Início / Dicas / O que fazer no centro da cidade de São Paulo
centro de SP
O que fazer no centro de São Paulo (SP).

O que fazer no centro da cidade de São Paulo

O centro de São Paulo é caótico e agressiva, porém com muitas atrações culturais, históricas e divertidas para conhecer.

A cidade de São Paulo é vibrátil justamente porque tem muita gente, e talvez por isso mesmo, seja legal e tenha tudo o que tem. Uma amiga defende a teoria de que São Paulo só é legal e tem tantas opções de entretenimento, restaurantes, bares, baladas, shows, etc. justamente porque tem muita gente por aqui, o que deixa a cidade, sem dúvida, caótica, agressiva, porém vibrante.

Nesse sentido, o centro de SP, com edifícios históricos e lugares turísticos, representa bem esta imagem da metrópole. Portanto, para ilustrar e informar a quem pouco conhece da cidade e pretende fazer turismo em São Paulo durante as férias e mesmo em outras ocasiões, elaboramos um roteiro com passeios e lugares históricos que valem a pena visitar.

Roteiro pelo Centro de São Paulo

O centro de São Paulo é repleto de construções, museus, teatros e edifícios que contam um pouco da história da cidade. Para explorar alguns pontos turísticos em São Paulo, basta um pouco de disposição. O roteiro pode começar a pé até uma estação de metro ou trem e seguir até a Estação da Luz.

O roteiro segue da Luz para o Brás e Bom Retiro. Nestes bairros, destacamos a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a Rua Santa Ifigênia.

Leia também: São Paulo além do óbvio – lugares descolados em SP

Estação da Luz

centro de sp estação da luz

Estação da Luz | Foto: Lubasi

Museu da Língua Portuguesa

O museu da Língua Portuguesa é uma dica de passeio em São Paulo bem legal por ser moderno, interativo e fácil de chegar. Tem muita informação e curiosidades. Além disso, admirar o edifício da estação, construção de 1901, é sensacional.

Mosteiro da Luz

O edifício é local de recolhimento das Irmãs Concepcionistas, que vivem em clausura e confeccionam as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão.

Assim, o mosteiro abriga o Museu de Arte Sacra, com um acervo de mais de 5 mil objetos e a coleção de presépios.

Estação Júlio Prestes – Sala São Paulo

Construída entre 1926 e 1938 para ser sede da Estrada de Ferro Sorocabana, a Estação Júlio Prestes foi inspirada nos modelos das estações norte americanas.

Por fim, para quem gosta de música erudita e grandes concertos, o local abriga a Sala São Paulo, sede da OSESP – a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Galeria do Rock – Galeria do Reggae

galeria do rock endereço centro de são paulo

galeria do rock

No centro de São Paulo há diversas galerias, entre elas a Galeria do Reggae e a Galeria do Rock. Esta última um prédio várias lojas que vendem camisetas de bandas de rock, roupas pretas e acessórios.

Há também muitas lojas de discos de vinil, lojas de skate, shape de skate, estúdios de tatuagem, piercing e salões de cabeleireiros.

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 – República, Centro de SP.

Bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade retrata a cultura e tradição dos imigrantes japoneses. As ruas com luminárias e pontes decoradas dão o ar oriental ao bairro e são mais legais aos sábados e dias festivos.

Desse modo, ao lado da estação São Joaquim é possível visitar e conhecer o Museu da Imigração Japonesa. Aliás, já utilizei o acervo do museu para fazer um trabalho de faculdade sobre cinema. Lá encontrei diversos livros e storyboards do cineasta Akira Kurosawa. Incrível!

Em seguida, nos arredores da estação Liberdade há dezenas de lojas e restaurantes para comer comida japonesa em São Paulo, além da tradicional feira de artesanato que acontece final de semana.

Bairro da Bela Vista

Logo, é possível chegar da Liberdade até a Bela Vista com o metro. Neste bairro tradicional de São Paulo é possível encontrar tradições italianas nas cantigas, localizadas em sua maioria na Rua Treze de Maio e Rua Rui Barbosa. Aliás, a região da Bela Vista e Av. Paulista é reduto de teatros e casas de shows e espetáculos.

O Museu da Cidade – 12 edifícios e espaços urbanos que compõem arte e história no centro de SP. O museu é formado por móveis que remontam ao século XVIII, como o Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e a Casa da Imagem de São Paulo.

Por fim, o Edifício Martinelli, com 30 andares, o prédio foi inaugurado em 1929 como um dos mais altos do mundo, sendo um dos edifícios mais bonitos do centro de SP. Desse modo, vale a pena admirar além da arquitetura da construção, o visual do topo – a vista panorâmica do centro de São Paulo.

Leia também: São Paulo Free Walking Tour

Praça da Sé e Catedral da Sé

praça da Sé - centro de SP

A praça abriga o marco zero da cidade, ponto de partida para uma viagem barata pela história de São Paulo. Para começar o roteiro, visite a Catedral da Sé. Construída em 1954, mantém um órgão italiano com mais de dez mil tubos, capela subterrânea e cripta.

Páteo do Collegio – Museu Anchieta

O Pátio do Colégio é o berço da cidade de São Paulo, onde ocorreu a missa de fundação da cidade pelo Padre José de Anchieta, beatificado recentemente pelo Papa Francisco. Nesse sentido, o Museu Anchieta é composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, uma maquete de São Paulo no século XVI e objetos da época.

Mosteiro São Bento

O local, que hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, abriga a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, com cerca de 40 monges, que fabricam pães, doces e bolos vendidos na lojinha do mosteiro sempre pela manhã. Lá as missas são em canto gregoriano.

Rua 25 de Março

A “25 de Março” é considerada a rua mais movimentada do Brasil. É também um grande shopping a céu aberto, o maior da América Latina.

Desse modo, a Rua 25 de Março ganha movimento já ao amanhecer, todos os dias,  movimentando um grande centro de compras baratas, comércio varejista e atacadista, com muitas lojas de acessórios, bijuterias, brinquedos, objetos de decoração e para festas.

O nome da Rua 25 de março é em homenagem à promulgação da primeira Constituição Brasileira de 1824. Aliás, nas ruas da região de comércio popular é possível encontrar diversas outras galerias de produtos importados baratos como a Galeria Pajé.

Mercado Municipal

Por fim, se tem um passeio que recomendo para quem está viajando e conhecendo São Paulo é o Mercado Municipal.

Afinal, lá você encontra frutas, carnes, massas, doces, queijos e vinhos para levar para a casa. Além do espaço gastronômico com o saboroso, gigante e tradicional sanduíche de mortadela. Experimente também o pastel de bacalhau.

Em resumo, há inúmeras atrações turísticas na região central de São Paulo. Ali nos arredores, por exemplo, você ainda encontra o Centro Cultural CAIXA, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade e o Catavento Cultural. Este último, um dos melhores passeios para fazer com crianças na cidade.

Cidades turísticas para viagens bate volta em SP

Distância de São Paulo

Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.