Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O que fazer em Socorro, a Cidade Aventura perto de SP
A Gruta do Anjo, um dos lugares mais bonitos do interior de SP
A Gruta do Anjo, um dos lugares mais bonitos do interior de SP

O que fazer em Socorro, a Cidade Aventura perto de SP

Socorro, a 130 km de São Paulo, em direção ao sul de Minas Gerais, é uma das cidades do interior de SP mais legais para uma viagem rápida de final de semana.

Com 32 mil habitantes, Socorro oferece muitas opções. É um destino para esportes radicaispara famílias com crianças e para casais em viagens românticas.

Socorro é um dos melhores lugares do interior de SP para ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura e de compras e referência nacional em turismo adaptado para pessoas com deficiência.

Em um roteiro de dois dias em Socorro, dá para fazer trilhas e visitar mirantes, comer a típica comida de fazenda do interior de São Paulo e de Minas Gerais e fazer compras de roupas baratas, entre outras atividades.

– Pousadas e hotéis em Socorro-SP

Socorro tem clima rural e relevo montanhoso, com trilhas e um rio cortando a cidade

Socorro tem clima rural e relevo montanhoso, com trilhas e um rio cortando a cidade

ATRAÇÕES DE SOCORRO

Entre os lugares bonitos para conhecer em Socorro estão a Gruta do Anjo, onde dá para passear de pedalinho, o Mirante do Cristo, para ver a região do alto, o rio do Peixe em vários pontos,  a Igreja da Matriz e praças bem cuidadas no centrinho da cidade e o Horto Municipal, um parque arrumado próximo aos principais centros de compras de Socorro.

Socorro merece elogios pela sinalização para turistas. A cidade é dividida em corredores turísticos e tem placas indicando como chegar nos principais pontos turísticos e atrações, além de pousadas e hotéis-fazenda.

Por outro lado, não é fácil ficar para lá e para cá se não estiver de carro, então se você não for de carro para Socorro, pense em alugar um carro.

A estância turística, que faz parte do Circuito das Águas paulista, é hoje um dos principais lugares de ecoturismo perto de São Paulo.

O turismo rural, em bonitos hotéis fazenda na região, e de esportes radicais também se destacam em Socorro.

A região de Socorro, com cidades como Lindóia, Monte Sião e Serra Negra, ainda tem um clima gostoso de montanha e muitos chalés românticos para casais, além de pousadas com piscinas e resorts.

Praia de rio no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

Praia de rio no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

TURISMO ACESSÍVEL

Socorro-SP também se destaca pelo turismo acessível. A cidade no interior é referência em todo o país em turismo acessível, com hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos adaptados para receber pessoas portadoras de deficiências.

Uma coisa legal é que o turismo acessível em Socorro contempla as atividades de ação, com destaque para dois dos melhores hotéis-fazenda de São Paulo, o Parque dos Sonhos e o Campo dos Sonhos.

Os dois hotéis-fazenda, como outros da região, são também parques para pessoas que não estão hospedadas, que pagam uma taxa para usar por dia.

O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos tem cadeirinhas adaptadas para paraplégicos na tirolesa, selas adaptadas para andar a cavalo, cadeirinhas aquáticas para piscina e até triciclos e quadriciclos adaptados.

Há muito o que se desenvolver na área, mas Socorro já recebeu até um prêmio internacional por seu investimento em turismo acessível, o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade.

Socorro é uma cidade para muitas viagens: fácil de chegar, como explicamos mais abaixo neste artigo, com muita coisa para fazer e boa infraestrutura para receber turistas. Um roteiro de final de semana em Socorro, se você estiver de carro, é uma ótima sugestão para relaxar, aproveitar a natureza e se divertir.

O que fazer em Socorro

Mapa de Socorro - Clique para ampliar

Mapa de Socorro – Clique para ampliar

Cortada pelo rio do Peixe, a cidade, na Serra da Mantiqueira, tem trilhas para caminhadas, trilhas de mountain bike, corredeiras para fazer rafting e lindas paisagens para serem rasgadas por tirolesas.

