Início / Souvenir / Listas de viagens / Do Sul ao Norte – melhores lugares do Brasil para ir no inverno
O Lago Negro de Gramado, um dos melhores destinos de inverno do Brasil - Divulgação
O Lago Negro de Gramado, um dos melhores destinos de inverno do Brasil - Divulgação

Do Sul ao Norte – melhores lugares do Brasil para ir no inverno

Apesar do Brasil ser reconhecido internacionalmente por causa das praias e do sol e do calor supostamente o ano inteiro, muitos destinos brasileiros são ideias para conhecer no inverno oficial.

Abaixo, listamos os melhores destinos de inverno no Brasil. São lugares que vão do sul, como as cidades das Serras Gaúchas, até o Norte e Nordeste, como Garanhuns, a Suíça Pernambucana, que realiza um dos melhores festivais de inverno do país.

Os lugares para viajar no inverno que selecionamos não são atraentes só por causa do frio: alguns dos destinos mais legais para conhecer no inverno são bastante quentes e ficam mais atraentes durante os meses do inverno por outros motivos, que misturam clima e cultura.

É só lembrar das festas juninas, como o São João de Caruaru, em Pernambuco, na Festa do Sairé e no Festival Folclórico de Parintins, no Pará e no Amazonas… Nenhum desses lugares é conhecido pelo clima refrescante, não é mesmo?

Em 2015, o inverno no Brasil começa no dia 21 de junho de 2015, quando termina o outono, e termina em 23 de setembro, quando começa a primavera.

Esse é o calendário oficial, mas em muitas regiões do país, principalmente no Norte e no Nordeste, onde não há tanta variação de temperatura, as pessoas usam outras formas de marcar as estações do ano, usando como referência principal as temporadas de chuvas.

Além das atrações naturais e culturais dos lugares, outro motivo leva as pessoas a escolherem a estação do ano para viajar. O auge do inverno é em julho, temporada de férias escolares, o que facilita para muita gente viajar.

Seja qual for o motivo, sugerimos vários lugares para ir no inverno, tanto para quem quer aproveitar o frio em uma viagem rápida e curta quanto para as pessoas que preferem fugir para um lugar quente.

– Viagens curtas de inverno – Melhores hotéis e pousadas

Viagens de inverno pelo Brasil

Serras Gaúchas – Com temperaturas que, não raro, ficam negativas no inverno, as cidades turísticas das Serras Gaúchas vivem a alta temporada de viagens no inverno.

A influência dos imigrantes alemães e italianos e as paisagens que misturam cânions, cascatas e matas de araucária criam cenários únicos no sul do Brasil.

Com uma indústria turística desenvolvida, lugares como Canela, Caxias do Sul e Farroupilha promovem eventos gastronômicos, festas populares e muitas atrações durante os meses de inverno.

A produção de uvas e vinhos é um dos destaques das Serras Gaúchas.

O Vale dos Vinhedos, que reúne as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, é a mais tradicional região produtora de vinhos do Brasil.

Entre as atrações no Vale dos Vinhedos e são as visitas às vinícolas e adegas da região que conta com os melhores vinhos brasileiros.

Gramado, Rio Grande do Sul – Gramado também fica nas Serras Gaúchas, mas essa cidade do Rio Grande do Sul merece destaque especial como destino de viagem de inverno.

Entre outras atrações, Gramado oferece o Festival de Inverno de Gramado em julho, o Festival de Cinema de Gramado em agosto, além de belezas como o Lago Negro, um cenário que lembra a Alemanha, e a rua coberta, que conta com charmosas cafeterias e bistrôs para comer em Gramado.

Gramado tem ótimos hotéis e pousadas românticas, mas vale a pena reservar com antecedência onde ficar em Gramado no inverno.

Campos do Jordão, São PauloA Suíça Brasileira, no interior do estado de São Paulo, é o principal destino de inverno dos paulistas.

Roteiros em Campos do Jordão e as cidades serranas do Vale do Paraíba.

Salto de Parapente do Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal

Salto de Parapente do Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal

Cercado pelas paisagens da Serra da Mantiqueira, entre o interior de SP e o interior de Minas Gerais, Campos do Jordão sedia durante julho o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior festival de música erudita do Brasil.

Além do Festival de Inverno de Campos, a cidade recebe inúmeras atrações nessa época do ano, como casas noturnas e lojas, principalmente em torno do centro turístico do Capivari.

Uma curiosidade: na média, Campos do Jordão é a cidade mais alta e mais fria do Brasil.

Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, São Paulo Os dois lugares são ótimas opções mais intimistas e mais baratas do que a badalada Campos do Jordão para ficar no inverno e passear em Campos.

Casais em viagens a dois vão encontrar pousadas românticas e chalés com lareira e hidromassagem nesses lugares por preços mais econômicos do que em Campos. 

Cunha, São Paulo – Encravada na Serra do Mar, no Alto Vale do Paraíba e a 225 km da capital paulista, Cunha já se firmou como um dos melhores destinos de inverno do interior de SP.

Cunha também realiza seu festival de inverno, o Festival de Inverno de Cunha, que reúne atrações musicais, eventos folclóricos e feira de artesanato e atrai muitos visitantes no inverno.

Serra Negra, São Paulo Uma das principais cidades turísticas de São Paulo, Serra Negra, na Serra da Mantiqueira, tem excelente clima, belas paisagens e lugares românticos para visitar.

