fbpx
Home / Antes da Viagem / Roteiro em Monte Verde, destino de inverno no Sul de MG
Com baixas temperaturas e arquitetura alpina, Monte Verde é a "Suíça mineira"

Roteiro em Monte Verde, destino de inverno no Sul de MG

Monte Verde, Sul de MG, é um dos destinos em alta e um dos lugares para viajar no inverno. A cidade turística mineira torna-se um roteiro barato pertinho de São Paulo.

Cidades de MG perto de SP como Monte Verde e São Lourenço têm passeios a cavalo, trilhas, festival de inverno, fondue e festival gastronômico, casas de vinhos, queijos, lojinhas de roupas e sapatos.

Quantos km Monte Verde fica de SP? Apenas 170 km em viagem de carro rápida, curta e barata pela BR 381.

Booking: pesquise hotéis e pousadas por lá

vila-europa-mv

Vila Europa, centrinho de compras em Monte Verde, MG. | Fotos: Ana Paula

Saindo de São Paulo, aproveite a paisagem da rodovia entre as cidades de Atibaia e Bragança Paulista, SP; Extrema e Camanducaia, MG.

Apesar da curta distância, ao todo, a viagem leve cerca de 3 horas. Respeite os limites de velocidade, viaje tranquilo e seguro. A estrada muitas vezes possui trechos sinuosos e tráfego de caminhões.

Monte Verde exibe uma maravilhosa reserva de Mata Atlântica e é perfeita para uma viagem a dois para curtir um dos lugares românticos em MG.

O mês de Julho é alta estação na cidade, que fica repleta de turistas, especialmente casais de namorados, que procuram o friozinho do inverno em uma das mais aconchegantes cidades turísticas de MG.

— Lugares para viajar no frio em SP

As pousadas localizadas em Camanducaia, na entrada para Monte Verde é uma dica de hospedagem mais barata para quem procura fazer uma viagem econômica e ainda assim confortável.

O que fazer em Monte Verde?

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores | Muita Viagem

Apesar das temperaturas frias nos convidarem a ficar embaixo das cobertas, edredons e com o fogo da lareira do chalé romântico aceso, a cidade também oferece muitas atividades para quem quer esquentar fazendo esportes radicais e passeios turísticos.

Trilhas em Monte Verde

Para mexer o esqueleto, as melhores aventuras em Monte Verde estão nas trilhas do Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pedra Estreita e Pinheiro Velho.

Neste post temos algumas dicas de trilhas em Monte Verde para quem quer saber o que fazer. Tem até uns roteiros de jipe, passeios a cavalo, caminhadas e cachoeiras.

A trilha até o Pico Selado é uma das rotas mais difíceis. São mais de 2 mil metros, e até mais de 5 horas para fazer o roteiro completo. A dica para casais “de boa” é a trilha do Pinheiro Velho ou se estiver de carro (não o seu), siga as placas sentido Pedra Redonda e siga por estrada de terra em subidas íngremes até o limite e de lá siga caminhada pela trilha da Pedra Redonda ou Chapéu do Bispo, ambas com cerca de 2 mil metros de altitude.

A natureza do Sul de MG fica ainda mais charmosa com o clima temperado da estação mais frio do ano no Brasil. E o inverno já chegou em Monte Verde, Minas Gerais (MG), cidadezinha do interior perfeita para uma viagem de final de semana no inverno. Sempre que cai a temperatura nestes meses de Junho, Julho e Agosto para relaxar e curtir uma viagem na serra.

— Onde comer melhor rodízio de fondue em Monte Verde?

Uma boa dica é um aluguel de carro barato em Monte Verde 4×4 para enfiar nas estradas e trilhas de pedra e terra batida. Essa dica é boa especialmente se o seu carro é sedan, com chassi baixo (ou alugue um triciclo motorizado).

O que fazer em Monte Verde no inverno

***

Festival de Inverno em Monte Verde

Festival de Inverno de Monte Verde acontece em Julho. O evento tem todas as atividades gratuitas, além de oficinas culturais de dança e de artes plásticas. A programação costuma ser divulgada no final de junho.

***

Festival Gastronômico de Monte Verde

O festival acontece nos meses de abril trazendo sempre o melhor da comida mineira tradicional e moderna.

Onde ficar em Monte Verde?

Já falamos aqui no blog Muita Viagem sobre a ampla rede de hotéis e pousadas de Monte Verde. Há hospedagem para todos os bolsos, mas é preciso algumas dicas para saber o melhor custo x benefício na hora de escolher onde ficar.

pica-pau-monte-verdeA partir das décadas de 1970 e 80, Monte Verde passou a atrair mais e mais viajantes vindos de outras cidades de SP, MG, RJ e ES, transformando-a em uma das cidades turísticas do Sul de Minas mais visitadas no inverno.

A cidade de Camanducaia, fica na entrada da cidade e há diversas pousadas na estrada que liga as duas cidades mineiras. Dessa forma, é possível ficar em pousada ou hotel fazenda em Camanducaia, perto de Monte Verde.

***

Pousada Encanto da Serra – Monte Verde

É uma das melhores pousadas em Monte Verde. A avaliação no Booking é excelente e o preço das diárias fica ajustado ao orçamento econômico.

Os chalés da pousada em Monte Verde têm vista para a floresta, aquecimento, TV e frigobar. Além disso, a parte mais legal é que a Pousada Encanto da Serra oferece vários pacotes turísticos a parte como rapel, aluguel de motocicletas, buggy ou aluguel de carros, entre outros auxílios.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*