Início / Viajei (relatos) / Mapa Mundi / Istambul, na Turquia, uma viagem barata na Europa
  • Conheça Istambul, na Turquia

    Faça uma viagem à Istambul, na Turquia, uma mistura de Europa e Ásia...

  • ... mais uma viagem barata e legal do Muita Viagem!

  • Descubra os prazeres em fazer compras nos mercados turcos...

  • Grand Bazaar: tudo o que você pode sequer imaginar possível comprar!

  • Se pudesse fazer três desejos, o primeiro seria voltar à Turquia!

  • Hagia Sophia: um dos mais extraordinários monumentos do império otomano e do mundo;

Istambul, na Turquia, uma viagem barata na Europa

Istambul, a capital da Turquia, é uma das cidades mais populosas do mundo, além de ser uma das mais importantes entre Ásia e Europa.

Istambul atrai turistas atrás de passeios e paisagens exuberantes, bem como executivos atrás de transações comerciais. Desde a época de Constantinopla, a região tem surpreendido os olhares de quem passa por lá!

Após indicar as melhores dicas para viagem à Praga, na República Tcheca, Sani nos conta sua viagem à Turquia com boas dicas de como economizar na viagem, especialmente para quem está fazendo mochilão na Europa.

Turquia, dicas para uma uma viagem barata

Pensando em conhecer a Turquia? Prepare-se para suas múltiplas identidades, onde mesquitas dividem espaço com igrejas, e para receber uma incrível hospitalidade, comer bem, conhecer uma cultura extremamente rica em detalhes e gastando menos do que em qualquer outro lugar da Europa.

Viajar pela Turquia de ônibus é extremamente fácil e simples, por isso nada de frescura e esqueça o táxi! Optando pelo transporte público, por hotéis econômicos e restaurantes locais, você economiza e consegue conhecer muito mais.

E são tantas as opções de entretenimento que você mal vai ter tempo de ficar no hotel, e vai desejar não perder um segundo de tempo sequer para explorar tudo o que o país e o povo, tão hospitaleiro e simpático, tem a oferecer.

Turquia_Paisagem

As paisagens e cenários na Turquia impressionam o viajante!

Onde ficar em Istambul: Europa ou Ásia?

Como a grande maioria dos turistas, comecei minha exploração do país pela cidade de Istambul, onde cheguei de avião no aeroporto de Sabiha. A moeda local é a lira turca, e o que eu normalmente faço quando viajo é levar meu cartão de débito e saco uma quantia modesta no próprio aeroporto.

Verifique com o seu banco antes se vai conseguir sacar o dinheiro em caixas automáticos, às vezes basta comunicar o gerente da sua conta uma única vez de que o cartão será usado no exterior, como faço aqui na Europa.

Assim que você sair do aeroporto, vai encontrar cabines para comprar bilhetes para o ônibus, e vai ver um monte deles estacionados.

A dica é comprar o cartão para o transporte público, que custa 6 Liras, e carregá-lo com a quantidade de dinheiro que preferir. A parte boa é que, ao final da viagem, você pode devolver o cartão e receber de volta o valor pago pelo mesmo, incluindo qualquer quantia que não tenha sido utilizada.

Istambul é uma mistura de Europa e Ásia, e a primeira coisa que você provavelmente vai notar ao chegar é o cheiro de comida grelhada no ar!

viagem às praias da Turquia, Bosphorus

A arquitetura Otomana contrasta com a influência continental, e a cidade é dividida pelo Bosphorus.

A maioria dos turistas prefere hospedar-se no lado Europeu, e como eu raramente me incluo na maioria dos turistas, preferindo explorar a cultura local, peguei a fila para o ônibus E10, rumo a Kadikoy (pelo qual paguei 4 Liras).

A informação que eu tinha era de que o ônibus poderia levar até 1h30 caso houvesse tráfego, mas em 45 minutos cheguei ao porto, então me senti com sorte!

