Início / Vasto Mundo / Holanda / Roteiro pelo interior da Holanda: dos queijos e tamancos aos canais e moinhos de vento

Roteiro pelo interior da Holanda: dos queijos e tamancos aos canais e moinhos de vento

Um roteiro por algumas cidadezinhas holandesas, localizadas a poucas horas de Amsterdam é uma outra boa sugestão de viagem bate-volta a partir da capital, além de passar o dia em Lisse, no parque das tulipas de Keukenhof.

Reservamos um dia em Amsterdam para fazer uma viagem pelos arredores da cidade. Saímos da estação central e tomamos o ônibus rumo norte para conhecer Broek in Waterland, Monnickendam, Marken, Volendam e Edam.

Estas 5 cidadezinhas perto de Amsterdam são super charmosas e bem fáceis para conhecer em apenas um dia em viagem de ônibus turístico.

Broek in Waterland, Marken, Volendam e outras vilas

Cada vila do roteiro tem características próprias. Destacamos os canais de Broek in Waterland, a fábrica de tamancos em Marken e o moinho em Volendam.

Visitar estas cidadezinhas é uma forma de vivenciar a cultura holandesa mais a fundo durante a viagem nos Países Baixos. Veja abaixo fotos e dicas sobre o que fazer em cada uma delas:

Broek in Waterland

broek-waterland-netherlands

Bandeira da Holanda e igrejinha de Saint Nicholas ao fundo. | Foto: MV

canais-broek-holanda

Um dos canais de Broek in Waterland e um lindo cisne. | Foto: MV

Broek é a primeira vila após sair de Amsterdam. Grande parte das casas foram construídas pelos ricos mercadores holandeses entre os séculos XVII e XVIII.

Cada casinha tem um charme especial, chamando a atenção pela importância histórica, lindos canais e vaquinhas no pasto. Além das casas antigas, um destaque da arquitetura é a Igreja de Saint Nicholas, do século XIV.

É possível fazer passeios de barco pelos canais, mas não vimos ninguém. Como a ideia era conhecer as outras cidades, seguimos o roteiro na Holanda.

Para escrever este post, pesquisei e achei o site www.fluisterbootvaren.nl onde você encontra informações para alugar um barco elétrico e fazer um passeio romântico pelos canais de Broek in Waterland. Fica a dica!

Os ônibus que passam pela cidade, saindo da estação central de Amsterdam, são os de número #312, #314, #315 e #316.

Marken

roteiro-holanda

Marken estava toda enfeitada para o Dia de Reis, feriado na Holanda. | Foto: MV

marken-holanda

Casinhas de madeira parecem feitas com tijolinhos de brinquedo. | Foto: MV

Outra vila interessante para incluir no roteiro é Marken, uma ilha, acessível por meio de uma ponte partindo da vila de Monnickedam. Chega-se ate lá com o ônibus número #315.

A ilha é procurada por turistas por conta da fábrica de tamancos de madeira. Vale saber mais no site www.theclogexperience.com.

Na lojinha da fábrica de tamancos comprei um stroopwafel maravilhoso. O doce é feito na hora. Foi o melhor doce holandês que comi durante a viagem. Vale a pena apesar de ser bem mas caro do que no mercado.

Os tamancos custam cerca de 50 euros. Comprei um de pelúcia para a minha sobrinha pequena. Paguei 15 euros. É um presente/souvenir bem legal.

fabrica-tamancos-femininos

Quando fomos era feriado e estava tudo fechado. O único restaurante aberto só estava servindo bebidas. Havia uma festa rolando por conta dos feriados de abril e maio (Dia de Reis, Mortos e Libertação).

Uma dica bem legal para planejar a sua viagem para a Holanda é tentar participar do Dia de Reis, que acontece no dia 27 de Abril. A Holanda fica laranja e em festa. Veja mais sobre o feriado no site www.holland.com.

Ficamos lá, vendo os holandeses se divertirem e partimos para o próximo destino.

Volendam

viagem-holanda-blog

Ponte em um dos canais em rua típica das cidadezinhas holandesas. | Foto: MV

moinhos-holanda-volendam

Repare nos patinhos no canal que leva ao moinho de Volendam. | Foto: MV

Volendam é lindíssima. A cidade tem becos que são uma delícia para se perder.

Como disse um rapaz de uma lojinha, é muito comum chover por lá nesta época. É quase que sagrado – todo dia chove. Fomos despreparados e tivemos que comprar capas de chuva. Uma dica é fazer o passeio com o tempo bem firme.

O clima na Holanda é, em geral, bem tempestuoso e variável. Chove durante o ano todo, especialmente chuvas fortes e rápidas na primavera, mês (maio) que fomos. A melhor época para visitar o país vai de junho a agosto (verão).

Um passeio divertido na cidade é visitar a fábrica de queijos Simone Hoeve, localizada perto do hotel Volendam.

Para chegar em Volendam é preciso tomar o ônibus #316 que sai de Broek in Waterland ou a balsa Marken Express, saindo de Marken, que custa 7,50 euros um trecho de ida ou 9,50 euros ida+volta.

mapa-roteiro-holanda

Mapa com as opções de roteiros.

Como fazer o roteiro?

São 7 linhas de ônibus que partem da estação central de Amsterdam com destino às cidades citadas neste guia. É preciso atravessar a estação até a parada dos ônibus. (veja acima as linhas que passam em cada vila).

Compre o ticket de ônibus no valor de 10 Euros no quiosque dentro da própria estação. Se você comprar online fica 10% mais barato no site Go Dutch! A passagem te dá o direito de fazer os percursos pelas cidades quantos vezes quiser dentro de um período de 24 horas.

As linhas de ônibus que circulam pelas cidades são #301, #306, #312, #314, #315, #316 e #319. Cada linha passa com intervalos de 30 minutos mais ou menos. Em todos os pontos de ônibus consta o quadro com os horários dos ônibus. É bem fácil. Saia cedo de Amsterdam e passe um dia diferente e divertido!

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

2 Comentários

  1. Olá Danilo,
    sabe me dizer como faço de ir de Marken para Zaanse Schans?
    Obrigada
    Loren

  2. Boa noite, Danilo!
    Pode me orientar como faço de ir de Marken para Zaanse Schans , em trem ou onibus ?
    Grato pela atenção e aguardo.
    Wagner Glasenapp Barrozo

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*