Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Trilhas Griô na Chapada Diamantina: as paisagens coloridas pelo contato humano
As Trilhas Griô apresentam um lado fantástico da Chapada: o mosaico cultural da região
As Trilhas Griô apresentam um lado fantástico da Chapada: o mosaico cultural da região

Trilhas Griô na Chapada Diamantina: as paisagens coloridas pelo contato humano

A Chapada Dimantina é um dos destinos mais incríveis do Brasil. O relevo recortado por morros, cachoeiras, grutas também é um mosaico de cultura e saberes: na região, existem comunidades quilombolas, histórias dos mineradores de diamante, moradores que se instalaram na região vindos do Brasil e do mundo, além, é claro, da influência da cultura indígena nativa.

Um dos projetos mais legais para conhecer e entender um pouco mais do dia a dia e da tradição local e ainda colaborar para o futuro da comunidade, é o projeto das Trilhas Griôs na Chapada Diamantina, que oferece, sob o conceito de turismo comunitário, a oportunidade de entrar em contato com as belezas naturais e os saberes dos moradores da região.

Abaixo, temos a chance de apresentar um pouco Trilhas Griô na Chapada Diamantina, uma ótima ideia do que fazer nesse pedaço da Bahia. Uma das sugestões mais legais é fazer o roteiro de trilhas de 5 dias pela Chapada, mas vale a pena conhecer todas as opções de roteiros de trilhas na Chapada.

O contato com a natureza se dá em comunhão com os saberes locais

O contato com a natureza se dá em comunhão com os saberes locais

Fotos : Neander Heringer

– Trilhas Griô no Facebook

– Grãos de Luz e Griô – Pontos de Cultura

Apresentação das Trilhas Griô na Chapada Diamantina

chapada diamantina trilha o que fazer 10

As trilhas griôs nasceram da caminhada do velho Griô (Márcio Griô) com griôs e mestres de tradição oral de Lençóis, cidade na Bahia que é a principal porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

As trilhas dialogam com a educação formal em comunidades tradicionais e rurais desde 1999 por meio da pedagogia griô, uma pedagogia criada por Líllian Pacheco em vivências e invenções no ponto de cultura Grãos de Luz e Griô.

O turismo comunitário na Chapada Diamantina proporciona não só o contato com as belezas naturais do Parque Nacional da Chapada Diamantina (cachoeiras, serras, grutas, grunas, vales e rios), mas também contato com os saberes dos moradores da região, entre eles garimpeiros de diamante e ouro, parteiras, sanfoneiros, erveiras, artesãos, sambadores e curadores.

O roteiro das trilhas é construído, conduzido e gerido por um modelo de economia solidária pelos jovens, griôs, mestres e lideres comunitários. Essas pessoas são também quem mais se beneficiam economicamente do turismo comunitário, que incorpora conceitos como solidariedade e respeito aos saberes e às necessidades locais.

Em meio a um ecossistema de fauna e flora endêmicas, a natureza característica da Chapada Diamantina, e uma geologia que data da formação da terra, é possível vivenciar a cultura local em rodas e partilha de saberes com locais de variadas idades.

chapada diamantina trilha o que fazer 7

No turismo comunitário, a cultura, a tradição, o modo de vida não perde em importância para as paisagens e o cenário. A partilha do conhecimento ajuda a colorir a experiência na Chapada Diamantina.

Você conhecerá cantigas, mitos, histórias de vida e danças que foram passadas de geração em geração da nação indígena dos payayás, quiriris, africanos e portugueses que formaram o povo desta região.

chapada diamantina trilha o que fazer 8

Desde 2006, a pedagogia griô e as trilhas griôs vêm sendo sistematizada e compartilhadas no Brasil a partir do projeto Ação Griô Nacional, criado e coordenado pelo ponto de cultura em parceria com o Ministério da Cultura.

As trilhas griôs se aperfeiçoaram principalmente por meio de uma metodologia de processos participativos do Grãos de Luz e Griô com griôs e mestres e por meio do intercâmbio com experiências do projeto Bagagem – SP (finalizado), da Prainha do Canto Verde – CE, e a Fundação Casa Grande no Cariri (CE).

chapada diamantina trilha o que fazer 6

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*