia do Viana

A Praia do Viana tem boa infraestrutura turística.

Além de bonita, a Praia do Viana tem boa infra turística e mar calmo.

É uma praia bem badalada e boa para crianças devido à infraestrutura. Há quiosques e restaurantes, além de vagas para estacionar o carro. Ali também é um dos pontos para a trilha da Cachoeira da Friagem.

O que fazer em Ilhabela: guia com dicas de turismo

Praia Barreiros

Barreiros é pacata e muito bonita. É uma praia de pescadores.

Barreiros é pacata e muito bonita. É uma praia de pescadores.

É uma praia com muitos coqueiros e barcos pesqueiros. Barreiros tem uma beleza ímpar e pode ser uma boa opção de praia tranquila perto da Vila e do centro histórico. Tem um mirante bem legal para ver o porto e boa parte da baía de São Sebastião – litoral norte de SP.

Praia do Engenho d´Água

Aprenda a velejar em Ilhabela, capital da vela.

Aprenda a velejar em Ilhabela, capital da vela.

A Praia do Engenho d´Água é boa para a prática de windsurf e vela. Fica ali na Vila, perto de restaurantes e outros comércios.

Praia do Itaquanduba

Praia de Itaquanduba - Iilhabela

A Praia de Itaquanduba é boa para a prática de windsurf.

A praia fica localizada na Vila, por isso mesmo conta com opções de restaurantes por perto. A praia é muito boa para ir com crianças por conta do mar sem muitas ondas e ter um parquinho com brinquedos no calçadão.

Praia do Perequê

Praia do Perequê - Ilhabela

A Praia de Perequê fica no centro, e é indicada para a prática de kitesurf.

É um dos lugares mais agitados devido a localização, entre a Vila e Barra Velha. Acredito que seja um dos melhores lugares para ficar hospedado. Ficando ali, você fica bem localizado. Há restaurantes e pousadas.

A Vila e Barra Velha são os bairros mais comerciais de Ilhabela – há supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, ciclovia, hotéis e pousadas.

Ver fotos de pousadas e faça reserva pelo Booking

Melhores Praias de Ilhabela – Litoral Sul

Praia do Portinho

Praia do Portinho - Ilhabela

A Praia do Portinho é um lugar gostoso para curtir o fim de tarde.

A Praia do Portinho é pouco procurada, e por isso mesmo, um ótimo lugar para curtir o espetáculo do pôr-do-sol numa boa. Há um deck para apreciar o mar e quiosque se quiser beber ou comer algo, além de lugar para estacionar o carro.

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira - Ilhabela

O pôr-do-sol deixa a Praia da Feiticeira ainda mais charmosa.

É uma das nossas praias favoritas em Ilhabela. É deserta e muito tranquila para relaxar. Uma praia boa para casais curtirem um fim de tarde especial admirando o pôr do sol.

O acesso é feito de carro até uma parte, onde há um estacionamento e depois uma pequena caminhada a pé. A partir da Praia da Feiticeira é possível acessar a Trilha para a Cachoeira dos 3 Tombos.

Ilhabela: dicas para viajar para o litoral paulista

Praia do Julião

Praia do Julião - Ilhabela

A Praia do Julião é bonita e romântica.

Outra praia romântica em Ilhabela. É um pouco escondida, mas muito procurada. É uma das praias mais bonitas de Ilhabela em nossa opinião. Há lugar para estacionar o carro na beira da estrada.

Dicas de ilhas turísticas brasileiras

Praia Grande

Praia Grande - Ilhabela SP

A Praia Grande tem boa infra, sendo uma das melhores para ir com crianças

A Praia Grande é uma das melhores praias para passar o dia com crianças. O legal da praia é o parquinho na pracinha e a grande faixa de areia. Além disso, é uma praia bonita e menos procurada do que a Praia do Curral, que fica ao lado.

O local também é um bom lugar para ficar em Ilhabela. Há opções de pousadas e hotéis por perto e a localização é uma das melhores na ilha, especialmente para famílias.

Ver fotos de pousadas e faça reserva pelo Booking

Praia do Curral

Praia do Curral - Ilhabela

A Praia do Curral é uma das mais agitadas de Ilhabela.

É a praia mais “farofa” de Ilhabela, o que não a torna uma praia feia. Muito pelo contrário – é uma praia linda!É indicada para famílias com crianças pela quantidade de quiosques pé na areia. Na beira da estrada há restaurantes, pousadas e agências de turismo.

Praia do Veloso

Praia do Veloso - Ilhabela

A Praia do Veloso é uma das mais tranquilas do sul da ilha.

Outra praia bonita e tranquila do litoral paulista. É a última praia do sul de Ilhabela acessível de carro. Como não é muito procurada por famílias, é indicada para curtir com amigos.

Praia do Bonete – 35 km do centro

Praia mais bonita em Ilhabela-sp

O Bonete é a praia mais bonita do litoral de SP.

A praia mais bonita de Ilhabela e uma das mais bonitas do Brasil.

A praia é acessível de barco ou em trilha com percurso de 12 km – que levamos cerca de 5 horas para completar. Fazer a trilha (nível difícil) é maneiro porque passamos por três cachoeiras – Cachoeira da Laje, Cachoeira do Areado e Cachoeira do Saquinho.

Para chegar até a Trilha do Bonete é preciso seguir pela estrada rumo ao sul da ilha, estacionar o carro na Ponta da Sepituba e seguir trilha a pé até chegar na Praia do Bonete. De lá, voltamos de barco com caiçara nativo.

10 Destinos para viagens curtas e baratas perto de SP

Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos - Ilhabela

A Praia de Castelhanos está entre as mais bonitas de Ilhabela.

Apesar de ser cada vez mais explorada por conta da Estrada Parque dos Castelhanos – que permite o acesso à Praia de Castelhanos via terrestre, a praia ainda mantém-se linda.

O jeito mais fácil de chegar em Castelhanos é o passeio de barco, mas também é possível seguir por estrada de terra em percurso de mais de 44 km (ida e volta). Dependendo das condições da estrada, até carro de passeio consegue fazer a rota, porém é mais indicado ir de bicicleta ou jipe.

As praias do litoral norte de SP são lindas. Devemos cuidar e preservar. Por isso, jamais deixe lixo nas praias, recolha o seu lixo e não jogue lixo pelas trilhas. Faça a sua parte e preserve o litoral paulista!

Fotos: Muita Viagem

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

4 Comentários

  1. Olá Dan, valeu pelas dicas!!!

  2. Adorei as dicas!
    Mas é a praia Itapecerica, ao Sul, como é?
    Obrigada!

  3. show de bola, ótimas dicas, valeu mesmo!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*