fbpx
Home / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O que fazer em São Francisco Xavier – cachoeiras em refúgio verde no Vale do Paraíba
São Francisco Xavier, instância turística no Vale do Paraíba - SP

O que fazer em São Francisco Xavier – cachoeiras em refúgio verde no Vale do Paraíba

São Francisco Xavier é um distrito localizado na cidade de São José dos Campos, a cerca de 150 km de São Paulo. Encravada no Vale do Paraíba e emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a pacata vila é um refúgio verde em área de proteção ambiental em SP.

Tomada por belas cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica, a instância turística atrai especialmente paulistas que circulam por entre as cidades serranas próximas da capital — Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

São Francisco Xavier tem um charme especial. É um lugar pequeno, com a praça da igreja, padaria na esquina e um quarteirão com bares, restaurantes, mercadinhos e lojas de artesanatos típicos da região. Aliás, é possível encontrar objetos belíssimos por lá.

Chalés românticos na Serra da Mantiqueira

São Francisco Xavier – SP

Para quem gosta de aventura, há trilhas com cachoeiras e mirantes para apreciar as belezas do interior de SP. Já para quem prefere relaxar, há inúmeros pesqueiros, bons restaurantes e pousadas baratas.

Além disso, as festas religiosas são eventos bastante populares que agitam a vida tranquila do vilarejo.

São Francisco Xavier: roteiro de charme na Serra da Mantiqueira

Um roteiro pela Serra da Mantiqueira deve incluir São Francisco Xavier – SP

Ecoturismo é um dos fortes de São Francisco Xavier. A região é tomada de adrenalina quando o assunto são esportes de montanha.

As atividades em meio à natureza – caminhadas, trilhas de bike, cachoeiras, escaladas, voo livre e travessias fazem parte dos principais roteiros da Serra da Mantiqueira.

Cachoeiras em São Paulo: Serra da Cantareira

Cachoeiras em São Francisco Xavier

Trilhas entre riachos com cachoeiras em São Francisco Xavier – SP

A formação geológica da região é privilegiada pela formação de extensas escarpas de floresta com diversas trilhas com acesso a cachoeiras.

É fácil encontrar um passeio que combine com o seu perfil – há trilhas de nível fácil e moderado para todos se aventurarem em meio à natureza.

Cachoeira Pedro Davi

passeios no interior de sp

Cachoeira Pedro Davi, em São Francisco Xavier – SP

Há dezenas de cachoeiras em São Francisco Xavier (SFX) com fácil acesso de carro e curtas caminhadas. Há apenas 3 km do centro (sentido Joanópolis), a Cachoeira Pedro Davi tem entrada gratuita, banheiros, área de pic nic e fácil acesso, com diversas piscinas naturais e cascatas para banhar-se (se tiver coragem). A água é bem gelada! Refresca até a alma.

Spas em SP: lugares para relaxar no interior de SP

Pouso do Rochedo

Cachoeira da Mata, em São Francisco Xavier – SP

Roteiro pra lá de divertido é seguir de carro para Santa Bárbara até o circuito de cachoeiras do Pouso do Rochedo. São aproximadamente 11 km do centro de SFX.

Para chegar, pegue a rodovia sentido São José dos Campos, no trevo, na entrada/saída da cidade ao invés de seguir sentido São José, pegar a estrada de terra para Santa Bárbara, seguir sempre na estrada de Santa Barbara (vão ter algumas entradas/bifurcações indicando outras estradas, continuar na principal). Logo terá placas indicativas para o Pouso do Rochedo.

Cachoeira da Mina, em São Francisco Xavier – SP

No local funciona pousada com chalés e área de acesso restrito para hóspedes e visitantes que pagam taxa de R$ 30,00 para fazer trilhas auto-guiadas, que passam por 8 cachoeiras e 4 mirantes.

O trajeto completo leva mais de 4 horas. Recomendamos fazer apenas uma parte ou fazê-lo completo em 2 dias.

