Início / Viagens pelo Brasil / Nordeste / Roteiro no Centro Histórico de São Luís
Restaurantes, lojinhas e bares usam os casarões tombados
Restaurantes, lojinhas e bares usam os casarões tombados

Roteiro no Centro Histórico de São Luís

A linda capital do Maranhão, São Luís, é uma das 3 cidades capitais-ilha, a maior entre todas – a ilha de Florianópolis, em Santa Catarina e a ilha de Vitória, no Espírito Santo.

Comenta-se no folclore de que os europeus a chamavam de “ilha grande”, na língua tupinambá. A grande extensão da ilha é dividida em duas parte – a Baía de São Marcos e a Baía do Arraial.

– Como são as Praias de São Luís?

A história de São Luís do Maranhão é uma briga só. A cidade foi fundada por franceses, tomada por portugueses, invadida por holandeses e, finalmente, retomada por portugueses.

– São Luís, uma cidade de muitos nomes (e caras)

Roteiro no Centro Histórico de São Luís

No centro histórico é possível ver os primórdios coloniais portugueses – Durante praticamente todo os séculos XVIII e XIX, todas as construções erguidas na grande área urbana de São Luís tinham suas paredes de frente cobertas com azulejos importados de Portugal.

Revestir as fachadas com azulejos era a melhor solução para as condições climáticas da região.

Afinal, pela sua posição geográfica, São Luís apresenta clima muito quente durante o verão, normalmente com Sol escaldante e muita chuva no inverno. E azulejar as paredes externas reduzia o desgaste pela água e contribuía para um melhor isolamento térmico interno.

Além da vantagem de impermeabilizar a estrutura quando esta é castigada pelas chuvas intensas, ter grande durabilidade e facilitar a limpeza.

Algo legal de conhecer no centro histórico de São Luís são as centenas de imóveis seculares por ali ao redor. A área do centro abriga por volta de mil imóveis tombados e sob a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Este imenso universo de construções as mais diversas se dividem em casas comuns, grandes solares e sobrados majestosos.

As casas têm classificações como morada inteira – apresentando fachada em que se destacam uma porta com duas janelas de cada lado – ou meia morada – porta lateral e duas janelas.

Os grandes solares são casas maiores, com estruturas em que se destacam detalhes refinados na decoração das paredes externas. E os sobrados têm até quatro pavimentos, com espaço comercial no térreo e moradia nos outros pisos.

Caminhe pelo centro histórico e conheça as mais importantes edificações, entre elas:

  • Convento das Mercês
  • Casa das Tulhas
  • Igreja do Rosário
  • Igreja do Desterro
  • Igreja da Sé
  • Igreja dos Remédios
  • Igreja de Vinhais Velho
  • Casa das Minas
  • Casa das Fontes
  • Casa das Pedras
  • Teatro Artur Azevedo
  • Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado)

– O que fazer em São Luís? As baladas do centro histórico

Hostel barato em São Luís

Quando esteve em São Luís, o Gustavo ficou hospedado no hostel Solar das Pedras, uma opção de hostel barato em São Luís.

Foto: MV

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*