Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O que fazer em Tiradentes, a mais charmosa cidade histórica de Minas Gerais
Tiradentes-MG é a mais charmosa das cidades históricas de Minas

O que fazer em Tiradentes, a mais charmosa cidade histórica de Minas Gerais

Gustavo Villas Boas

Tiradentes é uma síntese do melhor que as cidades históricas de Minas Gerais e do circuito da Estrada Real oferecem aos viajantes.

Com igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial, a história se apresenta em cada cantinho da do centrinho da cidade a 200 km de Belo Horizonte e a 480 km de São Paulo.

Em torno de Tiradentes, vilarejos como a bucólica Bichinho e cidades como São João del Rei convidam os turistas a experimentar tradições mineiras: comida, festas tradicionais, causos.

Além das delícias como cachaças, queijos, doces, o artesanato e a arte também se apresentam, fazendo jus ao legado de artistas como Aleijadinho, entre outros mestres da escola barroca mineira.

A região é um dos melhores lugares do Brasil para comprar móveis de fazenda, de demolição e artigos de decoração para casa. As bonitas peças de artesanato saem da região para todo o Brasil.

– Booking: Melhores pousadas em Tiradentes

Tudo isso é emoldurado pela Serra São José e pelo relevo acidentado da região no interior mineiro, que formam cenários bucólicos que guardam, entre a mata, cachoeiras, trilhas e belezas naturais.

As riquezas históricas, naturais e culturais de Tiradentes são palco, ainda, de uma vasta programação de eventos durante o ano inteiro.

A Serra São José emoldura a paisagem em Tiradentes, na Estrada Real

Quando ir para Tiradentes-MG

Tiradentes fica cheia no feriado de Carnaval e recebe um dos melhores carnavais de rua de Minas Gerais, é palco de uma importante Mostra de Cinema e fica movimentada durante toda a Semana Santa, quando circuitos religiosos atraem turistas do Brasil inteiro.

O feriado da Semana Santa atrai fiéis do turismo religioso, que fazem um circuito de capelas que só abre durante o período. Além desse circuito de fé, a principal igreja da cidade recebe concertos de órgão especiais, entre outras atrações para fazer.

Mas o mais charmoso dos eventos em Tiradentes é o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, que reúne centenas de atrações culinárias e artísticas nas ruas da cidade.

O Festival de Gastronomia de Tiradentes acontece, geralmente, entre agosto e setembro, uma das melhores épocas para ir para a cidade histórica mineira. Em 2017, o festival gastronômico acontece de 18 de agosto a 27 de agosto.

As ruas históricas de Tiradentes recebem eventos e coisas para fazer o ano inteiro

Além da gastronomia, que reúne desde o melhor das receitas típicas de Minas Gerais em comidas feitas a céu aberto até a sofisticada culinária internacional contemporânea em restaurantes charmosos (e estrelados), o festival de gastronomia conta com coisas para fazer para crianças, famílias e atrações artísticas.

Outra atração que reúne milhares de pessoas em Tiradentes é o Festival de Motos – Bikefest Tiradentes. O evento, regado a cerveja e blues, reúne motociclistas de todo o Brasil que cruzam as estradas sinuosas do interior de Minas Gerais para se encontrar na cidade histórica.

Para quem quer tranquilidade, a melhor época para ir para Tiradentes é durante a quaresma, entre o feriado de Carnaval e o feriado da Semana Santa, quando a cidade fica mais vazia.

– O que fazer em Minas Gerais

O que fazer em Tiradentes

CENTRO HISTÓRICO

A Matriz de Santo Antônio é a principal igreja de Tiradentes-MG

O centro histórico de Tiradentes é pequeno e fácil de conhecer a pé -se a pessoa puder lidar com as ladeiras, é claro.

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o grande ícone da cidade.

Sua localização no alto garante uma bela vista da região, principalmente no pôr do sol, quando a luz dourada parece cobrir de ouro os casarões e casinhas brancas.

A igreja é tão bonita que muitos casais aproveitam para fazer fotos de noivado e casamento tendo o prédio como cenário.

A matriz recebe, ainda, programação praticamente semanal de concertos em órgão às sextas-feiras, com ingressos vendidos no local.

O interior da igreja se destaca pelas obras de arte e pela quantidade de ouro usada na decoração, uma das mais impressionantes do Brasil.

O chafariz no centro histórico é uma das atrações de Tiradentes

Também não dá para deixar de conhecer no centro histórico de Tiradentes o Chafariz de São José, ainda em atividade, cuja fonte jorra água fresca trazida por um aqueduto.

O museu Padre Toledo também vale a pena conhecer. O museu fica na casa de um padre que recebeu reuniões dos participantes da Inconfidência Mineira no período colonial brasileiro.

Uma boa forma de ver o centro histórico de Tiradentes é fazer o passeio de charrete pelas ruas da cidade.

As charretes se reúnem pelas manhãs na praça principal de Tiradentes e levam os turistas para passear a cavalo.

Fazer o passeio de charrete em Tiradentes-MG é uma boa ideia para conhecer o centro histórico

SERRA SÃO JOSÉ

A cachoeira entre Tiradentes e São Josão del Rei forma um pequeno paraíso para banho

No Caminho Velho da Estadra Real entre Tiradentes e São João del Rei, dá para aproveitar as belezas da Serra São José.

No caminho, em um dos marcos da Estrada Real, apresenta-se uma cachoeira com pequeno lago para banho.

SÃO JOÃO DEL REI

No Mercado Municipal de São João del Rei, uma viagem pelos sabores mineiros

 

Vale a pena ir para São João del Rei de Tiradentes pelo Caminho Velho da Estrada Real, em um pequeno trecho calçado de 8 km.

Em São João del Rei, além do centro histórico e das famosas pontes, não deixe de conhecer o Mercado Municipal, com delícias mineiras para comprar, e a Taberna D’Omar, com deliciosos pães de diversos sabores por bons preços.

Tudo isso dá para fazer em uma manhã e começo da tarde, sem grandes problemas de pressa.

Para quem gosta de passear de trem, dá para fazer o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. O trem histórico funciona às sextas, aos finais de semana e feriados.

A estação de trem de Tiradentes leva a São João

BICHINHO-MG

Um simpático vilarejo perto de Tiradentes, Bichinho é bucólica, com cara de interior mineiro fofo, mas com muitas opções para gastar dinheiro.

Bichinho reúne dezenas de lojas de móveis, com belas peças em estilo colonial, de fazenda e móveis de demolição.

Bichinho-MG é bucólica, com cara de interior de Minas

A vila no interior de MG é um dos melhores lugares perto de São Paulo para comprar móveis e artigos de decoração para casa.

Mesmo que a ideia não seja gastar dinheiro e comprar móveis na região de Tiradentes, vale a pena ir para Bichinho.

Bichinho é um dos melhores lugares para comprar móveis perto de SP e BH

Entre as atrações do lugares, além de pousadas ainda mais tranquilas e bucólicas que Tiradentes, estão alambiques, como o Velho Ferreira.

Na visita, dá para conhecer um pouco do processo para fazer cachaça e comprar uma pinguinha de lembrança do interior de Minas Gerais.

A visita ao alambique Velho Ferreira é uma das coisas para se fazer perto de Tiradentes-MG

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*