Cachoeira do Roncador

Com boa infra-estrutura, o local tem acesso controlado e pago. Fomos no domingo, e quando chegamos o parte estava fechando, apesar de ainda faltar 1h para o fechamento oficial segundo informações oficiais.

Para chegar, saia sentido São José dos Campos, rode mais ou menos uns 9 km em estrada de terra e sair à direita para a estrada do Roncador. Terá placas indicativas.

A dica é reservar com antecedência e já mandar e-mail avisando do dia do passeio e hora de chegada para evitar imprevistos como o que tivemos.

Resorts em SP: hotéis de luxo no interior e litoral

Trilhas na Serra da Mantiqueira

Já quem gosta de apreciar a natureza, a vila é praticamente um reduto ecológico. Tomado como Área de Preservação Ambiental (APA) em 2002, a região ajuda proteger a abundância dos recursos hídricos e animais típicos da Mantiqueira, como o macaco muriqui (exclusivo da Mata Atlântica), jaguatiricas, esquilos, cobras, lagartos e aves.

Mirante Pouso do Rochedo

Mirante Pouso do Repouso (1.800 m) com vista para a cidade de São José dos Campos – SP

É um dos mirantes mais bonitos do início da Serra da Mantiqueira. Com vista para a cidade de São José dos Campos – SP, o circuito é o mesmo citado acima, com saída da recepção da pousada. A trilha até o primeiro mirante na rocha do Pouso do Rochedo. A 1.800 metros de altitude temos uma vista incrível das montanhas.

Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira, na região de São José dos Campos – SP

Mirante Pedra da Divisa

Adiante, temos o Mirante Pedra da Divisa, entre os Estados de SP e MG. A partir da trilha do Pinhal são 200 metros.

Mirante do Cruzeiro

Seguindo trilha extremamente íngreme de 500 metros atingimos o Mirante do Cruzeiro, a 2 mil metros de altitude. É o melhor mirante da Serra da Mantiqueira na região de São Francisco Xavier.

Para chegar ao Mirante do Cruzeiro é recomendável iniciar o circuito antes do almoço, por volta do meio-dia. Assim você terá pelo menos 5 horas para fazer todo o circuito com calma, apreciando cada cachoeira, bosque da castanheira, bicas de água potável, respirando o ar puro deste santuário ecológico bem pertinho de São Paulo.

Mirante Pouso do Rochedo, em São Francisco Xavier – SP

Não foi desta vez que chegamos no topo. Estava escurecendo e achamos melhor curtir apenas o visual do primeiro mirante.

Mirante da Pedra do Porquinho

Certamente é um dos passeios imperdíveis da Serra da Mantiqueira. O mirante fica a mais ou menos 16 km do centro. Não tem taxa de visitação.

Para chegar lá, basta sair sentido São José dos Campos, andar cerca de 4 km e pegar a saída a esquerda, para o bairro do Rio Manso. Há placa sinalizando. Vale muito o passeio.

Mirante Pedra da Onça

Um outro mirante de muito fácil acesso é o Mirante Pedra da Onça. Para chegar lá, saia do centro de São Francisco Xavier sentido Joanópolis e já acesse a estrada do bairro dos Ferreiras. Antes de chegar ao mirante, deixe o carro no estacionamento e siga a pé.

Conheça Monte Alegre do Sul, no Circuito das Águas Paulistas

Há inúmeras outras trilhas para conhecer na região. Procure agências de turismo no centro da cidade para agendar alguns passeios mais sofisticados, como cavalgadas, roteiros em 4×4 e esportes de aventura.

Há inclusive agências que organizam saltos de voo livre, escaladas, rapel na cachoeira e caminhadas pelas montanhas, a mais longa, até a vila mineira de Monte Verde, MG, em travessia de 21 km (ida +volta) num tempo aproximado de 9 horas. Já quem gosta de se molhar nas águas, é possível descer de bóia cross ou fazer acqua ride na corredeiras do Rio do Peixe.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*