Início / Antes da Viagem / Intercâmbio na Inglaterra: Indo morar no exterior
morar-na-inglaterra

Intercâmbio na Inglaterra: Indo morar no exterior

Após quase dois anos morando, trabalhando e estudando nos Estados Unidos, Sani resolveu conhecer melhor a Europa. Escolheu Londres, na Inglaterra. Atualmente mora em Praga, mas em Londres teve uma boa experiência e vem contar dicas para quem pretende viajar para fazer intercâmbio na Inglaterra.

Após ser au pair nos EUA, lá fui eu morar em Londres…

Por Sani Hadek

A experiência de ser au pair me abriu as portas para o mundo e fez com que eu expandisse meus horizontes.

Depois de algum tempo, comecei à sentir que meus dias nos Estados Unidos estavam contados. Uma inquietação na alma, uma vontade de experimentar coisas novas, de conhecer culturas diferentes, de me aventurar mais, de seguir novos rumos. Me informei, pesquisei, criei polêmica e mergulhei de cabeça; lá fui eu, rumo à Inglaterra.

A Inglaterra é o berço do inglês, terra da rainha e do chá preto com leite – mistura estranha à princípio, mas viciante depois de alguns meses por lá! – e te espera com a pontualidade britânica de sempre. Uma ótima pedida para aqueles que querem uma especialização em sua área de estudo, unida a uma experiência completa.

Dicas de passeios quando estiver viajando na Inglaterra

É preciso solicitar o visto para morar na Inglaterra?

Para se chegar na Inglaterra, é preciso primeiramente decidir o que irá fazer, para que o visto certo possa ser solicitado.

A exemplo da maioria dos países europeus, não exige-se visto prévio para a entrada no país para visitas de turismo, entretanto é feita uma checagem no desembarque, muitas perguntas são feitas e a permissão de entrada é concedida no próprio balcão de chegada, pelo agente da imigração.

Caso deseje passar alguns meses por lá, recomendamos solicitar o visto ainda no Brasil – porque como já dizia o ditado, o seguro morreu de velho!

Usando o transporte publico em Londres

Londres possui o transporte público mais caro da Europa. O metrô (também chamado de Underground ou simplesmente Tube) cobra seguindo um sistema que divide a grande Londres em seis zonas, e quanto mais distante do centro, mais cara a passagem. Passagem aérea Londres. A maioria dos usuários utiliza o Oyster Card, um cartão permanente recarregável.

O site do metro de Londres ajuda a planejar sua viagem, e mantem informações atualizadas sobre a situação de todas as linhas. Aqui você encontra um mapa do metro de Londres, com suas estacoes e conexões.

Libra Esterlina – A moeda britânica está baseada no sistema decimal; cada libra esterlina tem cem pence.

Como é o tempo em Londres?

O tempo… Para muitos, a Inglaterra é um país molhado, cinza, sem cor, onde chove o tempo todo. Mas não é bem assim. Não chove o tempo todo, mas sim, chove muito e não importa a estação, o que torna o guarda-chuva um acessório indispensável!

Mas também existem lugares lindos para serem visitados, com chuva ou não! São dezenas de parques no meio da cidade, centenas de atrações gratuitas, assim como muitos mercados de rua que por si só já valem o passeio!

Como solicitar o visto para o Reino Unido

Antes de mais nada, é preciso saber se você realmente precisa solicitar o visto ou não.

A Agência de Fronteiras do Reino Unido, a Embaixada Britânica e os Consulados Gerais no Brasil trabalham em parceria com uma organização comercial exclusiva, a WorldBridge Service (localizada no Rio de Janeiro), onde você poderá descobrir se realmente necessita do visto e como iniciar o processo.

Vale lembrar que este é o parceiro oficial, porem nada tem a ver com o processo de decisão na obtenção do visto para a Inglaterra.

Desejo estudar na Inglaterra. Preciso de visto?

