Início / Vasto Mundo / Canadá / Allo Stop, opção barata para fazer viagens no Québec

Allo Stop, opção barata para fazer viagens no Québec

Durante o meu intercâmbio no Canadá conheci muitos habitantes locais, especialmente por hospedar-me em casas de membros do Couchsurfing, o que me ajudou a descolar algumas dicas para economizar na viagem.

Foi assim que conheci a empresa “Allo-Stop”, uma espécie de rede social de caroneiros que ajuda viajantes reduzirem o custo com transporte em deslocamentos entre cidades na província do Québec, Canadá.

É uma forma alternativa de baixo custo para quem gosta de viajar. Além de economizar na viagem, o serviço também é legal para quem gosta de fazer amizade com locais.

Utilizei o serviço quando fiz a viagem entre Montréal e a Ville de Québec. Há pelo menos uma loja em cada grande cidade na província do Québec, ou seja, é possível planejar conhecer cidades como Trois Rivières, Drummondville, entre outras. Para utilizar os serviços é preciso pagar uma taxa de adesão de CAN$6, além do valor do trecho, pago uma parte para a “Allo-Stop” e outra para a pessoa que lhe dará a carona.

dan-quebec

O castelo de Frontenac (ao fundo) é belíssimo, mas não coube nesta foto…

Na época, paguei pelo trecho CAN$6 para a empresa + CAN$12 para o dono do carro, além da taxa de adesão programa, enquanto que o preço da mesma viagem de trem com a VIA Rail Canadá ou viagem feita de ônibus com a Orleans Express, custam uma média de CAN$60 cada.

carro-coberto-neve

nem sempre o tempo ajuda os caroneiros…

É bem fácil utilizar o serviço, porém, apesar da comunidade contar atualmente com mais de 80 mil membros, você acaba ficando à mercê da disponibilidade de caroneiros. De qualquer forma, se você planejar bem a viagem, sempre acaba conseguindo uma carona para deixar sua viagem mais barata!

Para utilizar o serviço é preciso ir até uma unidade “Allo Stop” e pagar a taxa para se tornar um membro. Uma vez que você se torne membro, a única coisa que tem a fazer é entrar em contato com a filial na cidade em que está para saber se há partidas para o seu destino no dia em que você desejar fazer a viagem. Em geral, todo dia há algumas pessoas oferecendo carona para fazer a viagem, principalmente entre Montréal e Québec, especialmente às sextas-feiras e aos sábados.

Para facilitar as viagens, geralmente marca-se como ponto de encontro dos viajantes uma estação do metro. Portanto, um link útil para quem está viajando pelo Québec é o mapa do Metro de Québec.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

1 Comentário

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*