Início / Na Viagem / Porto de Galinhas, praias mais lindas do que outras…
Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, praias mais lindas do que outras…

Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região tem 11 opções que agradam tanto quem busca sossego e contemplação quanto os apreciadores de esportes náuticos e da natureza selvagem.

São 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina e morna, com temperatura média de 28º C. O roteiro começa em Camboa e termina em Toquinho.

Onde comer em Porto de Galinhas

Confira o que há melhor a fazer em cada uma das praias de Ipojuca, de ponta a ponta:

Ver fotos de pousadas em Porto de Galinhas e faça reserva pelo Booking

Borete
Movimentada nas áreas próximas aos hotéis, Borete fica situada no trecho entre a Vila e os hotéis. Sem a proteção de arrecifes e com ondas mais altas, a região é muito procurada por surfistas.

Cacimbas
Cacimba é o nome de um recipiente para armazenar água o que, nesta praia, se materializa em uma piscina natural de água transparente, cercada por recifes, que pode ser acessada a poucos passos da cadeira ou do guarda-sol.

Isso torna Cacimbas um lugar perfeito para o banho de mar durante a maré baixa. Em alguns trechos, as ondas são mais fortes e atraem surfistas. Outro atrativo de Cacimbas são as grutas esculpidas em um banco de rochas pela força do mar.

Vale a pena levar máscara e snorkel para conferir essa obra de arte da natureza. O acesso a Cacimbas deve ser feito pela beira-mar em 3 km de caminhada, a partir de Serrambi, a pé ou de buggy.

Camboa
O som do vento e das ondas. É só o que se escuta nesta praia semi-deserta de areia branca, que tem um coqueiral e um mangue em seu 1,5 km de extensão. Camboa é uma palavra tupi que significa “águas tranquilas”.

A praia fica localizada no encontro entre o rio Ipojuca e o mar. Os recifes formam uma piscina natural de águas calmas e pouco profundas na maré baixa.

O passeio para Camboa também permite observar o Porto de Suape e Recife. O acesso deve ser feito de buggy por uma estrada de areia fofa, ou a pé a partir de Muro Alto.

Cupe
Com 4 km de extensão, a praia do Cupe reúne os praticantes de esportes, visitantes que buscam a tranquilidade das piscinas naturais e os adeptos do turismo ecológico. Na parte direita não há recifes, o que permite a prática de surfe em ondas fortes e constantes.

Do outro lado, os recifes formam piscinas naturais pouco conhecidas e que nunca secam muito. Outra característica diferenciada é que, em alguns trechos, Cupe permite ver o nascimento de tartarugas marinhas, já que o local é ponto de desova e eclosão dos ovos.

Situada ao norte da Vila de Porto de Galinhas, Cupe está entre Muro Alto e Porto de Galinhas, com acesso pela rodovia PE-09, e concentra a maioria dos hotéis e pousadas à beira-mar da região, além de condomínios de casas de veraneio.

Enseadinha
Do outro lado do Pontal de Maracaípe fica a praia de Enseadinha, que é parecida com a vizinha por ter recifes de corais, ondas calmas e a vegetação dos mangues. Lá é possível tomar banho de rio e de mar, passear de jangada, de lancha e caiaque.

O acesso à Enseadinha pode ser feito a pé a partir do Pontal apenas durante a maré baixa. Outra forma de chegar, também a pé, é a partir da praia de Serrambi, onde há táxis e buggy para voltar para Porto de Galinhas. Por isso, é indicada para quem gosta de fazer caminhadas e deve ser visitada em grupo.

Maracaípe

Maracaipe

Praia de Maracaipe

Paraíso dos surfistas. Assim é conhecida a praia de Maracaípe, que sedia campeonatos nacionais e internacionais do esporte por causa de suas ondas altas e águas bem claras.

Isto a torna perigosa para o banho, mas o público jovem torna o clima descontraído e propício para a paquera. Com barzinhos que servem refeições e lanches, Maracaípe também é point de shows no verão.

