Início / Dicas / Sala São Paulo, concertos e fragmentos no centro de SP
sala sp
A Sala São Paulo é uma das 10 melhores salas de concertos do mundo

Sala São Paulo, concertos e fragmentos no centro de SP

Alguns dos lugares do centro mais bacanas da cidade, sem dúvida alguma, é a Sala São Paulo.

Entretanto, infelizmente as ruas do centro de São Paulo não são tão agradáveis para se caminhar para quem carrega uma máquina fotográfica. Então fica difícil curtir um passeio pelos pontos turísticos da cidade sem que lhe passe pela cabeça o risco de ser assaltado.

Contudo, alguns lugares de “Sampa” valem o risco.  E, com um pouco de cuidado e maestria, é possível desfrutar de uma bela programação cultural como se estivesse em destinos na Europa ou nos Estados Unidos.

Um destes pontos de interesse é o prédio da antiga Estação Júlio Prestes, onde atualmente funciona a Sala São Paulo, uma das melhores casas de concertos do mundo. A afirmação é do professor e especialista em engenharia acústica Trevor Cox , em artigo publicado no jornal britânico The Guardian.

Apesar de estar ao lado da cracolândia, e dar um certo receio caminhar na região, ao ingressar no edifício, o silêncio e a paz são absolutos. A arquitetura do prédio foi preservada com a revitalização do espaço (1999) por meio de um teto móvel, garantindo a qualidade acústica e a beleza do lugar.

Sem dúvida, a Sala São Paulo consegue ser ao mesmo tempo imponente e delicada, assim como os concertos de música clássica o são, entre o estridente e o silencioso. É um dos passeios pelo centro de SP que merece ser feito e apreciado.

O que tem na Sala São Paulo

Programação Sala São Paulo

A Sala SP é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que se apresenta no local às quintas e sextas-feiras (21h), aos sábados (16h30) e aos domingos (16h). Confira aqui a programação da OSESP

Sala São Paulo

O quarteto OSESP formado pelos músicos Emmanuele Baldini, Davi Graton, Peter Pas e Ilia Laporev, na Sala São Paulo

A programação musical da Sala São Paulo conta ainda com outros eventos às terças e quarta-feiras (21h). Confira aqui a programação na Sala SP

Quando fomos, no domingo, prestigiamos o quarteto da OSESP, com violinos, viola e violoncelo. Os músicos executaram 3 obras – “Quarteto em Si Bemol Maior”, de Joseph Haydn (20 min); “Quarteto n.º 2 em Lá Menor”, de Béla Bartók (26 min); e “Quarteto n.º 1 – De Profundis”, de Norbert Palej (20 min).

Após as duas primeiras obras há um intervalo de cerca de 20 minutos, sendo possível ir ao toalete, beber e/ou comer algo no Café da Sala. Há também um restaurante, aberto para almoço de segunda à sexta-feira das 12h às 15h ou jantar nos dias de concertos noturnos, a partir das 18h30 até à uma da manhã.

Os preços variam de R$10 (ensaios) a R$200 dependendo da apresentação e do assento. Aos domingos os concertos matinais (11h) são grátis. Os ingressos gratuitos devem ser solicitados na bilheteria da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, com limite de 4 ingressos por pessoa.

Para os demais concertos, é possível comprar o ingresso online ou no local (de preferência com antecedência). Informações  no telefone (11) 3223-3966.

Em julho, a OSESP participa da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) 2024, com apresentações grátis na cidade serrana.

Como visitar Sala São Paulo

Tour guiado

música clássica centro sp

A Sala São Paulo é um dos lugares mais bonitos e interessantes da cidade

Uma dica para quem deseja conhecer melhor o prédio, os aspectos arquitetônicos, instalações e a acústica das salas de concertos, é realizar uma visita monitorada e aprender mais sobre este importante patrimônio histórico de São Paulo. O passeio leva cerca de 50 minutos.

O custo da visita é barato durante a semana e grátis aos finais de semana. Estudantes e terceira idade têm 50% de desconto tanto nas apresentações musicais quanto no tour guiado ao edifício. Contudo, os horários das visitas podem variar, mas em geral, acontecem duas vezes durante os dias da semana – às 13h e às 16h30; e uma vez aos finais de semana – sábado às 13h30; e domingo às 13h.

Para realizar o tour é preciso agendar previamente via e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone (11) 3367-9573.

Como chegar na Sala São Paulo

A Sala SP está localizada no centro da capital, ao lado da Pinacoteca do Estado, a apenas 500 metros da Estação da Luz, ou seja, é fácil ir de transporte público. O metrô Luz dá acesso à sala de concertos pela Rua Mauá.

A partir da Estação da Luz, o percurso é bem curto, logo, é possível ir de metrô sem maiores complicações. A Guarda Civil Metropolitana reforça o policiamento nos arredores, o que de certa forma, garante a segurança de turistas que chegam à Sala SP a pé. Apenas tome cuidado com pertences pessoais, como bolsas, celulares, relógios e correntinhas – evite chamar a atenção com estes itens e acessórios.

Ao lado da Estação da Luz, a Sala São Paulo tem fácil acesso de metrô e estacionamento próprio

Ao lado da Estação da Luz, a Sala São Paulo tem fácil acesso de metrô e conta com estacionamento fechado com acesso direto à sala de concertos

Preço do estacionamento na Sala São Paulo

Outra opção é ir de carro e utilizar o estacionamento da Sala São Paulo, com entrada pela Rua Mauá, 51. O preço do estacionamento na Sala São Paulo não é muito caro comparado com outras estacionamento na região. Varia de acordo com o período e dia da semana.

Qual é o melhor lugar na Sala São Paulo

De uma forma geral, a acústica da Sala São Paulo é excelente. O melhor lugar, entretanto, é o Balcão Mezanino. Além da vista ampliada do espetáculo, a acústica é igualmente perfeita. Outra opção para escolher o melhor lugar na Sala São Paulo é a Plateia Central e Plateia Elevada. Ambos lugares na Sala São Paulo são recomendados.

Dicas úteis

É importante manter o máximo de silêncio durante as apresentações. Então evite fazer qualquer tipo de ruído, não converse, nem sussurre. Assim, caso precise tossir, use um lenço para minimizar o ruído e leve uma bala de hortelã ou gengibre no bolso se estiver com a garganta irritada ou ter o hábito de pigarrear.

Aliás, outra dica é saber que os aplausos são feitos apenas ao final das obras (não entre os movimentos), e claro, evite sair durante a execução das obras. Caso o faço, saiba que dificilmente lhe deixarão entrar novamente.

A Sala São Paulo e a OSESP não permitem filmagens ou fotografias durante os concertos. Além disso, também não é permitido fumar, comer ou beber nas dependências do prédio. Lembre-se de desligar o telefone celular (tanto o som quanto a luz do aparelho podem atrapalhar os músicos e a plateia).

Por fim, é importante saber que não é necessário vestir-se em trajes sociais, contudo bermudas, shorts e/ou chinelos não são permitidos. Vista-se de forma confortável – calça jeans e camiseta está de bom grado. Bom espetáculo!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.