Início / Vasto Mundo / Holanda / Roteiro pelo interior da Holanda: dos queijos e tamancos aos canais e moinhos de vento
Cartão postal Holanda

Roteiro pelo interior da Holanda: dos queijos e tamancos aos canais e moinhos de vento

Um roteiro por algumas cidadezinhas holandesas, localizadas a poucas horas de Amsterdam é uma outra boa sugestão de viagem bate-volta a partir da capital, além de passar o dia em Lisse, no parque das tulipas de Keukenhof.

Reservamos um dia em Amsterdam para fazer uma viagem pelos arredores da cidade. Saímos da estação central e tomamos o ônibus rumo norte para conhecer Broek in Waterland, Monnickendam, Marken, Volendam e Edam.

Estas 5 cidadezinhas perto de Amsterdam são super charmosas e bem fáceis para conhecer em apenas um dia em viagem de ônibus turístico.

Broek in Waterland, Marken, Volendam e outras vilas

Cada vila do roteiro tem características próprias. Destacamos os canais de Broek in Waterland, a fábrica de tamancos em Marken e o moinho em Volendam.

Visitar estas cidadezinhas é uma forma de vivenciar a cultura holandesa mais a fundo durante a viagem nos Países Baixos. Veja abaixo fotos e dicas sobre o que fazer em cada uma delas:

Broek in Waterland

broek-waterland-netherlands

Bandeira da Holanda e igrejinha de Saint Nicholas ao fundo. | Foto: MV

canais-broek-holanda

Um dos canais de Broek in Waterland e um lindo cisne. | Foto: MV

Broek é a primeira vila após sair de Amsterdam. Grande parte das casas foram construídas pelos ricos mercadores holandeses entre os séculos XVII e XVIII.

Cada casinha tem um charme especial, chamando a atenção pela importância histórica, lindos canais e vaquinhas no pasto. Além das casas antigas, um destaque da arquitetura é a Igreja de Saint Nicholas, do século XIV.

É possível fazer passeios de barco pelos canais, mas não vimos ninguém. Como a ideia era conhecer as outras cidades, seguimos o roteiro na Holanda.

Para escrever este post, pesquisei e achei o site www.fluisterbootvaren.nl onde você encontra informações para alugar um barco elétrico e fazer um passeio romântico pelos canais de Broek in Waterland. Fica a dica!

Os ônibus que passam pela cidade, saindo da estação central de Amsterdam, são os de número #312, #314, #315 e #316.

Marken

roteiro-holanda

Marken estava toda enfeitada para o Dia de Reis, feriado na Holanda. | Foto: MV

marken-holanda

Casinhas de madeira parecem feitas com tijolinhos de brinquedo. | Foto: MV

Outra vila interessante para incluir no roteiro é Marken, uma ilha, acessível por meio de uma ponte partindo da vila de Monnickedam. Chega-se ate lá com o ônibus número #315.

A ilha é procurada por turistas por conta da fábrica de tamancos de madeira. Vale saber mais no site www.theclogexperience.com.

Na lojinha da fábrica de tamancos comprei um stroopwafel maravilhoso. O doce é feito na hora. Foi o melhor doce holandês que comi durante a viagem. Vale a pena apesar de ser bem mas caro do que no mercado.

Os tamancos custam cerca de 50 euros. Comprei um de pelúcia para a minha sobrinha pequena. Paguei 15 euros. É um presente/souvenir bem legal.

fabrica-tamancos-femininos

Quando fomos era feriado e estava tudo fechado. O único restaurante aberto só estava servindo bebidas. Havia uma festa rolando por conta dos feriados de abril e maio (Dia de Reis, Mortos e Libertação).

Uma dica bem legal para planejar a sua viagem para a Holanda é tentar participar do Dia de Reis, que acontece no dia 27 de Abril. A Holanda fica laranja e em festa. Veja mais sobre o feriado no site www.holland.com.

Ficamos lá, vendo os holandeses se divertirem e partimos para o próximo destino.

Volendam

viagem-holanda-blog

Ponte em um dos canais em rua típica das cidadezinhas holandesas. | Foto: MV

moinhos-holanda-volendam

Repare nos patinhos no canal que leva ao moinho de Volendam. | Foto: MV

Volendam é lindíssima. A cidade tem becos que são uma delícia para se perder.

Como disse um rapaz de uma lojinha, é muito comum chover por lá nesta época. É quase que sagrado – todo dia chove. Fomos despreparados e tivemos que comprar capas de chuva. Uma dica é fazer o passeio com o tempo bem firme.

O clima na Holanda é, em geral, bem tempestuoso e variável. Chove durante o ano todo, especialmente chuvas fortes e rápidas na primavera, mês (maio) que fomos. A melhor época para visitar o país vai de junho a agosto (verão).

Um passeio divertido na cidade é visitar a fábrica de queijos Simone Hoeve, localizada perto do hotel Volendam.

Para chegar em Volendam é preciso tomar o ônibus #316 que sai de Broek in Waterland ou a balsa Marken Express, saindo de Marken, que custa 7,50 euros um trecho de ida ou 9,50 euros ida+volta.

mapa-roteiro-holanda

Mapa com as opções de roteiros.

Como fazer o roteiro?

São 7 linhas de ônibus que partem da estação central de Amsterdam com destino às cidades citadas neste guia. É preciso atravessar a estação até a parada dos ônibus. (veja acima as linhas que passam em cada vila).

Compre o ticket de ônibus no valor de 10 Euros no quiosque dentro da própria estação. Se você comprar online fica 10% mais barato no site Go Dutch! A passagem te dá o direito de fazer os percursos pelas cidades quantos vezes quiser dentro de um período de 24 horas.

As linhas de ônibus que circulam pelas cidades são #301, #306, #312, #314, #315, #316 e #319. Cada linha passa com intervalos de 30 minutos mais ou menos. Em todos os pontos de ônibus consta o quadro com os horários dos ônibus. É bem fácil. Saia cedo de Amsterdam e passe um dia diferente e divertido!

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*