Início / Vasto Mundo / França / Parc de la Vilette: bucólica Paris para “green lovers”
Parc de la vilette, uma viagem bucólica em Paris

Parc de la Vilette: bucólica Paris para “green lovers”

Por Sani Hadek

Pensando em viajar para Paris? Paris tem muitas dicas de turismo. Muito além do óbvio ou de destino somente para os apaixonados, a cidade também é lugar favorito para os “green-lovers”.

Paris conta com centenas de parques, desde os mais tradicionais, verdadeiras pinturas impressionistas como o Jardim de Luxemburgo, até parques high-tech como o Parc de la Vilette, também para os amantes da arquitetura.

Fizemos uma visita ao Parc de la Vilette em Paris e fiquei surpresa pela viagem à uma Paris bucólica e ao mesmo tempo muito romântica. Um cantinho da Cidade Luz bem longe da agitação da modernidade.

Foto: quatorze14

O Parc de la Vilette em Paris

Situado no XIXe arrondissement e cortado pelo canal de l’Ourcq, com um extensão de 55 hectares, o projeto de reabilitação do arquiteto suíço Bernard Tschumi data de 1982.

O parque high tech, com uma imensa área verde, chama atenção pelos seus diferentes elementos de cor vermelha que se destacam no espaço, as chamadas folies.

O parque é um verdadeiro centro cultural. Além de um tranquilo passeio, aí você encontra uma série de atividades e eventos como apresentações, teatro, oficinas infantis e shows. Uma agenda quase que infinita disponível em sua página web oficial.

Ainda que não façam parte do parque, qualquer visita a ele deve incluir seus arredores, praticamente em um único espaço, a Grande Halle, a Cité de la Musique, o Conservatório, o Teatro Paris-Villette, a Cité des Sciences et de l’Industrie, a Géode, o Zénith, o Trabendo, o Cabaret Sauvage e um centro equestre.

Estruturas vermelhas do Parc de la Vilette, Paris

As estruturas vermelhas possuem nomes como em uma quadrícula, e diferentes usos, como por exemplo, a folie L1, justo na entrada do parque. As folies são usadas como cafeteria, guardaria, primeiros socorros, depósitos, lojas, mirantes, num total de 31 usos.

Recomendamos a folie L4, um observatório com um mirante na cobertura.

A Géode do Parc de la Vilette em Paris

A grande esfera com 36 metros de diâmetro é avistada desde longe. Justo destra da Cité des Sciences et de l’Industrie, a Géode é na verdade uma sala de projeção de filmes IMAX, com uma tela de 1000m2!

A esfera é formada por milhares de triângulos equiláteros de aço que refletem a luz dando a sensação de ser uma grande bola espelhada.

Mais informações sobre horários e preços das sessões, confira o site da Géode.

Cidade das Ciências em Paris

A Cité des Sciences et de l’Industrie, ao lado do Parc de la Vilette é mais um atrativo perfeito para os pequenos.

Com diversas exposições sobre ciência, experimentos, atividades e jogos para as crianças e adultos, o centro ainda conta com biblioteca e laboratório, e área para profissionais. Um verdadeiro parque de diversão para curiosos e futuros gênios, que inclui ainda um simulador de voo.

Como chegar no Parc de la Vilette

O parque está na Avenue Jean Jaurès, 211. Distrito : La Villette / Belleville / Canal Saint-Martin.

– Metrô: Porte de la Villette Porte de Pantin | – Ônibus: 75, 151, PC2, PC3

Aberto de segunda a domingo, e a entrada é grátis.

O Parc de la Vilette em Paris é um sem dúvida uma inusitada visita na tradicional Paris romântica e bucólica. E para uma viagem completa a Paris, confira a série publicada no Muita Viagem, Paris Além do Óbvio.

About The Author

Sani Hadek já morou em 4 países e ama viajar desde criança. Em 2004 deixou tudo para trás e aventurou-se no mundo atrás de respostas para suas tantas perguntas. Desde então, roda o mundo com sua mochila suja e não desgruda da câmera fotográfica. Escreve sobre suas aventuras no Muita Viagem e sobre vida saudável em Raw4Happiness.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*