Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O Delta do Parnaíba, um mosaico de paisagens entre o Piauí e o Maranhão

O Delta do Parnaíba, um mosaico de paisagens entre o Piauí e o Maranhão

Gustavo Villas Boas – Nordeste 40

O Delta do rio Parnaíba, onde o rio se encontra com o mar em uma formação rara, é uma das atrações da Rota das Emoções, o celebrado roteiro de viagem por três Estados nordestinos –Maranhão, Piauí e Ceará– que percorre cenários como as dunas dos Lençóis Maranhenses e as lagoas e praias da região de Jericoacoara.

– Rota das Emoções: um roteiro por três estados do Nordeste

– Rastro Nordestino, agência especializada na Rota das Emoções

– O que fazer em São Luís: turismo no Maranhão

A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus

A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus

Até fazer o passeio à foz do rio, achava que o delta era uma atração menor no roteiro que fiz com apoio da Rastro Nordestino, agência especializada na Rota das Emoções. Erradíssimo. Partindo de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, visitar o maior delta das Américas, o terceiro maior do mundo, é conhecer um cenário único, que não deve nada para os passeios em rios na Amazônia.

O passeio do Delta do Parnaíba é um retrato impressionista da variedade de paisagens da Rota das Emoções. Não por acaso, fica no coração do roteiro nordestino, quase na metade do caminho entre São Luís e Fortaleza.

– Encontre pousadas baratas em Parnaíba e faça reservas on-line

A paisagem no delta mistura praias de rio, mangues e dunas

A paisagem no delta mistura praias de rio, mangues e dunas

Apesar da maior parte do delta encontrar-se no Maranhão, o acesso mais fácil para o turista é por Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, com cerca de 150 mil habitantes. Do centro de Parnaíba até o porto dos Tatus, onde embarquei em uma lancha para o passeio do delta, é preciso fazer uma curta viagem de carro.

Na cidade, dá para marcar vários passeios pelo delta (como assistir a revoada dos guarás e até um safári noturno) e pelo Piauí, estado que tem um dos maiores acervos arqueológicos do mundo.

Para ir até a foz do rio, naveguei de lancha pelo riozão aberto e por igarapés, vi dunas e mangues até descansar e almoçar em uma praia paradisíaca já no Maranhão, na Ilha das Canárias, entre o rio e o mar.

Um banco de areia imenso, plano e com muito vento está na fronteira entre Maranhão e Piauí

Um banco de areia imenso, plano e com muito vento está na fronteira entre Maranhão e Piauí

Pouco antes, parei em um banco de areia muito extenso e plano, já no Maranhão, onde venta muito, mas muito forte. Do outro lado do banco estava o Piauí.

Antes de chegar ao encontro do rio com o mar, o barco entra em igarapés fechadinhos, a ponto de ter que abaixar a cobertura da lancha e desviar da vegetação, passa por pescadores e coletores de caranguejo, praias de rio…

Nos igarapés, é preciso desviar da vegetação do mangue

Nos igarapés, é preciso desviar da vegetação do mangue

Quem dá sorte (eu tive) consegue ver um outro pequeno jacaré (à noite, existe o safári no Parnaíba, quando bichos maiores estão à espreita; outro passeio na região é para ver a revoada dos guarás, pássaros vermelhos por causa da cor dos caranguejos que comem).

Cheguei na Ilha das Canárias, um povoado já no Maranhão, e almocei na pousada e restaurante Paraíso das Canárias. Como estava sozinho, pedi uma refeição individual (não tinha no cardápio) e fui atendido com muita simpatia. Comi peixe frito e guarnições por R$ 27 e fiquei bem curioso em saber como era ficar hospedado no lugar, bem isolado.

A Ilha das Canárias, no lado maranhense do Delta do Parnaíba, tem restaurantes e pousadas, mas é isolada

A Ilha das Canárias, no lado maranhense do Delta do Parnaíba, tem restaurantes e pousadas, mas é isolada

O Delta do Parnaíba é o terceiro maior do mundo e tem boa estrutura para receber turistas. Ilhas como Canárias, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia possuem pousadas e restaurantes.

Pouco transformado pelo homem, a região está na Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba.

Parnaíba é uma cidade que quero voltar. Passei dois dias e gostei muito do clima calmo, de caminhar na beira-rio e de tomar cerveja à noite no Porto das Barcas.  Espero que o aeroporto de Parnaíba, que já está quase pronto para funcionar, entre em operação rapidamente. A bucólica cidade está entre São Luís e Fortaleza e é uma ótima opção para visitar a partir dessas capitais nordestinas.

– Onde ficar em Parnaíba: Pousada Vila Parnaíba

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

1 Comentário

  1. Esse passeio é incrível, já fiz esse e outros. Tem também um que é muito bom, o passeio Delta Revoada dos Guarás. Quando fui a Parnaíba fiquei na Pousada Vila Parnaíba que está na lista das 10 melhores pousadas de Parnaíba.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*