O Uruguai é, sem dúvida, um dos países mais agradáveis para viajar na América do Sul, e apesar de pequeno, possui belas paisagens e cenários únicos.
O litoral é entrecortado de pedras e retocado por vilarejos que nos aproximam da hospitalidade e cortesia gaúcha uruguaia.
Após seguir de Montevidéu para Punta del Este, o próximo destino foi a praia de Punta del Diablo, distante 180 km do balneário uruguaio, e 45 km do Chuí (RS), no Sul do Brasil. Punta del Diablo é um vilarejo esquecido no tempo, com artesãos, pescadores e pessoas pra lá de simpáticas.
— Lugares românticos e baratos na América do Sul
Como chegar em Punta del Diablo?

A envolvente vila de pescadores no litoral do Uruguai
De Punta del Este para Punta del Diablo
Fizemos a viagem de Punta del Este até Punta del Diablo de ônibus com a empresa COT, a mesma que fizemos as demais viagens pelo Uruguai — de Colônia del Sacramento à Montevidéu, e da capital até o litoral. A rodoviária de Punta del Este fica bem no centro turístico, então basta seguir até o guichê da viação e escolher um horário. Há muitas opções.
Alugar um carro é o jeito mais fácil. De Punta del Este são 180 km. Já de Montevidéu são 290 km. Lembre-se sempre de levar a CNH brasileira.
A viagem de ônibus leva cerca de 4 horas. Fazer o bate-volta é complicado, pois você fica limitado a 2 horas no vilarejo apenas.
Reserve uma noite em pousada, chalé ou cabana à beira mar. Vale a pena também dar uma olhada nas opções de hospedagens baratas em Punta del Diablo pelo Airbnb. O céu estrelado é um convite à viver uma noite romântica 45 km ao sul do Brasil.
Viagens a partir do Brasil
É possível seguir viagem a partir do Brasil. Há ônibus que partem da rodoviária do Tietê, em São Paulo, e outras cidades brasileiras como Curitiba, Joinville, Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, até o Chuí (RS).
Neste caso, cote preços com a empresa EGA. É uma viagem cansativa, são 26 horas de estrada. De lá ainda é preciso seguir até Punta del Diablo.
O jeito mais fácil é um voo até Porto Alegre-RS e, no aeroporto, procurar por locadora de veículo e seguir para Punta del Diablo em 6 horas de viagem de carro.
O que fazer em Punta del Diablo

As trilhas que levam às praias de Punta del Diablo
A pequena vila de pescadores pode ser um destino para viajar sozinho e relaxar ou viajar a dois no réveillon. Punta del Diablo é um lugar bonito e barato.
As coisas que se tem para fazer basicamente são caminhadas na praia, banho de mar, comprar artesanatos, comida típica, paz e natureza.
Praia da Viúva

Praia da Viúva, em Punta del Diablo – Uruguai
Ao sul da vila, caminhe vagarosamente pela estreita ponte de madeira que leva até a longa faixa de areia da Praia da Viúva.
Diz a lenda que há muitos anos atrás uma moça argentina que tinha perdido seu marido muito rico mudou-se para lá com seus filhos.
Há uma casa imensa no sul da vila que pertencia à ela, porém há anos que ninguém sabe ao certo por onde anda a tal da viúva, e sua antiga casa, conhecida como a “casa da viúva”, pertence hoje a um europeu desconhecido.
O mar é bastante perigoso, todo cuidado é pouco.
Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores, em Punta del Diablo – Uruguai

Pedras e natureza selvagem nas praias do Uruguai
Ao lado do centrinho comercial, onde há restaurantes, bares, pousadas e lojinhas, a Praia dos Pescadores é um recanto de paz, perfeito para contemplar a beleza do mundo.
A tranquilidade impera nesta pequena parte do litoral do Uruguai. Quem curte destinos rústicos e praias selvagens certamente vai curtir esta praia uruguaia, a apenas 45 km da fronteira com o Brasil.
— Leia também: O que fazer em Buenos Aires: 27 dicas de passeios
Quando ir?

Punta del Diablo, no Uruguai
Punta del Diablo é um excelente destino de viagem para descansar. Faz um calor agradável entre novembro e março. Já entre junho e agosto é bastante frio.
Para quem gosta de sol e agito, a dica é fazer a viagem entre janeiro e fevereiro. Quem ainda deseja curtir um solzinho e já evitar muita muvuca deve viajar no início de março até meados de abril.
Na alta temporada (dezembro a fevereiro) há dezenas de turistas brasileiros, argentinos e europeus, além dos próprios uruguaios. Uma mistura bem legal!