Início / Antes da Viagem / Como remarcar ou cancelar uma passagem aérea?
passagens aereas baratas reveillon 2017 ano novo final do ano voos economicos

Como remarcar ou cancelar uma passagem aérea?

Comprou uma passagem aérea e vai ter que alterar a data da viagem?

É caso recorrente, pois muitas vezes compramos passagens aéreas em promoção por impulso ou simplesmente surge um imprevisto e temos que remarcar ou cancelar uma passagem aérea – Azul, Avianca, Gol, Latam.

Eis que surge o post para responder a dúvida de como alterar ou cancelar uma passagem aérea já reservada.

Dicas de viagens baratas

É bom avisar que remarcar ou cancelar passagem aérea não é fácil. É um processo que exige paciência, flexibilidade e claro, informação e orientação, o que traremos a seguir.

Lembramos ainda que as passagens promocionais, compradas em promoção relâmpago ou milhas aéreas, em geral, não podem ser alteradas ou canceladas.

Por isso, é de suma importância ler atentamente as regras da promoção (aquelas letrinhas pequenas) e apenas comprar uma passagem aérea com absoluta certeza de que poderá fazer a viagem e concorda com as regras.

Programas de fidelidade em empresas aéreas

As regras para alterar, remarcar ou cancelar passagem aérea não varia muito de uma empresa para outra. Os processos, na teoria, são simples e semelhantes entre as companhias aéreas.

Atente-se que as regras abaixo são válidas para compra de passagens aéreas feitas diretamente no site das respectivas empresas aéreas. Não valem para bilhetes comprados por agências de viagens ou sites de terceiros, como Decolar, CVC, Submarino Viagens, Viajanet, etc.

Terminal Aeroporto de Guarulhos: localização do check in

Alterar, remarcar ou cancelar passagem aérea da Avianca

Se você comprou uma passagem aérea no site da Avianca, poderá solicitar o reembolso ou fazer qualquer alteração no site www.avianca.com.br e seguir as instruções abaixo:

1 –  Acesse o site da Avianca. >> SERVIÇOS >> ALTERAÇÃO E REEMBOLSO.

2 – Insira o número do seu Código Localizador e o seu sobrenome.

3 – Localize o voo a sofrer as alterações e >> ALTERAR VOO. Utilize o Código Localizador para confirmar.

4 – Selecione o voo – IDA ou VOLTA ou apenas troque a DATA.

5 – >> PESQUISAR e localize o novo voo >> CONTINUAR.

6 – Insira os dados bancários e finalize a troca pagando a diferença do preço.

7 – Anote o seu novo Código do Localizar (código de reserva) e boa viagem!

O telefone da Avianca é 4004-4040 ou 0300-789-8160.

Alterar, remarcar ou cancelar passagem aérea da Azul

Se você comprou uma passagem aérea no site da Azul, e por algum motivo precisa trocar, alterar ou cancelar a passagem, entre no site www.voeazul.com.br e siga as instruções abaixo:

1 –  Acesse o site da Azul. >> MINHAS RESERVAS.

2 – Insira o número do seu Código Localizador e e-mail utilizado no cadastro.

3 – Localize o voo a sofrer as alterações >> ALTERAR VOO. Utilize o Código Localizador para confirmar.

4 – Selecione o trecho – IDA ou VOLTA ou ainda, apenas trocar a DATA.

5 – >> PESQUISAR e localize o novo voo >> CONTINUAR.

6 – Insira os dados bancários e finalize a troca pagando a diferença do preço.

7 – Anote o seu novo Código do Localizar (código de reserva) e boa viagem!

O telefone da Azul é 4003-1118 ou 0800-887-1118

Alterar,  remarcar ou cancelar passagem aérea da GOL

Se você comprou um bilhete aéreo no site da GOL, e não poderá embarcar no voo, siga os procedimentos abaixo para alterar ou cancelar a passagem aérea. O processo é semelhante ao cancelamento da passagem da Azul.

1 – Faça login no site da GOL www.voegol.com.br com e-mail e senha cadastrada na hora da compra.

2 – Na tela inicial >> MINHAS RESERVAS.

3 – Nesta tela localize o voo a ser alterado >> REMARCAR, CANCELAR VOO E ALTERAR ASSENTO.

4 – Escolha o TRECHO 1 (ida) ou o TRECHO 2 (volta). >> ALTERAR a ORIGEM, o DESTINO ou a DATA.

5 – É hora de escolher o NOVO VOO e clicar em CONTINUAR.

6 – Ao final aparecerá o SALDO à pagar. Coloque os dados do cartão de crédito.

7 – Você deverá receber um novo Código Localizador.

O telefone da GOL é 0300-115-2121 ou 0800-704-0465

Alterar, remarcar ou cancelar passagem aérea da Latam

Você não é o único. É muito comum ter a necessidade de trocar o voo ou cancelar a passagem, se este é o seu caso, siga o tutorial passo-a-passo para remarcar ou cancelar passagem aérea comprada no site da Latam.

Para alterar a passagem aérea no site da Latam siga os passos abaixo:

1 – Acesse o site da Latam em www.latam.com.br

2 – >> ADMINISTRE SUA RESERVA >> ALTERE SEU VOO.

3 – Insira o código LOCALIZADOR (senha de dígitos). O código pode ser encontrado no comprovante de compra de sua passagem aérea Latam.

4 – >> CONSULTAR, e em seguida ALTERAR VOOS.

5 – Escolha os trechos que sofrerão ALTERAÇÃO >> PESQUISAR.

6 – Confirme os dados do novo novo >> VERIFICAR TARIFA.

7 – Confira o PREÇO e veja quanto pagará para remarcar a nova passagem aérea.

O telefone da Latam é 4002-5700 ou 0300-570-5700.

