Início / Viagens pelo Brasil / Sudeste / Roteiro Cidades Históricas Mineiras MG

Roteiro Cidades Históricas Mineiras MG

A visita às cidades históricas mineiras – Caeté, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Santa Bárbara, São João Del Rei, Serro e Tiradentes, é um dos roteiros de viagem rodoviária mais interessantes do Brasil.

A melhor época para ir é de Janeiro a Agosto, preferencialmente durante o Carnaval e a Semana Santa.

Alguns lugares que você tem que fazer uma parada para fotos são a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Santuário do Caraça, em Santa Bárbara; a Matriz de N.S. do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, estes últimos em Ouro Preto.

– Roteiros de viagens baratas pela Brasil

Congonhas (85 km de BH)

Você pode começar o roteiro pela cidade de Congonhas, destino rico de construções barrocas, incluindo esculturas em pedra-sabão do Aleijadinho na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos.

Durante os feriados da Semana Santa acontece encenação da Paixão de Cristo, festas religiosas, procissões e cerimônias, como o lava-pés, a Vigília Pascal, novenas e apresentações musicais.

Outra celebração religiosa é o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, realizada desde 1770 entre os dias 7 e 14 de Setembro. O festival recebe mais de 100 mil peregrinos todos os anos, com missas ao longo de todo o dia .

Diamantina (305 km de BH)

diamantina-cidade-historica-mg

Diamantina (MG), cidade histórica no coração de Minas Gerais. | Foto: Glauco Umbelino

A mais cobiçada das pedras preciosas (o diamante, é claro) empresta o seu nome a uma das cidades históricas mais bem preservadas de Minas Gerais (MG).

A cidade histórica é agitada, com muitos turistas e intenso comércio intenso, Diamantina está sempre com as pousadas e restaurantes lotados.

Pesquise hotéis e pousadas em Diamantina pelo Booking

Mariana (116 km de BH)

A mais antiga cidade mineira, foi a primeira capital de Minas Gerais.

Mariana tem belas e conservadas igrejas, preservando a arquitetura colonial no centro histórico.

Uma dica na viagem às cidades históricas de Minas Gerais é dar uma volta no centro da cidade, especialmente nas comemorações de aniversário da cidade no dia 16 de Julho.

Na Semana Santa são feitas as encenações da Paixão de Cristo. O espetáculo é dividido em duas parte, entre quinta-feira e sexta-feira. Sábado há shows com música e queima do Judas.

No domingo de Páscoa à tarde as ruas ficam cobertas com serragem, pó de café e carpetes coloridos feitos artesanalmente pelos próprios moradores.

– Festa da Penha e o turismo religioso no Espírito Santo (ES)

Ouro Preto (107 km de BH)

ouro-preto-cidade-historica-mg

A cidade histórica de Ouro Preto agita o turismo no carnaval. | Foto: Pedro Ponchio

Famosa pelo carnaval de rua e festas de república de estudantes, a cidade de Ouro Preto é uma das cidades mais importantes da história do Brasil e um dos destinos que mais valem a pena no roteiro pelas cidades históricas mineiras.

Ouro Preto reúne o conjunto arquitetônico e artístico mais valiosa do barroco em suas igrejas e residências. Dentro das igrejas de Ouro Preto estão algumas das mais preciosas obras de Aleijadinho, talvez o maior mestre da escultura nacional.

Na época em que Vila Rica era a cidade mais importante do Brasil, Ouro Preto fervilhava com o primeiro movimento pela independência nacional, a Inconfidência Mineira, que teve início nas ruas da cidade histórica de MG.

Durante o Corpus Christi, as ruas são cobertas de flores e tapetes de serragem coloridas durante a preparação para a celebração religiosa realizada entre Maio e Junho. Já em Abril, o turismo em Ouro Preto ganha destaque com o Festival de Cinema.

Pesquise hotéis e pousadas em Ouro Preto pelo Booking

Sabará (24 km de BH)

Rodeado por colinas e com ruas antigas bem íngremes, Sabará é uma das cidades históricas mineiras mais próximas de Belo Horizonte (BH). Por isso mesmo, uma das que mais recebe turistas em viagens curtas e baratas em MG.