Outra atração dessa cidade no Circuito das Águas é o turismo de compras. A Rua Coronel Pedro Penteado é famosa pelas boas lojas de roupas e sapatos. Entre os produtos em destaques para comprar em Serra Negra estão os artigos de couro e as roupas de lã.

Serra Negra e a região tem bons hotéis de luxo, além de hotéis-fazenda e pousadas charmosas e românticas para casais no inverno.

Roteiro com dicas de turismo em Serra Negra

Monte Verde, Minas Gerais Monte Verde, na fronteira entre o estado de São Paulo e o interior de Minas Gerais, é um dos melhores lugares para viajar no inverno.

A cidade, com boa estrutura turística, rivaliza com Campos do Jordão como destino de inverno, mas, na nossa opinião, é mais charmosa e autêntica que o badalado destino no interior paulista.

Com muitas trilhas e mirantes em meio à natureza, Monte Verde tem boas opções para os amantes do ecoturismo.

Quem gosta da culinária típica mineira encontra bons restaurantes em Monte Verde, mas o destaque mesmo são os lugares para comer fondue no inverno.

Monte Verde também realiza um Festival de Inverno na estação mais fria do ano.

Na nossa opinião, Monte Verde tem algumas das melhores pousadas românticas para viagens de casal por perto de São Paulo, além de opções de chalés para os namorados que procuram mais privacidade…

Monte Verde é o grande destino de inverno de Minas Gerais, mas o sul de Minas Gerais oferece muitos destinos perfeitos para viagens de inverno.

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

Ao fundo, a Serra do Lopo, em Extrema (MG), com vários mirantes e trilhas

Extrema, Minas Gerais – é um desses lugares em Minas que atraem casais em viagens a dois e amantes de lugares tranquilos em meio à natureza, mas que não abrem mão de boa comida e lugares charmosos para se hospedar. Ótima ideia para uma viagem rápida de final de semana no inverno.

Gonçalves, Minas Gerais  – Outro destino no sul de MG muito procurado no inverno. A pequena cidade oferece pousadinhas acolhedoras para ficar nesta época do ano e é uma delícia para viagens curtas de inverno.

Paraty, Rio de Janeiro No início de julho a cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro recebe a Festa Literária Internacional de Paraty, agitando as ruas centenárias de Paraty com muitas atrações que vão além da literatura.

Petrópolis, Rio de Janeiro  – O destino de inverno preferido dos cariocas é a maior cidade da Região Serrana Fluminense.

A Cidade Imperial fundada por iniciativa do imperador Dom Pedro II tem belos cenários com construções históricas da época imperial e também arquitetura com influência alemã.

Petrópolis é um dos melhores destinos para ir no inverno do Brasil e recebe, em julho, o Festival de Inverno de Petrópolis e a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão.

Garanhuns, Pernambuco – Um dos melhores (talvez o melhor) festivais de inverno do Brasil acontece em pleno nordeste, em Pernambuco: o Festival de Inverno de Garanhuns, que durante duas semanas lota a cidade pernambucana.

Garanhuns, a 230 km de Recife, é uma das maiores cidades do interior pernambucano e tem uma paisagem -e clima!- muito diferente do que a maioria das pessoas pensa quando pensa no Nordeste.

A cidade serrana fica a cerca de 850 metros de altitude e tem um clima ameno, que legou-lhe o apelido de Suíça Pernambucana.

A programação do Festival de Inverno de Garanhuns conta, todos os anos, com uma ótima seleção de músicos (em 2014, teve Vanessa da Mata, Zé Ramalho, Alceu Valença, Otto, Marcelo Jeneci e Céu, entre outros) e apresentações de teatro e artes cênicas, entre outras coisas que agitam o interior pernambucano.

Caruaru, Pernambuco A Capital do Forró realiza, durante todo o mês de junho, uma intensa programação de shows e outras atrações para celebrar o São João, em 24 de junho.

O São João de Caruaru é considerado a maior festa do tipo do mundo e atrai milhões de pessoas.

Alter do Chão é um dos inúmeros destinos de ecoturismo na Amazônia

Alter do Chão é um dos inúmeros destinos de ecoturismo na Amazônia

Alter do Chão, Pará O inverno oficial é uma das melhores épocas para conhecer Alter do Chão, o Caribe Brasileiro no Pará, uma vila ligada a Santarém.

Um dos principais motivos é que é época de seca na Amazônia (o que significa menos chuvas), e com o rio Tapajós mais baixo, surge em todo esplendor a Ilha do Amor, formando uma das mais bonitas praias do Brasil.

A Festa do Sairé, uma das principais festas populares da Amazônia, acontece em Alter do Chão tradicionalmente em setembro.

Parintins, Amazonas – Na última semana de junho acontece o Festival Folclórico de Parintins, cujo auge é a disputa entre o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.

4 Comentários

  1. Tenho casas para alugar durante o FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS-PE 2015,ótimos preços e excelente localidade,mais informações só ligar!

  2. Nossa, Serra da Mantiqueira é maravilhosa.

    O que me encanta em Gonçalves é o clima chuvoso e ameno, perfeito para namorar. hehehehe

    Essas pousadas que vocês apresentaram ainda não tive o privilégio de conhecer, mais conheço uma pousada que não sei por que não colocaram na lista que é a Pousada [publicidade omitida].

    Na minha opinião vale a pena colocar ela na lista também.

    [publicidade omitida]

  3. marcelo gregorio de oliveira

    show

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*