Início / Souvenir / Fundo da Mala / Trilha sonora – uma viagem em alto e bom som!
Doheny Days, Festival de música em praia na Califórnia
Doheny Days, Festival de música em praia na Califórnia

Trilha sonora – uma viagem em alto e bom som!

Ouvir música na viagem é uma forma de fazer turismo com trilha sonora. Caminhar entre paisagens, pontos turísticos e atrações ouvindo a música favorita é legal, mas também ir além e ouvir a música regional, pois ajuda o viajante assimilar melhor a cultura local e as bandas e cantores locais.

Sempre que viajo faço uma listinha de músicas que estejam relacionadas aos destinos por onde caminho ou voo. Podem ser músicas com o nome destino, como ouvir New York City Cops (Strokes) ou Hotel Califórnia (Eagles), Fake Tales of San Francisco (Arctic Monkeys), em uma viagem para os Estados Unidos. Ou ouvir as bandas que irão tocar em um festival na Holanda, como o Lowlands (países baixos) com shows do Kaiser Chiefs, Sonic Youth, The Killers, Kings of Leon. Isso é legal!

App’s – aplicativos para viagens

Na Europa tem muitos festivais. Quando fiz mochilão viajando por França, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Holanda, fui ao Pink Pop Festival ver shows do Smashing Pumpkins, Arctic Monkeys e The Fratellis. Gosto de marcar minhas viagens com um show. Teve Linkin Park também, mas descansei as pernas, mesmo porque nem curto esse som, para ver a volta de Billy Corgan ao Smashing Pumpkins.

Pinkpop 2007, perto de Maastricht, na Holanda

pinkpop-2007

Pink Pop, Festival de música na Holanda

É comum nos festivais da Europa, você trocar copos descartáveis onde são vendidas as cervejas por um “vale bebida”. No Pink Pop, era possível juntar 100 copos descartáveis e trocar por uma cerveja. Isso ajuda a manter a pista limpa.

Quando fiz minha road trip (route 1), nos Estados Unidos fui ao Doheny Days, em Dana Point, na Califórnia. E, em Nova York assisti ao show do The Dandy Warhols. Já morando no Canadá, fui ver George Clinton & Parliament Funkadelicic, em Toronto. Este sem dúvida, um dos melhores shows da minha vida. George Clinton, Garry Shider e Eddie Hazel mandaram ver na funk music!

Show na Califórnia, em Dana Point, durante road trip

Viagem de carro na Califórnia – Route 1

Nem só de rock gosta o viajante. Já fui ao Igloofest, em Montréal. Aliás, o nome é bem propício. Fui na balada com um casacão de frio pesado. E não tinha onde colocar. A galera deixava os casacos todos amultuados. Vi Josh Wink e Misstress Barbara. Além da Nuit Blanche, em Montréal, vi show do Ricardo Villalobos. Para entender, este último evento é como a Virada Cultural em São Paulo (SP). Só que com muita neve e frio de até –30ºC.

Nuit Blanche, em Montréal (2012)

Viajando com música no Brasil

Já aqui em terras tupiniquins é preciso conhecer também a cultura regional. Ouvir a música popular brasileira em seus diferentes ritmos, é também aflorar a identidade brasileira e a paixão pelo país. Claro, que às vezes, é bem difícil aguentar algumas “musiquinhas do momento”. E quando a onda pega no Brasil inteiro? É dureza! Muda o destino, a mesma música.

Aliás, quem já não ouviu aquela uma música brasileira tocando no exterior? Cheguei a ouvir “Chorando Se Foi” (Márcia Ferreira) no Winterlude, em Ottawa. É um festival estilo festa junina, mas no frio canadense.

Para quem faz viagem à Belém do Pará, sempre acaba ouvindo, por exemplo, músicas da cultura amazônica e também do folclore regional. Uma viagem para o Nordeste ouvirá forrós e outras músicas nordestinas o tempo todo. Os gaúchos no Sul do Brasil também têm a música muito forte em sua cultura.

Para celebrar a música, as festas! Eventos no Brasil todo movimentam cidades turísticas como a Festa do Divino, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Bumba-meu-boi, Boi-de-mamão, Festival de Parintins e festas juninas no Nordeste com o São João, Santo Antônio e São Pedro de Recife, Caruaru, Salvador, Campina Grande e João Pessoa.

Melhores Festas de Ano Novo no Nordeste

Dica de site legal para programação de shows e agenda cultural

Conheço o site www.pollstar.com é fácil de usar para saber a agenda de muitos artistas, especialmente com turnês marcadas para cidades na Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Ásia. Você pode procurar tanto pelo nome da cidade quanto pelo nome da banda, artista ou espetáculo.

Outra dica, é buscar informações na Secretária de Cultura do município ou centro de informações turísticas sobre os eventos na cidade em que estará de férias. Procure também ouvir rádios locais e conversar com as pessoas nos estabelecimentos. Aliás, a música é um bom pretexto para começar uma conversa e conhecer melhor as pessoas que moram no destino.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

1 Comentário

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*