Início / Souvenir / Fundo da Mala / Trabalhar e viajar: empregos para ajudar a realizar seu sonho de conhecer o mundo
Fazendas orgânicas ao redor do mundo contratam viajantes - foto: WWOOF
Fazendas orgânicas ao redor do mundo contratam viajantes - foto: WWOOF

Trabalhar e viajar: empregos para ajudar a realizar seu sonho de conhecer o mundo

Um emprego que permita viajar trabalhando (ou trabalhar viajando) ao redor do mundo é um sonho cada vez mais gente tenta realizar na prática. E é possível ganhar dinheiro (ou, pelo menos, se sustentar) enquanto viaja.

Para quem, assim como nós, quer levar a carteira de trabalho e o passaporte sempre juntinhos, o Lonely Planet fez uma lista com as melhores carreiras para viajar ao redor do mundo. Abaixo, listamos alguns dos trabalhos elencados pelo Lonely Planet e acrescentamos outros.

Enquanto alguns empregos vão demandar muito tempo, outros podem ser eventuais e ajudar a completar o orçamento de viagem –para quem quer passar muito tempo mochilando, por exemplo, sempre é bom ter um jeito de levantar uma grana para a cerveja, não é mesmo?

Como o próprio guia de viagens aponta, alguns dos melhores empregos para trabalhar viajando ao redor do mundo não tem um salário que cause impressão, mas não salário não é o que mais importa aos espíritos aventureiros, certo?

Muitos dos trabalhos para quem quer viver sem lugar fixo têm como atrativo não o ganho financeiro, mas a chance de conhecer outras culturas, a oportunidade de exercer solidariedade e de viver intensamente novas experiências.

Comissários de bordo

A lista começa, claro, pelo emprego de comissário de bordo.

O dia a dia tem muito menos glamour do que muitas pessoas acreditam, mas, quando o comissário de bordo fica capacitado a voos internacionais, dá para conhecer muitas cidades pelo mundo.

Para quem quer uma vaga como comissário de bordo, vale a pena conhecer o blog Mieo Aéreo, que tem um artigo sobre como é a vida de um comissário de bordo, além de muitas dicas de empregos e vagas na aviação.

Au Pair

Trabalhar como au pair é um outro clássico para quem quer viajar e trabalhar.

Quer saber como é a vida dessas pessoas que vivem com uma família no exterior cuidando de crianças? Nós temos um relato sobre como é a vida de uma au pair na Holanda.

Trabalho humanitário / voluntariado / agricultura orgância

Os Médicos sem Fronteiras são o melhor exemplo de trabalho humanitário. O trabalho é duro: “Os principais contextos nos quais a organização atua são conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais e situações que envolvem refugiados e deslocados internos”, explica o site da organização.

Muitos viajantes também encontram empregos em fazendas orgânicas, das quais a WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms) é a grande referência.

A Cris Marques, do blog de viagens Dentro do Mochilão, tem bastante conteúdo de como viajar como voluntário em causas sociais, o volunturismo.

Fotógrafo de viagens

O fotógrafo de viagens é tão viajante, mas tão viajante, que sua figura é quase um clichê das estradas e aventuras pelo mundo. 

E sites como o Shutter Stock possibilitam abriram todo um novo mercado ao fotógrafo de viagens.

– Melhores câmeras para fotografia de viagem (amadora!)

Tripulante de cruzeiro

Os navios de cruzeiro têm uma grande estrutura e um enorme número de funcionários e parece o emprego talhado para quem quer acordar cada dia em um porto.

Mas não se engane: o cenário pode ser lindo, mas a rotina de quem trabalha em cruzeiros marítimos é duríssima.

Estética e bem-estar

Durante o mochilão pela América do Sul, conheci algumas pessoas que ganhavam dinheiro como massagistas ou fazendo terapias de bem-estar.

Outro trabalho relativamente comum para ganhar dinheiro enquanto viaja com estética é o de tatuador. Sim, tem gente que viaja com as agulhas e tintas e levanta uma grana tatuando outros viajantes.

Ensinar inglês

Conheci muita gente que dá aula de inglês durante meu mochilão pela América do Sul para descolar dinheiro para a viagem.

Infelizmente, quem é brasileiro e quer ensinar português não tem o mesmo mercado, mas fica o registro, já que saber bem outro idioma é muito importante para ganhar dinheiro viajando pelo mundo.

Guia turístico / intérprete

Na maior parte das vezes, esses dois empregos ligados à área de turismo são baseados em um lugar ou uma região, mas existe a possibilidade de sair pelo mundo acompanhando grupos ou trabalhando como intérprete e tradutor.

Além do conhecimento de idiomas, é bom saber de cultura, arte e sociedade, entre outros conhecimentos que podem valorizar o currículo nessas áreas.

Roadie ou técnico

Imagina o quanto viaja o técnico de luz ou de som do Michel Teló? Ou pense nos mecânicos de uma equipe de Fórmula 1?

Nem sempre é preciso lidar com o ser humano para ter um emprego que te permite rodar o mundo viajando.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

8 Comentários

  1. Walace carvalho dos santos

    Olá caros vc teve vaga de disponível eu estou aqui pra novos obstáculo pra novas experiências de novas careiras

  2. Olá , achei super interessante esse tipo de experiencia! Gostaria de algum dia poder também participar… Estou correndo atrás de alguma ,mas só tenho 17 anos de idade…Porém ,sonhos infinitos ..(risos)
    Moro sozinha há dois anos , trabalho com confecção ,mas ultimamente está meio dificil lucrar alguma coisa com essa crise em que estamos passando no momento né… Estou procurando alguma coisa pra fazer , meio que urgente .. Se alguem puder ajudar.
    Obrigada pela atenção!

  3. wellington da silva correia

    bom dia preciso de uma nova oportunidade e meu maior sonho e´viaja pelo mundo ,so preciso de uma oportunidade

  4. Boa noite!
    Procurei mais não vi nenhuma informação sobre imigração, atravessia pelo México, vocês poderiam fazer uma reportagem sobre isso, logo agora que o Brasil está em uma crise econômica, muitos brasileiros como eu kkk estão a procura disso
    Obrigado!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*