Início / Melhores destinos / Porto de Galinhas: praias, mergulho, passeios e restaurantes
Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas: praias, mergulho, passeios e restaurantes

A praia de Porto de Galinhas ao longo de sua história, transformou-se de porto de chegada de escravizados da colônia a uma das melhores praias do Brasil.

Embora a galinha tenha virado um ícone local nas ruas e lojas de artesanato, a praia de Porto de Galinhas não recebeu esse nome pela atividade de criação ou comércio das aves. A história remonta ao ano de 1850, com o comércio de escravizados, proibidos no Brasil.

— Os melhores resorts em oferta pelo Booking.com

Porto de Galinhas – Pernambuco

Primeiramente, o desembarque clandestino era comum na região naquela época. Assim, os navios atracavam com os porões cheios de escravizados e uma forma de burlar a fiscalização era cobri-los com engradados de galinhas D’Angola, que também era a comida preferida da corte portuguesa. Diz a lenda, que a senha secreta da tripulação para os traficantes de escravizados era “tem galinha nova no porto”, que significava que uma nova remessa deles havia chegado da África. E daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

Já estivemos algumas vezes por lá e elencamos diversas dicas para você aproveitar o melhor do litoral pernambucano. A seguir, todas as dicas de uma das melhores praias do nordeste brasileiro — quando ir, como chegar, restaurantes, passeios, praias, distância do aeroporto, hotéis e roteiros em pontos turísticos.

O que fazer em Porto de Galinhas – PE

Acesso rápido ao conteúdo:

Praia de Porto de Galinhas: clima e temperatura

Em geral, a Praia de Porto de Galinhas tem o clima e a temperatura variando de 22 °C a 32 °C ao longo de todos os meses do ano. Sendo assim, para acertar a melhor época para viajar para a praia de Porto de Galinhas é sempre legal conferir os períodos mais chuvosos nas cidades do litoral pernambucano, bem como a previsão da tábua das marés no Porto de Suape.

Em relação aos meses do ano, para aproveitar melhor a viagem, a dica é programar as férias durante o verão – entre dezembro e março. O verão tem temperaturas altas, com céu parcialmente encoberto. Nesta época chove pouco, vantagem para quem gosta de mergulhar. A visibilidade na água fica ainda melhor.

Evite a viagem entre o início de março e o começo de setembro. São os meses com mais chuva no litoral de Pernambuco. O inverno é morno, mas muitos dias de chuva. É bom evitar viagens para a praia de Porto de Galinhas nessa época.

Já a primavera, entre meados de setembro e o final de dezembro, é ótima para aproveitar os dias de sol, clima de quase verão com temperaturas mais amenas. Por fim, em relação à tábua das marés, vale a pena consultar o que escrevemos sobre mergulho nas piscinas naturais.

O que fazer em Porto de Galinhas, PE

Sem dúvida, viajar para Porto de Galinhas é descobrir praias bonitas e descoladas, aventurar-se em passeio de buggy, sentindo a brisa bater no rosto, ver peixinhos coloridos, mergulhar nas piscinas naturais e muito mais  Aliás, em um dos destinos românticos mais procurados do Brasil, atração é o que não falta.

Por isso, a sugestão são roteiros de 5 a 7 dias nas praias de Porto de Galinhas e litoral pernambucano. O cenário paradisíaco, infraestrutura e serviços favorecem o turismo sustentável e ecoturismo. Abaixo, confira algumas sugestões de passeios para fazer em Porto de Galinhas para a sua programação de férias:

Esportes náuticos

Se a praia de Maracaípe é reduto dos surfistas por suas ondas que chegam a 2,5 metros de altura, na vizinha Pontal de Maracaípe os ventos fortes favorecem a prática do kitesurf, no qual é utilizada uma prancha tracionada por uma pipa.

Assim, o esporte de origem francesa mistura técnicas de voo livre, windsurf, esqui aquático e surfe. Para usar as “pranchas voadoras” é necessário treinamento especializado, oferecido pela escola pernambucana de kitesurf, porém no balneário também é possível praticar windsurf, caiaque e ainda passear de lancha e jet ski.

Canoagem no mangue

Do mesmo modo, para admirar a beleza exótica do manguezal uma dica é o passeio de caiaque, no qual é feito o caminho inverso do realizado pela jangada. O percurso começa no Mangue Jump e segue em direção à foz do rio Maracaípe. Assim, o visitante passa na região do povoado de Feiteira e faz uma parada na Prainha antes de chegar ao ponto principal do percurso: o encontro das águas do rio com as do oceano.

Durante o passeio de jangada que sai do Pontal do Maracaípe, com duração de 40 minutos, os jangadeiros da Associação do Pontal mostram aos visitantes a rica vegetação das raízes do manguezal. Certamente, a visita ao local também proporciona uma aula de história dos tempos da descoberta do Brasil.

