Início / Antes da Viagem / Posso checar a sua bagagem, Sr.? – As regras das malas de bordo nas viagens de avião

Posso checar a sua bagagem, Sr.? – As regras das malas de bordo nas viagens de avião

bagagem-viagem

Saiba identificar sua mala fácil. | foto: on the wings

Viagem de avião é sempre muito legal. Agora, até os mais experientes no assunto muitas vezes são surpreendidos por regras e legislações em aeroportos e empresas aéreas, especialmente em viagens internacionais.

– Países que exigem visto para brasileiros

Você sabia que no México é proibido entrar com qualquer tipo de bebida alcoólica?

Sair do país com litros de tequila você pode, mas entrar, nem uma gota se quer, correndo sério risco de ser confiscado pelos agentes do aeroporto e até ter problemas com a polícia.

Já nos voos para a Colômbia você pode até transportar no máximo 5 litros de bebida alcoólica.

Geralmente quem viaja do Brasil para a Colômbia também enfrenta algumas restrições de bagagens. Isto porque a aeronave tem um limite de peso para pousar no aeroporto de lá.

– Dicas para planejar bem sua viagem

Na Argentina, destino bom e barato para brasileiros, você pode embarcar tranquilamente com até 12 garrafas de vinho, por exemplo. Quando voltei da viagem de Buenos Aires, trouxe um pack com 6 garrafas de vinho, e ainda comprei duas garrafas no Duty Free Ezeiza, um dos melhores free shops para comprar importados.

Trouxe todas as garrafas na mão. Ou melhor, em uma caixa. Eu mesmo acomodei (na boa, quando trouxer bagagens frágeis ou pesadas não peçam ajuda da tripulação, a responsabilidade é sua).

Quando trago bebidas na volta de viagens, gosto, sempre que possível, de trazer comigo, mas nem sempre é possível. Na Argentina é moleza!

Contudo, o transporte de bebidas alcoólicas realmente enfrenta restrições. Nos países muçulmanos, aviões que sobrevoam o espaço aéreo do país não podem transportar bebidas.

Para alguns dos melhores destinos, ou seja, praias paradisíacas, muitos lembram de comprar o repelente no aeroporto, aí não pode embarcar com o spray (repelente em frasco aerosol).

Portanto, quando for à praia lembre de comprar o repelente antes e já colocar na mala que for despachar.

– Documentos para viagem: mochilão na América do Sul

– Documentos para viagem em cada país do Mercosul

Outro item que sofre muitas restrições são os aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks.

Em Londres, Inglaterra, e em Lima, Peru, você não pode transportar mais de um computador ou celular com você. Ou seja, você não pode levar dois celulares ou dois laptops na viagem, pois poderá ter problemas com a segurança. Um deles sempre deverá ser despachado. Se liga!

A companhia aérea australiana Qantas, uma das mais empresas aéreas mais seguras do mundo, não permite embarcar com o notebook a bordo. É preciso despachar no porão.

Já a Suíça não permite que empresas de transporte regular leve materiais radioativos.

– Seguro viagem e cotação online

Por isso uma dica muito importante, especialmente se você tiver uma viagem internacional é acessar o site da cia aérea que comprou passagem aérea e verificar o item “Bagagem”.

As aéreas mantém no site uma seção com informações sobre as regras que a mesma tem em relação às bagagens e mala de bordo dos passageiros. Desse modo, é possível saber qual o limite de malas que a empresa permite por passageiro, especificações de tamanho, peso, artigos proibidos na mala de bordo, etc.

Dicas na hora de arrumar a mala da viagem

– personalize, identifique, torne a sua mala única, use etiquetas, adesivos, fitas;

– não perca dinheiro. jamais tenha objetos cortantes na sua mala como cortadores de unha, alicates, facas, tesouras;

– evite frascos de perfumes e shampoos grandes. O limite são 1 l por viajante, mas sempre em embalagens de no máximo 100 ml;

– jamais transporte uma mala que não é sua;

– caso vá transportar objeto de grande valor como jóias, consulte a empresa aérea. Há formulários de declaração de objeto de valor;

Se você pretende embarcar com algum dos itens abaixo informe-se com antecedência nas empresas aéreas para saber como eles lidam com este tipo de bagagem – bicicletas, equipamento de windsurfing, vela, pranchas de surf, shape de skate, snowboard, equipamento de mergulho, caça e pesca, tacos de golfe, baseball e esqui.

– Qual mochilão comprar para viagem na América do Sul, Europa e Ásia?

Uma dúvida bastante comum que ouço de passageiros é o procedimento com a bagagem despachada em voos de conexão.

