Início / Antes da Viagem / Primeira viagem de avião – dicas na hora de viajar

Primeira viagem de avião – dicas na hora de viajar

Primeira viagem de avião? Fazer uma viagem de avião é um sonho para muitos que nunca entraram em uma aeronave, seja avião turbo-hélice, jato, como os Airbus da LATAM e AVIANCA, os Boeing da GOL e os Embraer da AZUL, há muitas dúvidas e o Muita Viagem ajuda com dicas para quem está comprando sua passagem aérea para sua primeira viagem de avião.

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão - Ilha do Governador - RJ

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão – Ilha do Governador – RJ

Passagens Aéreas – onde comprar?

Se você ainda não comprou sua passagem aérea para viajar de avião, saiba que a melhor maneira de comprar o bilhete aéreo é no site da própria empresa aérea, aproveitando uma promoção de final de semana (é mais fácil encontrar passagens promocionais no sábado e domingo).

Lista de sites das empresas aéreas com voos no Brasil

Agora, se você não pode comprar a passagem aérea para qualquer data, ou seja, se você precisa se planejar para fazer esta viagem (o que é realmente melhor visto que será sua primeira viagem de avião), a dica para encontrar passagens aéreas mais baratas é comprar a passagem com antecedência mínima de 3 meses para voos internacionais e 30 dias para viagens dentro do Brasil. Não é regra, mas é uma boa referência de tempo de planejamento de uma viagem econômica.

Alguns sites para pesquisar passagens aéreas promocionais:

  1. www.melhoresdestinos.com.br
  2. www.skyscanner.com.br
  3. www.submarinoviagens.com.br

Ainda antes de comprar a passagem aérea para fazer sua primeira viagem de avião, a dica é saber qual o destino da viagem e se é necessário passaporte e visto de turismo para entrada no país, alguma vacina (febre amarela, tétano, gripe, etc.) para desembarcar em certas regiões, limite de malas para despachar sem pagar excesso de bagagem na companhia aérea, etc.

Todas as dicas acima, além de outras situações quando se faz uma viagem aérea, serão explicadas nos próximos artigos, alguns já publicados no Muita Viagem – seu guia para descobrir o barato de viajar muito.

Dicas para a mamãe viajar com crianças

Cuidados com a saúde ao fazer viagem de avião

Como fazer o check-in e regras com malas de viagem

Como remarcar a data da passagem aérea?

Para fazer qualquer mudança no seu voo, é preciso entrar em contato com a companhia aérea ou o seu agente de viagens. As alterações costumam gerar taxas adicionais e, muitas vezes, em caso de promoções, costumam não valer a pena!

Após você comprar a passagem aérea, o prazo de validade da mesma é de um ano, a contar da data de sua emissão. A passagem de avião é um serviço intransferível, o que quer dizer que você não pode comprar um bilhete aéreo em seu nome para uma outra pessoa.

Importante: Tome muito cuidado ao preencher o seu nome. Qualquer divergências na grafia em relação ao documento de identidade podem causar problemas na hora do embarque. Tenho um amigo que teve que pagar R$ 4.000,00 para embarcar para Santiago, no Chile, porque esqueceu de colocar o “Junior” no final do seu nome quando emitiu a passagem.

Aeroporto de Sidney, na Austrália | Foto: Simon_ses

Primeira Viagem de Avião – Hora de Embarcar!

– Se for uma viagem nacional, chegue 120 minutos antes do horário do voo. Em viagens internacionais o ideal são 3 horas. Em épocas como réveillon, Natal e épocas de alta temporada considere acrescentar mais 30 minutos de antecedência;

– Caso não conheça o dia-a-dia da cidade, pergunte informações acerca do trânsito local. Evite possíveis atrasos por causa do transporte até o aeroporto. Se for de táxi, marque o táxi antes. Não calcule para chegar em cima da hora, pense em possíveis imprevistos;

– Separe os documentos necessários antes de sair de casa. Para viagens nacionais apenas um documento de identificação. Para viagens internacionais, leve também Passaporte (verifique a validade do mesmo) e se pretender dirigir não esqueça a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

– Imprima ou guarde uma cópia digital do seu bilhete de embarque;

– Em viagens no Brasil, não pode levar isqueiro daqueles grandes, objetos de metais e pontiagudos, e frascos com mais de 100 ml.

