Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?
cidades-minas-gerais-mg

Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?

Mais uma cidade mineira entre minhas viagens rápidas de um dia. Estive no começo do inverno em Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais. Atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia é maior do que Contagem, Juiz de Fora e Betim, que completam o ranking das 5 maiores cidades mineiras.

Uberlândia é uma cidade bastante agradável, um mix de cidade do interior com boa infraestrutura de cidades médias, visto que há um aeroporto com voos comerciais e um comércio até bem movimentado.

Pesquisando o que fazer em Uberlândia, encontrei poucas coisas, apenas uma menção no Viaje Aqui do Guia Quatro Rodas. As opções de lazer na cidade são limitadas. Para o turista vale a pena visitar o Mercado Central e o Parque do Sabiá.

Lugares românticos em MG

Parque do Sabiá, em Uberlândia

piscina-parque-sabia-uberlandia

Piscina pública no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)

O Parque da Sabiá é uma enorme área verde, mini zoológico, aquário, 5 km de pista para caminhar ou correr, um imenso lago, um viveiro, piscina, muitas árvores, especialmente pau-brasil, transitolândia (lugar de educação no trânsito para crianças e jovens), além de um parquinho com muitos brinquedos para as crianças pequenas.

Eu estava com uma amiga e decidimos ir a pé até o Parque do Sabiá. Começamos o passeio caminhando ao redor do grande lago. Aliás, ótimo lugar para fazer atividades físicas. As inúmeras no entorno garantem uma sombrinha gostosa no meio da tarde. Infelizmente (ou felizmente) não é permitido a entrada com animais, nem andar de bicicleta.

pau-brasil-uberlandia

Árvore Pau-Brasil, Uberlândia (MG)

Nossa primeira parada foi no Aquário, que contém diversos peixes de água doce, além de tartarugas. O lugar é bacana, mas nada demais. Após sair do aquário continuamos a caminhar e fomos surpreendidos por um pequeno sagui que nos acompanhou até o parquinho, pulando de árvore em árvore.

Um lugar agradável que encontramos ao longo da caminhada é o Bosque Pau-Brasil, onde há dezenas de árvores da espécie Pau-Brasil.

Bosque Pau Brasil é um área verde perto do parquinho das crianças e da transitolândia. É bem legal ver tantas árvores da espécie pau-brasil em um único lugar, e bem protegidas e cuidadas. Em Palmas (TO) também tem Pau-Brasil na Praça dos Girassóis.

– Dicas de pontos turísticos na cidade pelo TripAdvisor.

Para quem gosta de praticar atividades em contato com a natureza, pode fazer aulas grátis de Tai Chi Chuan todos os domingos às 9:00 AM. As aulas são realizadas no parque, entre o Aquário e o Parque das Crianças.

No parquinho, minha amiga aproveitou para ir ao banheiro, mas a limpeza não foi aprovada. De fato, por conta de muitas crianças usando, não é o melhor banheiro do parque. Vale a pena ir em algum outro. Utilizei o banheiro perto do Viveiro e gostei – tudo limpinho e bem espaçoso. Para beber água há diversas bicas com água potável ao longo do parque.

estadio-futebol-uberlandia

No jogo de abertura do estádio, em 1982, o Brasil goleou a Irlândia em 7×0 em jogo amistoso.

Logo ao lado do Bosque Pau Brasil, já na área externa do parque, é possível ver o Estádio Municipal João Havelange, também conhecido como Parque do Sabiá.

O amistoso Brasil x Irlanda foi o jogo de inauguração, em 27 de Maio de 1982. O placar de 7×0 teve gols de Falcão, Sócrates (2), Serginho Chulapa (2), Luizinho e Zico.

É possível visitar o estádio de segunda a sexta-feira, mas recomendo ligar antes e ver a disponibilidade de horários no telefone (34) 3215-3767.

represa-parque-sabia-mg

Após dar a volta toda pelo parque e passar pelo mini zoológico, nos deparamos com a represa refletindo a beleza do dia na cidade mineira.

Por fim, vale conhecer o Viveiro Lady Lene e, quem estiver em casal, aproveitar o passeio romântico em MG para namorar à beira do chafariz nos banquinhos do Bosque. O lugar é tão bonito que há muitas noivas que fazem as fotos de casamento no local. Há uma ponte que é a coisa mais linda. =)

Roteiro com cidades histórias de Minas Gerais pelo Guia Quatro Rodas.

Onde Comer em Uberlândia?

Mercado Central de Uberlândia

Claro que, como em toda cidade mineira, uma das melhores coisas para se fazer é comer. Desse modo, para completar um dia divertido, vale a pena dar uma esticada até o mercadão.

O Mercado Central fica localizado na Rua Olegário Maciel, 255 (Centro) a cerca de 5 km do Parque do Sabiá. É uma boa caminhada. A cidade costuma ter as tarde com muito sol. Uma corrida de táxi até lá é barata, deve dar uns R$15.

Para quem está acostumado com o Mercado Central de Belo Horizonte, é um mercado bem menor, porém repleto de boas especiarias mineiras como requeijão, queijos, doces de leite, panelas de ferro, cachaças e compotas de diversos sabores.

– Dicas de restaurantes em Uberlândia do Viaje Aqui

– Dicas de restaurantes em Uberlândia no TripAdvisor

Onde ficar em Uberlândia?

Fiquei hospedado no hotel JVA Park Suítes, localizado na Av. João Naves de Ávila, 820. O hotel é simples, mas bem localizado. Fica próximo ao shopping e perto do Mercado Central.

– Pesquise opções de hospedagens em Uberlândia pelo Booking

Faça a reserva pelo Booking e ajude o blog Muita Viagem sem pagar nada a mais por isso.

O hotel tem boas recomendações no Booking e Decolar e, de uma forma geral, atende as necessidades de quem precisa de um hotel bem localizado em Uberlândia e boa relação custo x benefício.

hotel em Uberlândia tem um café da manhã razoável, com bolos deliciosos, porém para quem não acorda cedo pode faltar opções visto que não percebi a reposição de alimentos ao longo da café-da-manhã, que vai até às 10:00.

Quando tem show na cidade, geralmente sertanejo, a hotel fica lotado. Se você não estiver em clima de música sertaneja pode acabar se aborrecendo, mas certamente acontecerá em qualquer hotel. É assim…

– Pousada Vila Bizuca: Onde ficar em Tiradentes?

About The Author

Dan é Comissário de Voo e Relações Públicas. Já viajou para mais de 10 países e todas as capitais do Brasil. Fez intercâmbio no Canadá, viagem de carro pela Califórnia, mochilão na Europa. Quer dar a volta ao mundo!

4 Comentários

  1. Preciso colocar MG na lista de viagens…. :D

  2. Me ajudou muito, valeu.:)

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*