O nome da praia deriva de duas palavras tupis: maracá significa som e ípe é rio, o que forma a expressão “o som do rio”. Quem quiser fugir da agitação do lugar pode optar por passear pelo trecho entre Maracaípe e Porto de Galinhas, que não tem bares, restaurantes e pousadas. Indicado apenas para caminhar ou circular de bugue.

Roteiro em Porto de Galinhas e Maracaípe, no Pernambuco

Muro Alto

Muro Alto

Praia de Muro Alto

Praia perfeita para famílias com crianças por causa das piscinas naturais formadas entre a areia e uma barreira de corais. Represada, a água cristalina e morna torna-se um lago de água salgada e sem ondas, onde quem viaja com as crianças podem brincar sem preocupações, dentro da água ou em pequenos barcos a vela e caiaques.

Com 3 km de extensão, Muro Alto é uma das praias que oferece a melhor infraestrutura ao hóspede, com cinco hotéis e resorts. Da praia, também é possível contratar um passeio de buggy até o Pontal de Maracaípe.

Pontal de Maracaípe
No final de Maracaípe começa o Pontal, uma praia com faixa de areia para caminhada, bancos de corais, mar calmo e muitos coqueiros.

Apesar de à primeira vista parecer apenas um lugar para contemplação, o Pontal de Maracaípe tem muitas atividades e fica difícil escolher por onde começar.

Há aulas de kitesurf, passeios de lancha, caiaque e de jangada para ver cavalos marinhos e nadar na água salgada ou doce; caminhadas por trilhas e quiosques de bares e restaurantes que servem almoço.

O Pontal reúne praia, a foz do rio Maracaípe e mangue no mesmo lugar. Perfeito para assistir ao pôr-do-sol, o lugar também tem badalação noturna na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas-MV

Praia de Porto de Galinhas

Eleita por dez vezes consecutivas a melhor praia do Brasil pela revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas está no centro de tudo e é a mais badalada da região. Seus 4 km de areia branca e batida, coqueiros e águas mornas também reúnem toda a infraestrutura de bares, restaurantes, supermercados e lojas de artesanato que funcionam mesmo depois da meia-noite na alta temporada em ruas que só circulam pedestres.

Os hits da praia são as piscinas naturais, onde a sensação é a de estar dentro de um verdadeiro aquário de águas transparentes e cheias de peixes coloridos. O diferencial das piscinas é a proximidade com a Costa – percurso feito em cinco minutos em jangadas que partem do centro da vila –, o que as tornam as mais fáceis de chegar em todo o Nordeste brasileiro.

Mergulho em Porto de Galinhas, perto de Recife

Serrambi

Serrambi

Praia de Serrambi

Vizinha a Maracaípe, Serrambi é uma praia sossegada e com boa estrutura de serviços. Um lugar perfeito para descansar e relaxar nas piscinas naturais e fazer uma caminhada no final da tarde. Estando lá, vale subir até a Igreja do Outeiro apenas para ter a melhor vista da cidade.

Em Serrambi também há espaço para os esportes náuticos como surfe, caiaque, windsurfe, passeios de lancha, jet ski e mergulho autônomo. Um dos passeios leva até a ilha de Santo Aleixo, onde é possível ver destroços de naufrágios.

Toquinho
Toquinho é outra praia pouco conhecida pelos turistas e que tem barreira de recifes, areia branca e batida, piscinas naturais e trechos de mar agitado. O nome vem dos tocos de coqueiros, já que a região tinha uma fazenda da fruta nos anos 70.

No entorno há condomínios de luxo e, na orla, bares que servem petiscos, bebidas e água de coco. A praia é a última da região e delimitada pelo rio Sirinhaém, que separa Ipojuca do município de Tamandaré.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

1 Comentário

  1. iremos casa no dia 11/07/15 e queria ve o mais barato e bonito lugar para tira nossa lua de mel eu moro no rio de janeiro

    obrgd

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*