– Entenda o avião! – em geral, em voos nacionais, os assentos da janela são de letra A e F. Nos internacionais da LATAM, com aviões maiores, os assentos da janela são de letra A e K. Já os corredores com as letras C, D, G e H. Evite as as poltronas das fileiras 24 a 30.

– Leve cobertor fino ou blusa de frio, além de meias para os voos de madrugada. Não conte com estes itens a bordo;

– Também não conte com fones de ouvido, nem som na sua poltrona. quando tem no avião, são ruins. Se quiser, leve um bom fone;

foto:

Em viagens curtas, leve malas pequenas. | foto: malias

– Uma dica para não sentir muito os efeitos da pressurização durante pousos e especialmente procedimentos de descida e pouso do avião, coma chiclete ou mastigue algo para diminuir os efeitos da pressão; Não viajar resfriado é questão de saúde aeroespacial.

– Faça o check in pela internet. Hoje em dia é cada vez mais fácil fazer o check-in. Para viagens curtas, faça uma mala de bordo pequena. Você faz o check-in online e economiza muito tempo;

Dê sempre preferência para voos sem escala, especialmente porque este item não está muito vinculado ao preço de passagens aéreas mais baratas. Há voos em que o tempo de espera no aeroporto de conexão ultrapassa 6 horas. Isso é perda de tempo e estresse à toa. Evite! Todo site que vende passagem aérea informa o tempo de escala e/ou conexão.

– Na hora de escolher a promoção da passagem aérea para voos com escalas e/ou conexões, opte pelo voo direto caso a diferença do preço das passagens seja inferior a 20% do valor da passagem. Isto porque voos com escala e conexões são mais cansativos e fazem você gastar mais com comes, bebes e até possíveis hospedagens.

Bagagem nos voos internacionais

Já falamos sobre o peso das bagagens em voos nacionais, mas e os voos internacionais? As regras são um pouco mais rígidas e são proibidos na mala de bordo, objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha, etc. Esses itens só devem ser levados na bagagem despachada.

O transporte de líquidos em voos internacionais deve atender às normas de até 1 litro para líquidos, géis e pastas. Cada recipiente também não pode exceder o volume de 100 ml. Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.

Viagem de avião – o que fazer durante a viagem?

O serviço de bordo

GOL está cobrando serviços de bordo: sanduíches, lanches, snacks e bebidas em todos os seus voos. A empresa possui um cardápio à bordo, onde o passageiro escolhe a sua refeição e paga em dinheiro ou cartão de crédito.

A LATAM ainda não cobra pelo serviço, oferece algumas opções de lanches com biscoito, bolinhos, torrada, geleia e queijo, dependendo do horário do voo ou somente bebidas, amendoim e, em alguns horários, sanduíche frio ou quente.

Por sua vez, a AVIANCA chega oferecer até refeições quentes desde café da manhã, almoço e jantar. Coisa que não acontece na AZUL, as aeronaves da empresa aérea low cost brasileira não possuem fornos, mas os comissários de bordo da AZUL oferecem biscoitos, amendoim e outros snacks acompanhados de bebida à vontade em seus voos de dia ou de madrugada.

Algumas empresas aéreas oferecem a opção de escolha da refeição nos voos internacionais para clientes vegetarianos, diabéticos e crianças. Entre em contato com a companhia aérea em que fará a viagem internacional para saber mais informações.

Atenção: – Avião é um meio de transporte, não é restaurante. Se acha que vai ter fome, leve sempre um lanchinho na mala de bordo. Atenção redobrada para as mamães que estão viajando com crianças.

No mais, uma ótima viagem!

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*