No porto você vai encontrar os ferries que cruzam o mar do lado Asiático para o lado Europeu, e a travessia leva cerca de 25 minutos e custa 2 Liras. Use-os se você preferir hospedar-se do lado Europeu.

Turismo em Istambul

Hagia Sophia: um dos mais extraordinários monumentos do império otomano e do mundo;

Sultanahmet Parki: aqui é onde você vai encontrar o Sultan Ahmed (também conhecido como Blue Mosque) e a mesquita de Hagia Sophia. O lugar fica repleto de vendedores de suco, e vale a pena parar por alguns minutos para uma conversa rápida, eles são hilários!

Grand Bazaar: saindo de Sultanahmet, caminhe pela Ancient Roman Road em direção a entrada sul do Grand Bazaar. Um mundo totalmente a parte, aqui você vai encontrar de tudo um pouco, e tudo o que você pode sequer imaginar possível comprar!

A dica é nunca aceitar o primeiro preço proposto pelo vendedor, e pechinchar ao máximo. Entre na brincadeira, barganhe, pechinche, mas seja justo, não desvalorize o produto que você deseja comprar.

Haguia Sophia

Haguia Sophia: cenário ideal para fotos de viagem!

O chá é a bebida nacional, mas o café turco também é bem popular. E sim, o iogurte que você viu servirem na novela também é altamente apreciado pelos turcos, e para o meu paladar, acostumado com diversidades, extremamente gostoso.

Beber chá é praticamente visto como uma cerimônia, e os turcos levam essa prática muito a sério. Com frequência você será convidado por vendedores e donos de lojas para tomar um chá, enquanto aprecia as mercadorias disponíveis na loja.

Istambul e Capadócia

Existem dezenas de ônibus que percorrem a distância do trajeto Istambul – Capadócia, e ao final de 3 dias explorando Istambul, joguei minha mochila suja na traseira de um ônibus da empresa Metro, paguei 65 Liras pelo bilhete de ônibus noturno e segui minha jornada de 9 horas, rumo a Capadócia, mas esta já é uma outra história, uma nova aventura!

Viagem à Turquia: dicas e informações úteis

Frases úteis: Tire vantagem da novela Salve Jorge e pratique o seu melhor Merhaba (bom dia) com frequência.

restaurante-haci-abdullah-onde-comer-istambulOnde comer?

A área de Beyoglu é o coração da parte moderna de Istambul. Aqui você vai encontrar artes, galerias, bares e alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Uma dica é o restaurante Haci Abdullah (Huseyinaga Mh, 34435 Beyoglu/Istambul).

Para um jantar mais agitado e curtir a noite em Istambul, vá ao Badehane (Asmalı Mescit Mh), e termine a noite no Soho Supper Club, aberto ate as 5:30am (Muallim Naci Caddesi, 65).

Onde comprar?

Comprar barato na Turquia não é difícil! Se quiser realmente fazer compra como os locais, ao invés de fazer compras no Grand Bazaar, vá passear no distrito (bairro) de Tahtakale, principalmente aos sábados.

Dicas práticas para viagens na Turquia

O visto para a Turquia é necessário para portadores de certos passaportes Europeus, e pode ser obtido no próprio aeroporto, mediante pagamento da taxa de U$20

Se você planeja visitar mesquitas, igrejas e qualquer templo sagrado, não se esqueça de levar consigo uma echarpe para cobrir os ombros, e não os visite de saia ou vestido curto porque você não conseguira entrar. Mostre respeito pela cultura local e vista-se com modéstia.

About The Author

Sani Hadek já morou em 4 países e ama viajar desde criança. Em 2004 deixou tudo para trás e aventurou-se no mundo atrás de respostas para suas tantas perguntas. Desde então, roda o mundo com sua mochila suja e não desgruda da câmera fotográfica. Escreve sobre suas aventuras no Muita Viagem e sobre vida saudável em Raw4Happiness.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*