Mergulho em Porto de Galinhas

Qual a melhor época para mergulho em Porto de Galinhas, PE? Dicas de escolas para mergulhar nas piscinas naturais.

Porto de Galinhas - Piscinas Naturais

Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas do nordeste brasileiro.

Os recifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são as atrações que o visitante pode ver apenas debaixo d’água. Assim, a melhor época para o mergulho vai de outubro a março, quando as condições de visibilidade da água chegam a dez metros nos recifes próximos à praia e a 25 metros em mar aberto.

Na praia de Porto de Galinhas há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e também cursos básicos, avançados e de especialidades oferecidos por várias operadoras de mergulho.

Piscinas naturais em Porto de Galinhas

As piscinas naturais são comuns em todo o litoral nordestino, mas na região ficam mais próximas da Costa dos Corais, a apenas cinco minutos da praia em um percurso de jangada. Assim, as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais durante a maré baixa, possibilitam a sensação de estar em um verdadeiro aquário cheio de peixes coloridos.

Algumas ficam tão próximas que é possível explorá-las a pé na maré baixa, com o cuidado de usar uma sandália por causa dos ouriços. O passeio é oferecido pela Associação dos Jangadeiros, na Praça das Piscinas Naturais na praia de Porto de Galinhas.

Leia também: O que fazer em Maragogi

A Costa dos Corais

litoral de Pernambuco

Corais no litoral de Pernambuco

Uma das atividades mais procuradas por turistas para fazer em Porto de Galinhas é o mergulho nos arrecifes e corais. Aliás, há muitos pontos de mergulho com diversidade de peixes e animais marinhos, pois a costa pernambucana reserva grandes navios naufragados, excelente para mergulho com cilindro.

Para quem nunca mergulhou, basta fazer o batismo, ou seja, uma primeira experiência fazendo mergulho em águas rasas com até 5 metros de profundidade, acompanhado de um instrutor. Então, após o batismo é possível fazer curso de mergulho e experimentar mergulhos mais profundos.

Navios naufragados

Mergulhar no mar de Porto de Galinhas é um espetáculo à parte, os arrecifes abundantes, os naufrágios e a riqueza de espécies marinhas são pontos de encontro de mergulhadores. Não muito longe da costa, na cabeceira dos arrecifes, ao mergulhar nesse universo colorido marinho é possível ver tartarugas marinhas, arraias, dentões, moreias, lagostas, polvos, uma infinidade de cardumes e até tubarões.

Da mesma forma, outros pontos de mergulho em Porto de Galinhas são a Boca da Barra e o Poço da Paixão, uma extensão de arrecifes a cerca de 200 metros da praia, onde o mergulhador pode nadar entre linguados, peixe-pedras, dentre outros.

A profundidade deste ponto de mergulho é de aproximadamente 12 metros. Além destes pontos de mergulho, para quem tiver mais experiência, poderá fazer mergulho na lage de arrecifes em forma de bolo, por isso chamado de Bolo, com profundidade em torno de 25 metros, bem como no Tacaíba, outra lage de arrecifes a 3 quilômetros da costa e uma profundidade de cerca de 18 metros.

Leia também: O que fazer em Los Roques

As belezas submersas em Pernambuco

o que fazer em porto de galinhas

Para mergulhar em mar aberto é preciso curso de mergulho em escola credenciada | Foto: Derek Keats

Qual a melhor época para mergulho

Toda essa beleza submersa pode ser apreciada em baixa profundidade nos arrecifes próximos à praia, na melhor época de mergulho que vai de Outubro a Março. Setembro e Abril são meses de transição. A temperatura media da água é de 27°C, e as condições de visibilidade muito boas.

A vila mantém uma boa infraestrutura para mergulho livre, feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e cursos básicos, avançados e de outras especialidades. Sim, não deixe de registrar os momentos fotografando e filmando a aventura marinha. As agências costumam oferecer estes serviços.

Escolas credenciadas em Porto de Galinhas

Praias perto de Porto de Galinhas

Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região tem 11 opções que agradam tanto quem busca sossego e contemplação quanto os apreciadores de esportes náuticos e da natureza selvagem. Aliás, são 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina e morna, com temperatura média de 28º C.

Confira o que há melhor a fazer em cada uma das praias de Ipojuca, de ponta a ponta!

Acesso rápido ao conteúdo:

Praias em Porto de Galinhas – PE

Abaixo, elencamos as melhores praias na região de Porto de Galinhas – PE. O roteiro começa na Praia de Camboa e termina em Toquinho.