É um dos melhores destinos para esportes radicais perto de São Paulo, para compras, ecoturismo e turismo rural também, além de ter muitas pousadas charmosas e chalés para casais em viagens românticas.

– Pousadas e hotéis em Socorro-SP

 

Tirolesa

Entre as tirolesas, as mais incríveis ficam no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, que tem um circuito desses cabos, com várias opções de preços e distâncias.

A tirolesa mais legal dessa região do interior do estado de São Paulo é também a tirolesa mais legal do sul de Minas.

Em um das tirolesas do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, o cabo cruza a fronteira entre os estados de SP e de MG, da cidade de Socorro para a pequena Bueno Brandão, em um trecho de 1 km percorrido em cerca de 50 segundos. O ponto mais alto fica a 150 metros de altura e o viajante vai voando deitado, no estilo Super-Homem.

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

Rafting

O rafiting em Socorro-SP tem se tornado cada vez mais procurado por quem gosta de ecoturismo e esportes radicais.

Socorro é cortada pelo rio do Peixe, que possui várias cachoeiras (ou corredeiras) ao longo da cidade e da região.

Há descidas em botes de rafting em Socorro de 2 horas, que passam por mais de 20 corredeiras.

Entre as operadoras de turismo mais conhecidas para fazer rafting em Socorro-SP estão a Rios de Aventura (www.riosdeaventura.com.br) e o parque de aventuras Kango Jango Rafting, que também oferece arvorismo e tirolesa.

Arvorismo

Parques como o Monjolinho oferecem trilhas no alto para prática de arvorismo

Parques como o Monjolinho oferecem trilhas no alto para prática de arvorismo

O arvorismo, em que trilhas são percorridas a pé, na altura da copa das árvores, em pontes suspensas, é outra opção de esporte e ecoturismo em Socorro.

Vários hotéis e parques de aventura da cidade oferecem a atividade, como o Parque dos Sonhos e o Parque Monjolinho.

Ambos os parque oferecem mais coisas para fazer em Socorro. Uma novidade do Parque Monjolinho, por exemplo, é o stand up paddle.

Stand up paddle

O surf de pé, ou stand up paddle, é um dos esportes que mais sucesso têm feito nas praias brasileiras, mas também dá para fazer stand up paddle longe das praias, no interior do estado de São Paulo.

O Parque Monjolinho anunciou o stand up paddle como uma das novidades entre os esportes radicais e atividades de turismo de ação e ecoturismo em 2015.

Stand up no rio no interior de SP - foto: Divulgação

Stand up no rio no interior de SP – foto: Divulgação

O surf de pé é feito em um trecho mais tranquilo do rio do Peixe de Socorro-SP.

Trilhas de bike

Com centenas de quilômetros de estradas de terra e muitos morros e montanhas, Socorro e a região entre o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais oferecem desafios para todos os níveis de ciclistas, dos iniciantes aos amantes da bicicleta que já encaram os desafios do downhill.

A loja de bikes de Socorro AdventureBikers tem uma página no facebook com várias informações e fotos das trilhas de bicicleta da região, além de passeios e dicas legais para quem curte cicloturismo e quer saber mais de Socorro como destino de esportes radicais.

Boiacross

Outro esporte radical de água em Socorro, em que os aventureiros descem as corredeiras do rio do Peixe em câmeras de caminhão especialmente adaptadas para a prática.

O que ver em Socorro

Além de ser um destino para esportes radicais no interior de São Paulo, Socorro e a região do Circuito das Águas – Sul de MG oferecem muito mais para quem faz um roteiro pela área, mesmo que seja uma viagem curta.

Gruta do Anjo

A bonita Gruta do Anjo de Socorro-SP

A bonita Gruta do Anjo de Socorro-SP

A gruta com uma lagoa  de água mineral é um dos cenários mais bonitos do interior de São Paulo. Quando a luz do sol invade a fenda e bate na lagoa, o reflexo nas paredes forma lindas imagens.

