Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O Rio do alto: Mirante da Paz e o Cantagalo
  • Mirante da Paz

    Do alto do morro do Cantagalo, uma das mais belas vistas das paisagens do Rio | foto: Leesean

O Rio do alto: Mirante da Paz e o Cantagalo

“No mar estava escrito uma cidade”. A frase de Carlos Drummond de Andrade representa perfeitamente a Cidade Maravilhosa.

Não por acaso, o Rio de Janeiro recebeu o título de patrimônio da humanidade por causa das paisagens entre o mar e as montanhas.

E um dos melhores passeios para ter uma ideia da beleza e imensidão das paisagens cariocas é muito fácil (e barato) de fazer: ver a zona sul do Rio de Janeiro do alto mirante do Cantagalo –também chamado de Mirante da Paz.

O Cantagalo é um morro encravado em Ipanema, pertinho do mar.

O elevador do morro do Cantagalo, que leva ao Mirante da Paz

O elevador do morro do Cantagalo, que leva ao Mirante da Paz

O mirante do Cantagalo fica a 64 metros de altura e a vista do Rio de Janeiro do alto é sensacional: dá para ver a Lagoa Rodrigues de Freitas, a praia, o Morro dois Irmãos, as Ilhas Cagarras e muito mais. A sinalização para turistas no mirante é satisfatória.

– Viagens legais pelo Brasil

Como chegar ao Mirante da Paz, no Cantagalo

Para chegar ao mirante do Cantagalo, basta pegar o elevador no final da rua Teixeira de Melo –das areias da praia de Ipanema até a entrada no elevador não dá nem 500 metros. O elevador serve a comunidade que mora no Cantagalo, é de graça e funciona de 5h até meia-noite.


A entrada do elevador que leva ao Mirante da Paz é próxima da Praça General Osório, do Posto 7 e do Arpoador –outro ponto imperdível em um roteiro pelo Rio de Janeiro.

– Veja a vista 360 do Rio de Janeiro do alto do Mirante da Paz, no morro do Cantagalo

Se a ideia é aproveitar a vista do Rio de Janeiro tomando uma cerveja e comendo uma das mais famosas comidas caseiras da região, caminhe pelo longo corredor do alto do elevador para o lado oposto do mirante, em direção à favela. Logo na saída do corredor fica a Pensão da Bica, uma birosca que tem uma sacadinha bem legal para tomar cerveja, comer e apreciar a vista do Rio de Janeiro do alto.

– Roteiros pelo Rio de Janeiro

Todos os dias têm um prato diferente —de sexta e sábado, dá para comer feijoada. Passei por lá com amigos e fomos gentilmente atendidos, bebemos cerveja bem barata e ganhamos uma porção de torresmo delícia. É um lugar que entrou no meu roteiro na Cidade Maravilhosa. Sempre que for para o Rio, passarei por lá.

Foto: Leesean

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*