Home / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?

Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?

Mais uma bela cidade mineira entre as viagens rápidas de apenas um dia.

Estivemos no começo do inverno em Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais. A cidade mineira é bastante agradável, uma mistura da simplicidade do interior com altos índices de desenvolvimento urbano, ampla rede de transporte, infraestrutura hoteleira e comércio variado.

Pesquisando o que fazer em Uberlândia, encontramos poucas coisas. As opções de lazer na cidade são limitadas. Na região uma dica de roteiro é seguir 450 km ao Sul de MG até Capitólio.

O tempo que estivemos em Uberlândia foi suficiente para conhecer o Mercado Central e o Parque do Sabiá, dois pontos turísticos para compras e caminhadas.

 

Melhores destinos em Minas Gerais: cidades turísticas de MG

Lugares românticos em MG

Parque do Sabiá, em Uberlândia

piscina parque sabia uberlandia

Piscina pública no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)

O Parque da Sabiá é uma enorme área verde, mini zoológico, aquário, 5 km de pista para caminhar ou correr, um imenso lago, um viveiro, piscina, muitas árvores, especialmente pau-brasil, transitolândia (lugar de educação no trânsito para crianças e jovens), além de um parquinho com muitos brinquedos para as crianças pequenas.

Começamos o passeio a pé até o Parque do Sabiá, caminhando em torno do grande lago. Aliás, ótimo lugar para fazer atividades físicas. O parque é repleto de árvores e muito sombra nos finais de tarde. Não é permitido a entrada com animais, nem andar de bicicleta.

pau-brasil-uberlandia

Árvore Pau-Brasil, Uberlândia (MG)

No roteiro pelo parque a primeira parada foi no Aquário. Há diversos tipos de peixes de água doce e tartarugas. O lugar é bem bacana. Ao sair do aquário seguimos acompanhados por um pequeno sagu, que pulava de árvore em árvore.

Um lugar agradável que encontramos ao longo da caminhada é o Bosque Pau-Brasil, onde há dezenas de plantas da espécie Pau-Brasil.

Bosque Pau Brasil é um área verde perto do parquinho das crianças e da transitolândia. É bem legal ver tantas árvores da espécie pau-brasil em um único lugar,  protegidas e cuidadas.

— Em Palmas (TO) também tem Pau-Brasil na Praça dos Girassóis.

Para quem gosta de praticar atividades em contato com a natureza, vimos aulas grátis de Tai Chi Chuan nas manhãs de domingo. As aulas são realizadas no parque no espaço entre o Aquário e o Parque das Crianças.

Um dica para usar o toalete é evitar o banheiro do parquinho. Vale a pena ir em algum outro, como o banheiro perto do Viveiro – tudo limpinho e bem espaçoso. Para beber água há diversas bicas com água potável ao longo do parque.

uberlandia mg

No jogo de abertura, em 1982, o Brasil goleou a Irlândia 7×0 em jogo amistoso

Logo ao lado do Bosque Pau Brasil, já na área externa do parque, é possível ver o Estádio Municipal João Havelange, também conhecido como Parque do Sabiá.

O amistoso Brasil x Irlanda foi o jogo de inauguração, em 27 de Maio de 1982. O placar de 7×0 teve gols de Falcão, Sócrates (2), Serginho Chulapa (2), Luizinho e Zico.

É possível visitar o estádio de segunda a sexta-feira, mas recomendo ligar antes e ver a disponibilidade de horários no telefone (34) 3215-3767.

uberlandia mg

A represa, dentro do Parque do Sabiá, em Uberlândia

Após dar a volta toda pelo parque e passar pelo mini zoológico, nos deparamos com a represa refletindo a beleza do dia na cidade mineira.

Conhecemos ao final do circuito o Viveiro Lady Lene, com charmoso e romântico chafariz nos banquinhos do Bosque. O lugar é bonito.

— Dicas de pontos turísticos na cidade pelo TripAdvisor

Roteiro com cidades histórias de Minas Gerais

Onde Comer em Uberlândia?

Mercado Central de Uberlândia

Como em toda cidade mineira, em Uberaba não é diferente. Uma das melhores coisas para se fazer por lá é comer.

Para completar um dia divertido, vale a pena dar uma esticada até o mercadão. O Mercado Central fica localizado na Rua Olegário Maciel, 255 (Centro) a cerca de 5 km do Parque do Sabiá. É uma boa caminhada. A cidade costuma ter as tarde com muito sol. Uma corrida de táxi até lá é barata, deve dar uns R$15.

O Mercado Central é pequeno, mas repleto de boas especiarias mineiras como requeijão, queijos, doces de leite, panelas de ferro, cachaças e compotas de diversos sabores.

— Dicas de restaurantes em Uberlândia do Viaje Aqui

— Dicas de restaurantes em Uberlândia no TripAdvisor

Onde ficar em Uberlândia?

Ficamos hospedados no hotel JVA Park Suítes, localizado na Av. João Naves de Ávila, 820. O hotel é simples, mas bem localizado. Próximo ao shopping e perto do Mercado Central.

— Pesquise opções de hospedagens em Uberlândia pelo Booking

Faça a reserva pelo Booking. O hotel tem boas recomendações e, de uma forma geral, atende as necessidades de quem precisa de um hotel bem localizado em Uberlândia e boa relação custo x benefício.

hotel em Uberlândia tem um café da manhã razoável, com bolos deliciosos, porém para quem não acorda cedo pode faltar opções. Ao menos não percebi a reposição de alimentos ao longo da café, que vai até às 10:00.

About Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

4 comentários

  1. Preciso colocar MG na lista de viagens…. :D

  2. Me ajudou muito, valeu.:)

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*