Não existe uma regra. Simples e confuso assim! É sempre importante consultar a companhia aérea.

Pergunte na hora do check-in, o pessoal de terra – aeroportuários, são as melhores pessoas da empresa aérea para informar. Os comissários de voo geralmente não sabem, mas assim que o avião pousar e o agente de aeroporto receber o avião, ele certamente saberá informar!

Em voos internacionais de volta ao Brasil a regra é clara e certamente você precisará retirar as bagagens no primeiro aeroporto brasileiro que o avião pousar.

Por exemplo, um voo vindo de Miami com destino final em São Paulo mas escala em Manaus. Em Manaus você precisará retirar as bagagens e passar pela Receita Federal em Manaus. Aí no Aeroporto de Guarulhos a tendência é seguir como o voo fosse doméstico.

A Anac entende que máquina fotográfica, notebook e celulares são pertences pessoais, podendo ser levados sem problemas como bagagem de mão.

Para quem viaja com crianças, poderá levar também um bebê conforto, e este poderá ser usado desde que tenha um selinho do Inmetro e, claro, tenha pago pelo assento. As linhas aéreas cobram por este assento.

Idosos e cadeirantes têm direito a transportar suas cadeiras de rodas, um par de muletas ou cão guia.

– Alugar carro em Portugal: roteiro de viagem na Europa

Uma questão que gera muitas dúvidas também é como embarcar com remédios nas viagens de avião. Em voos nacionais não há problema algum. Claro, é sempre bom ter uma receita médica caso esteja tomando algum medicamento forte.

Já nos voos internacionais depende do país para onde está viajando, por isso é importante consultar as leis e normas vigentes do país de destino ou consulte a empresa aérea (bem) antes do embarque.

– Mochileiros: fórum de viagens

Cuidados com alguns itens na mala de bordo

Uma coisa importante que muita gente não está nem aí na hora de viajar é em relação às dimensões das malas permitidas em voos nacionais.

Fique alerta, pois a tendência é aumentar a fiscalização, ainda mais durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio, em 2016.

Em voos nacionais o viajante pode levar até 20 kg de bagagem na classe econômica. Em aeronaves menores esta regra pode mudar. Nos voos internacionais o limite sobe para 32 kg.

Casos de extravios ou danos à mala durante a viagem procure sempre a empresa aérea ou a Anac ou Procon.

– Dicas e cuidados na hora de viajar de avião!

O que eu NÃO posso levar na viagem de avião?

Fique esperto! Vários objetos não podem ser transportados, inclusive na bagagem a ser despachada, como líquidos e sólidos inflamáveis (inclui isqueiros), peróxidos orgânicos, gases comprimidos, materiais magnéticos, armas de fogo, produtos venenosos, entre outros.

No caso de alguma dúvida quando estiver viajando de avião, consulte e avise a companhia aérea. É para a sua segurança e dos demais passageiros.

Alguns guias podem ajudar você. Acesse o Guia do Passageiro AnacResolução da Anac sobre bagagens ou o Guia do Passageiro Infraero para obter informações ainda mais detalhadas referente às bagagens em viagens aéreas.

– Dicas para comprar passagens aéreas baratas

– Cota da Alfândega sobe para US$ 1.200 – veja dicas para fazer compras no duty free shop

Foto em destaque: Andrei Dimofte

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

9 Comentários

  1. Não sei se as regras mudaram, mas eu já trouxe ao México aguardiente da Colômbia, cachaça do Brasil e vinho da Argentina, na declaração da alfândega não proibe o ingresso com bebidas alcoólicas e permite entrar com 3 litros de álcool e 6 litros de vinho.

  2. Comprei passagem EZE/MIA/EZE pela Lan, porque estava num preço mais interessante que saindo do Brasil. Você sabe dizer como é a alfândega de Ezeiza, em relação aos voos vindo de Miami? Desseram-me que é bem mais rigorosa que a brasileira!

  3. Boa noite!
    Embarco para Lima semana que vem, estou levando 2 celulares, sendo, 1 pessoal meu, que ficará na mochila comigo, e outro novo, ainda na caixa, com nota fiscal, tudo certo, ele irá na mala, despachado, tudo bem fazendo esta forma?
    Desde já, agradeço.

  4. A informação de ter de despachar notebook na Qantas não procede. Já viajei com eles muitas vezes e isto não acontece. Veja abaixo:

    http://www.qantas.com.au/travel/airlines/carry-on-baggage/global/en#carry-on-baggage-allowances

  5. Possop entrar no Canadá com Cachaça do Brasil?

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*