A Gruta do Anjo de Socorro é uma das principais atrações turísticas da cidade. Custa 20 reais para entrar, não é muito barato, e o valor dá direito a passear de pedalinho pela lagoa.

A Gruta do Anjo não é uma paisagem esculpida pela natureza. A atração turística é resultado de uma mina de quartzo que foi abandonada para mineração/

Mirante do Cristo

Com picos de mais de mil metros de altitude, a região de Socorro é cheia de montanhas. Um dos melhores lugares para observar a área na Serra da Mantiqueira do alto é o Mirante do Cristo, que tem uma boa estrutura, com um centro de informações turísticas em pleno funcionamento.

Nossa sugestão, para quem vai fazer um roteiro de viagem de final de semana por Socorro, é visitar o Mirante do Cristo no final da tarde do primeiro dia. Além de aproveitar a paisagem de um ponto privilegiado, dá para pegar boas informações para traçar o melhor roteiro de viagem pela cidade no interior de SP.

Outros lugares bonitos para ver o pôr do sol no interior paulista são a Pedra Bela Vista e o Pico da Cascavel, um pouco mais difíceis de chegar de carro que o Mirante do Cristo –mas nada complicado demais.

Horto Municipal de Socorro

No Horto Municipal, um caminho cheio de aromas deliciosos

No Horto Municipal, um caminho cheio de aromas deliciosos

O simpático horto de Socorro é um espaço com muitas árvores, playground adaptado e lugares amplos para caminhada, mas o mais legal do parque em Socorro, que é gratuito, é o canteiro sensorial.

O canteiro sensorial é um longo corredor com muitas plantas de aromas fortes, como manjericão e boldo, além de outras plantas menos conhecidas, mas de cheiro marcante.

O canteiro sensorial, como muitas atrações turísticas de Socorro, tem placas em braile, para pessoas que sabem ler nesse registro tátil.

Praça da Matriz e Igreja

A Praça da Matriz e seus arredores são cercados por cafés, sorveterias, bares, restaurantes e casarões centenários e charmosos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi concluída em 1924.

Compras em Socorro

Socorro é um dos principais polos de malharia do Brasil, com mais de 400 oficinas e fábricas produzindo roupas boas e baratas, que são vendidas em lojas no centrinho da cidade e também em dois centros comerciais: a Feira Permanente de Malhas de Socorro e o Shopping de Malhas de Socorro.

Se a intenção é fazer compras de roupas de inverno e mesmo mais frescas, para o verão, vale muito a pena visitar Monte Sião, já no sul de Minas. A bonita cidade mineira tem muitas lojas e galerias no centro com preços econômicos.

Como chegar em Socorro-SP

Socorro fica a cerca de 130 km de São Paulo, capital. 

De São Paulo para Socorro de carro

A principal opção para fazer uma viagem rodoviária de carro para Socorro é pegar a rodovia Fernão Dias até Bragança Paulista e depois seguir para Socorro pela Rodovia Capitão Barduíno.

Veja outras rotas para Socorro de carro.

A Viação Bragança tem passagens de ônibus diárias para Socorro a partir da Rodoviária do Tietê, em São Paulo.

A passagem de ônibus para comprar pela internet custa R$ 36,20 e a viagem de ônibus de São Paulo para Socorro demora cerca de 2 horas e meia.

Passagens aéreas para Socorro

Para quem pensa em viajar de avião para Socorro-SP, a sugestão é comprar passagens aéreas para São Paulo ou para Campinas, já que não há voos para Socorro.

Os aeroportos de Viracopos e de Congonhas ficam a cerca de 140 km de Socorro, enquanto o aeroporto de Guarulhos fica a 130 km.

Se a ideia é alugar um carro do aeroporto para ir para Socorro, procure a passagem mais barata para um dos três aeroportos e vá para Socorro.

– Pousadas e hotéis em Socorro-SP

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*