Início / Antes da Viagem / Como tirar o novo passaporte brasileiro?
novo passaporte brasileiro
O novo passaporte (2015), na cor azul, é o atual passaporte brasileiro.

Como tirar o novo passaporte brasileiro?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não existe a renovação de passaporte. Você simplesmente faz um novo.

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos e, sempre antes de fazer uma viagem internacional, é importante conferir até quando o mesmo é válido.

Sempre viaje com ele com pelo menos 6 meses de validade após a previsão de retorno ao Brasil. Isto porque você poderá ter algum problema na entrada de algum país.

Neste post a gente comenta a lista de países que não são muito hospitaleiros com viajantes. Agora, imagina se você ainda tem um passaporte prestes a vencer? Qualquer motivo pode ser causa de entrada negada ou situações delicadas e indesejáveis.

Quais países exigem visto para brasileiros?

Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 257,25. Pague a Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido pelo CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso.

Em caso de extravio ou perda do passaporte anterior, há a necessidade do cidadão preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

Eu já tive que preencher uma vez esta documento. Foi no fim do ano, em dezembro de 2007, quando perdi meu passaporte brasileiro no Canadá. Fiz voo doméstico por lá, sem passaporte e antes de retornar ao Brasil tive que preenchê-lo e entregar na Polícia Federal aqui.

Em caso de roubo, faça um boletim de ocorrência para não pagar a taxa de emissão.

Documentos para tirar passaporte brasileiro

Para tirar o novo Passaporte Brasileiro, é necessário ter original de todos os documentos relacionados:

  • RG, pode ser CNH, CTPS;
  • CPF;
  • Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos até 70;
  • Certidão, para menores de 12 anos e pessoas que alteraram o nome por razões de casamento ou separação. É preciso informações da Certidão de Nascimento com dados do cartório e do nome atualizado também;
  • Situação Militar, para jovens brasileiros a partir do ano que completa 19 até o ano que completa 45 com devido documento; e
  • Passaporte anterior, para todos que já tenham tirado alguma vez. Para quem está emitindo o passaporte pela primeira vez, selecione “nunca teve passaporte brasileiro”.

Para mais informações acesse o site da PF.

Preencha a solicitação online

Após reunir documentação, o segundo passo é preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados.

Na hora de agendar no posto, caso não tenha em algum lugar de seu interesse, espere ou marque em outro posto. Eu gosto de ir tirar o passaporte no Shopping Eldorado, mas dessa vez, tive que ir em outro posto da PF.

Consegui marcar com um mês de antecedência. O ideal penso, então, deva ser tentar marcar 45 dias antes da data pretendida.

Veja quais documentos levar num mochilão pela América do Sul

Ida na Polícia Federal

Na data e hora agendada para tirar o passaporte na Polícia Federal, cheguei 15 minutos antes (conforme orientação da própria PF) e fui logo atendido.

Aí o processo é muito simples – você pega uma fila e espera sua vez. Entrega todos os documentos para a atendente, tira foto lá mesmo e imprime as digitais no sistema. Feito isso, é dado um prazo de 15 dias para ir retirar o seu novo passaporte.

Após estas duas semanas, você tem até 80 dias para ir buscá-lo. Não existe mais serviço de entrega via Sedex. É necessário ir retirá-lo pessoalmente.

O passaporte antigo é inutilizado, porém você pode ficar com ele de lembrança.

É importante que você não tenha nenhuma viagem internacional agendada até que tenha em mãos o novo passaporte, por isso é fundamental que você planeje a renovação do passaporte com pelo menos 2 meses de antecedência de sua próxima viagem.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

4 Comentários

  1. Bom dia, Danilo!

    Saberia dizer se tem algum Posto da Polícia Federal em SP ou próximo (tipo Campinas) que consigo tirar um Passaporte para minha mãe que não seja por agendamento?
    Outro dia li em um site sobre a Lapa, é somente emergencial?

    Obrigado,

    • Olá Celso,

      Se você já tiver emitido a passagem aérea e comparecer com ela no posto da Polícia Federal no Aeroporto de Viracopos, acredito que consegue o passaporte na hora em caráter emergencial. Entre em contato com eles que poderão lhe esclarecer melhor:
      Fone: (19) 3725-5529 – e-mail: aeroviracopos.cas.sp@dpf.gov.br

  2. Oi moro a 12 anos na espanha estou agora no brasil ate 10 de fevereiro meu passaporte venceu em abril me dara tempo de renovarlo aqui no brasil antes de eu voltar pra esoanha????

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*