Para aqueles que desejam estudar na Inglaterra por um período inferior à 6 meses não é exigido solicitar o visto no Brasil, porém neste caso você fica proibido de exercer qualquer trabalho remunerado, mesmo que somente algumas horas na semana.

Caso você queira estudar por um período superior à 6 meses, é necessário um pré-visto, o que ainda lhe permitirá trabalhar legalmente por 20 horas semanais.
A solicitação do visto de estudante para a Inglaterra pode ser feita online, acessando o site oficial do Governo Britânico, Visa4UK.

Antes de iniciar o preenchimento, tenha em mãos passaporte, endereço onde ficará hospedado na Inglaterra, itinerário e seu endereço de e-mail.

Atenção com as informações! Seu application corre o risco de ser recusado e você proibido de entrar no país por 10 anos se os documentos usados forem falsos.

Documentos para conseguir visto de estudante

Dois pontos muito importantes para que seu visto de estudante não seja recusado são: ter um documento provando que você esta registrado e aprovado em um curso na Inglaterra (este documento você normalmente ira receber da escola onde pretende estudar, apos efetuar o pagamento do curso), e ter comprovação de renda, ou seja, dinheiro suficiente para se manter no pais sem precisar trabalhar para se sustentar. Aqui vale comprovação de renda dos seus pais, caso os mesmos estejam lhe ajudando.

Certos países são considerados “aplicantes de baixo risco”, ou seja, o Governo Britânico não exige muitas comprovações ou documentos, o que infelizmente não é o caso do Brasil.

Junto com os documentos, você precisara também fornecer duas fotos coloridas no tamanho 45mm x 35mm, de fundo branco ou creme, sem óculos, chapéu ou qualquer outro objeto que lhe cubra o rosto.

Como solicitar o visto de estudante? Guia passo a passo

– Você precisa solicitar o visto com no mínimo 3 meses de antecedência da data que pretende chegar ao Reino Unido. O Governo Britânico recomenda não comprar passagens antes de ter seu visto aprovado;

– Antes de dar entrada no visto, tenha todos os documentos exigidos, e pague a taxa de solicitação de visto. Recomendamos acessar o site da WorldBridge (somente em inglês) no Brasil para obter mais informações;

– Você ira precisar visitar uma das unidades da empresa em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro para deixar suas informações biométricas, ou seja, impressões digitais e fotos de acordo com o padrão exigido.

Quanto custa o visto de estudante para a Inglaterra?

O valor é de cerca de £300 (valor em moeda britânica), e esta taxa não é reembolsável caso você mude de ideia e desista de solicitar o visto. A taxa de solicitação de visto pode ser paga online, com cartões de credito ou debito Visa e/ou Mastercard.

Vale ressaltar que todos os documentos devem ser enviados de uma vez, formando seu application, e que na maioria das vezes o visto é concedido (ou não), baseado nos documentos fornecidos, sem a necessidade de uma entrevista pessoal.

O tempo de espera entre a entrega dos documentos e a aprovação do visto varia de 3 a 12 semanas, mas segundo a WorldBridge, 90% dos aplicantes recebem uma notificação logo após 3 semanas. Para informações mais completas, por favor consulte o site oficial UK Visas e o próprio site da WorldBridge (ambos em inglês).

Foto: Doug88888

About The Author

Sani Hadek já morou em 4 países e ama viajar desde criança. Em 2004 deixou tudo para trás e aventurou-se no mundo atrás de respostas para suas tantas perguntas. Desde então, roda o mundo com sua mochila suja e não desgruda da câmera fotográfica. Escreve sobre suas aventuras no Muita Viagem e sobre vida saudável em Raw4Happiness.

2 Comentários

  1. Estou muito encantada com seu modo de vida, estou pensando em ir para Londres logo logo, quero me aventurar e conhecer muito do mundo também… Obrigada pelas dicas. Você é 10. *u*

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*