No centro da cidade, algumas ruas estreitas formam um maravilhoso complexo arquitetônico dos tempos coloniais. As igrejas também mantém intacta a arte barroca de Aleijadinho.

Santa Bárbara (120 km de BH)

É o destino mais perto do Santuário do Caraça, uma área protegida, onde os visitantes podem avistar um dos melhores pôr-do-sol das cidades históricas mineiras.

Uma das atrações da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que abriga arte barroca.

– Patrimônios da Humanidade no Brasil

Tiradentes (195 km de BH)

A Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes-MG

A Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes-MG

– Tiradentes (MG), cidades históricas mineiras

Tradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, sendo uma das que mais atrai turistas no roteiro das cidades históricas mineiras.

Além de sua rica herança histórica, a cidade vem se destacando também pelo Festival Gastronômico, em Agosto. Tiradentes atrai turistas atrás da variedade de bares e restaurantes onde comer.

Para quem gosta de atividades culturais, a cidade histórica de Tiradentes abriga um dos festivais de cinema mais importantes do país – o Festival de Cinema de Tiradentes. Além disso, a cidade histórica agrega vasta riqueza arquitetônica como a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Fonte de Tiradentes e a Igreja da Santíssima Trindade.

— Dica de pousadas e hotéis em Tiradentes (MG)

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

11 Comentários

  1. Luciene Alves Cardoso

    Muito legal esse site.
    Será que vcs poderiam me ajudar a programar uma viagem para o feriado dia 7 de setembro?
    Me chamo Luciene e moro São Gonçalo, RJ.
    Vou com uma amiga e meu filho de 11 anos.
    Queríamos viajar por algumas cidades históricas de Minas..
    Preciso saber onde me hospedar e como fazer para me deslocar. Não podemos gastar muito, então pensei em algum hotel. Será que ainda consigo vaga?
    Bjs
    Luciene

  2. Olá, boa noite!
    Vocês poderiam me dar um auxílio para eu programar uma viagem para o período de 21/04/2016 a 24/04/2016 para algumas cidades históricas de Minas.. Somos um casal.
    Preciso saber como e onde me hospedar e como faço para me deslocar.
    Desde já agradeço, obrigada.

  3. Boa tarde!
    Gostaria de roteiros de viagens para 21/04/16 a 24/04/2016.
    A idéia inicial é Cidades Históricas em Minas Gerais, mas gostaria de ver outras opções.
    Somente uma pessoa, quarto individual. Senhora 61 anos.
    Enviar as opções por e-mail.
    Grata.
    Vera Landi

  4. Boa Tarde!Gostaria de roteiro por cidades históricas de minas.Para 2 pessoas ,eu e irmã,para 20 e 23 de junho 2016.Valores,saindo rodoviária de BH.Aguardo.

  5. Joel Leão de Almeida

    Joel,
    Gostaria de saber um roteiro de carro para visitar as cidades históricas em Minas Gerais para 1 casal de 22 de junho a 27 de junho saindo de Belo Horizonte

  6. Joel,

    Agrupe duas ou três cidades próximas que te atraem mais e pé na estrada!

    Veja outras dicas de cidades em MG:
    http://muitaviagem.com.br/b/minas-gerais/

  7. Boa tarde,
    Para fazer este passeio indicado neste post qual a melhor cidade para pousar e ir pela manha visita-las tem algum hotel/pousada que indique, seria para uma pessoa ainda neste mes de agosto! Obrigado.

  8. Olá,

    Pretendo em 2017 fazer uma viagem para Minas com o intuito de conhecer a parte histórica principalmente em Ouro Preto e as cachoeiras.
    Queria dicas como: quantos dias seria o ideal para a viagem; quais cidades visitar; melhor época do ano para visitar; entre outras.
    Li em um site que um bom destino para que está em Ouro Preto era visitar a cidade de Mariana. Esse passeio dá para fazer em um único dia?
    Qual período mais caro e o mais barato para se conhecer Minas?

    De já agradeço e gostaria de parabenizar o site.

    Samara.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*