Observação: Antes de fazer o processo manualmente entre em contato com a empresa aérea verificando se é possível fazer essa alteração do bilhete via telefone. É mais fácil!

Direitos do viajante

Como dissemos no início do artigo, alterar ou cancelar a compra de uma passagem aérea é um procedimento complicado e muitas vezes gera dor de cabeça. É uma das maiores reclamações de consumidores de linhas aéreas.

A Anac está discutindo alterações nas regras com base na Lei do Consumidor que prevê o “direito ao arrependimento” das compras feitas e dá ao cidadão a possibilidade de desistir da compra e solicitar o reembolso do dinheiro pago.

A principal proposta (ainda em discussão e votação) prevê ao passageiro desistir da viagem aérea em até 24 horas após a compra. Além disso, será preciso que o cancelamento seja feito em, no mínimo, 7 dias antes do voo. Leia a reportagem do G1 com outras alterações propostas pela Anac.

Para reclamações, perda e atrasos de voo, consulte sempre a Ouvidoria da ANAC via atendimento eletrônico. Faça uso dos seus direitos e consulte também o Procon ou Órgão de Defesa do Consumidor da sua cidade.

Passagens aéreas promocionais e dicas para viajar barato

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

16 Comentários

  1. Olá.
    Comprei uma passagem de ida e volta do RJ para Curitiba.
    A compra foi no dia 05-05 e a ida era dia 11-05.
    Acontece que quebrei a perna direita, e fui operada, com
    colocacao de placas e pinos no dia 07-05.

    Liguei no dia 10-05 para cancelar, e o rapaz me disse que pelo
    site eu teria que pagar uma multa de 150 reais por percurso.
    E que pelo telefone seria mais, mas ele me faria pelo preco do site.

    Ocorre que comprei os bilhetes direto pelo site da Azul, on line,
    e paguei 347 reais no total, com as taxas de embarque.
    Ou seja, as taxas de embarque eram 55 reais, e recebi de credito
    47 reais, menos que as taxas.

    Isso e correto (pergunta) ja que este site nao aceita acentos.

    Grata pelo retorno

  2. Olá Vânia,

    Veja o link que colocamos no final do artigo, onde é possível enviar a reclamação para a Ouvidoria da Anac.

  3. Ola, gostaria de saber se tem como minha mãe remarcar uma passagem ,que esta marcada pro dia 29/06 de Milano Malpensa-Italia até Brasilia, pro dia 27/06? Ela terá que pagar alguma taxa? ela comprou a passagem pelo site Lufthansa , se puderem me ajudar Agradeço!!

    • Olá Rayzza,

      Conforme o site da Lufthansa, “se a alteração originar custos adicionais, por exemplo devido a uma alteração das condições da tarifa (…) será mostrado no final da transação através do método de pagamento escolhido”.

      Acesse este link http://goo.gl/0QK3cO e siga com as orientações.

  4. Comprei passagem aérea para duas pessoas, em uma mesma reserva, pela LATAM. Agora encontrei em outro dia a passagem mais barata. Gostaria de saber se é melhor pedir reembolso ou mudar a data da passagem. E sobre o valor de R$ 130 por mudança de data, este valor refere-se ao código de reserva para as duas passagens, ou paga-se para cada passagem?

    • Olá Michelle,

      É preciso fazer as contas e verificar o que vale mais a pena de acordo com o valor da promoção que encontrou.

      Para confirmar se o valor cobrado refere-se às duas passagens aéreas ou somente de uma delas, recomendamos entrar em contato por telefone com a companhia aérea. O telefone da Latam é 4002-5700 ou 0300-570-5700.

  5. Bom dia! Comprei três passagens aéreas sendo dois adultos e uma criança de 10 anos! Porém a criança não vai poder viajar mais devido a problemas de saúde! Teria a possibilidade de reembolso?
    Obrigada

  6. Boa tarde! comprei passagens pelo programa de pontos da companhia aerea e não vou poder ir, posso pedir pra remarcarem ou vou perder a viagem mesmo

  7. Eu comprei duas passagens com trecho de Sao Paulo a Brisbane Australia, a passagem […] do voo de volta dia 07 de maio com o voo 30 com New Zealand de Auckland, Buenos Aires e Buenos Aires para Sao Saulo no dia seguinte, portanto terá que se hospedar em hotel e voltar no dia seguinte com voo da Aerolinas argentinas, eu vou voltar antes e estou fazendo o mesmo trecho Auckland Buenos Aires, mas eu pego um voo no mesmo dia que é o voo de Buenos aires a São Paulo…

  8. Comprei um voo para Brasilia saindo do Rio de janeiro no dia 20 de dezembro mas estou querendo remarcar 3 dias antes que seria 17 dezembro porem a compra foi feita na decolar.com o que faço

  9. Boa noite . COMPREI PASSAGEM DE PORTO ALEGRE PARA O RIO DE JANEIRO PELA LATAN PARA DIA 29/11 QUERO SABER COMO FAÇO PARA ANTECIPAR PARA AMANHA DIA 13/11.POIS ENCONTREI UMA PASSAGEM QUE CUSTA POUCO MAIS DA QUE PAGUEI. POSSO PAGAR A DIFERENÇA ?

  10. Vou de navio para Europa e preciso comprar o retorno de aviao. As passagens sao mais baratas se forem ida e volta. O que acontece se eu nao fizer o voo de volta para Lisboa? Pago multa? Preciso cancelar? Tenho reembolso?

  11. Olá comprei dua spassagens pela Gol e paguei com cartão de crédito o valor de 860,00 reais, mas infelizmente tenho q desistir da compra. O que eu quero saber é se eu cancelar as passagens antes de 7 dias da compra eu vou ter que pagar alguma coisa?

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*