Praias de Cacimbas e Camboa

Cacimba é o nome de um recipiente para armazenar água o que, nesta praia, se materializa em uma piscina natural de água transparente, cercada por recifes, que pode ser acessada a poucos passos da cadeira ou do guarda-sol. Por isso, Cacimbas é um lugar perfeito para o banho de mar durante a maré baixa. Em alguns trechos, as ondas são mais fortes e atraem surfistas. Aliás, um outro atrativo de Cacimbas são as grutas esculpidas em um banco de rochas pela força do mar.

Vale a pena levar máscara e snorkel para conferir essa obra de arte da natureza. O acesso a Cacimbas deve ser feito pela beira-mar em 3 km de caminhada, a partir de Serrambi, a pé ou de buggy. Já na praia quase deserta de Camboa, o som do vento e das ondas é só o que se escuta. Com areia branca, tem um coqueiral e um mangue em seu 1,5 km de extensão. Camboa é uma palavra tupi que significa “águas tranquilas”.

A praia fica localizada no encontro entre o rio Ipojuca e o mar. Os recifes formam uma piscina natural de águas calmas e pouco profundas na maré baixa. Assim, o passeio para Camboa também permite observar o Porto de Suape e Recife. O acesso deve ser feito de buggy por uma estrada de areia fofa, ou a pé a partir de Muro Alto.

Praia de Maracaípe

melhores praias do nordeste

No mangue, além das atrações naturais, como os cavalos-marinhos, um bar convida a um suco de pés molhados

Paraíso dos surfistas. Assim é conhecida a praia de Maracaípe, que sedia campeonatos nacionais e internacionais do esporte por causa de suas ondas altas e águas bem claras. Isto a torna perigosa para o banho, mas o público jovem torna o clima descontraído e propício para a paquera. Com barzinhos que servem refeições e lanches, Maracaípe também é point de shows no verão.

Aliás, o nome da praia deriva de duas palavras tupis: maracá significa som e ípe é rio, o que forma a expressão “o som do rio”. Quem quiser fugir da agitação do lugar pode optar por passear pelo trecho entre Maracaípe e Porto de Galinhas, que não tem bares, restaurantes e pousadas. Indicado apenas para caminhar ou circular de bugue.

Praia de Muro Alto

praias perto de Recife

A praia de Muro Alto é boa para levar as crianças por conta do mar calmo.

Sem dúvida, a praia de Muro Alto é perfeita para famílias com crianças por causa das piscinas naturais formadas entre a areia e uma barreira de corais. Represada, a água cristalina e morna torna-se um lago de água salgada e sem ondas, onde quem viaja com as crianças podem brincar sem preocupações, dentro da água ou em pequenos barcos a vela e caiaques.

Com 3 km de extensão, Muro Alto é uma das praias que oferece a melhor infraestrutura ao hóspede, com cinco hotéis e resorts. Da praia, também é possível contratar um passeio de buggy até o Pontal de Maracaípe.

Pontal de Maracaípe

No final de Maracaípe começa o Pontal, uma praia com faixa de areia para caminhada, bancos de corais, mar calmo e muitos coqueiros. Apesar de à primeira vista parecer apenas um lugar para contemplação, o Pontal de Maracaípe tem muitas atividades e fica difícil escolher por onde começar.

Pontal do Maracaípe

O Pontal do Maracaípe tem piscinas naturais e águas quentes e límpidas

Há aulas de kitesurf, passeios de lancha, caiaque e de jangada para ver cavalos marinhos e nadar na água salgada ou doce; caminhadas por trilhas e quiosques de bares e restaurantes que servem almoço.

Assim, o Pontal reúne praia, a foz do rio Maracaípe e mangue no mesmo lugar. Certamente um lugar perfeito para assistir ao pôr-do-sol, o lugar também tem badalação noturna na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.

Praia da Enseadinha e Serrambi

Do outro lado do Pontal de Maracaípe fica a praia de Enseadinha, que é parecida com a vizinha por ter recifes de corais, ondas calmas e a vegetação dos mangues. Lá é possível tomar banho de rio e de mar, passear de jangada, de lancha e caiaque.

O acesso à Enseadinha pode ser feito a pé a partir do Pontal apenas durante a maré baixa. Outra forma de chegar, também a pé, é a partir da praia de Serrambi, onde há táxis e buggy para voltar para Porto de Galinhas. Por isso, é indicada para quem gosta de fazer caminhadas e deve ser visitada em grupo.

Praia Serrambi PE

Praia de Serrambi

Vizinha a Maracaípe, Serrambi é uma praia sossegada e com boa estrutura de serviços. Um lugar perfeito para descansar e relaxar nas piscinas naturais e fazer uma caminhada no final da tarde. Estando lá, vale subir até a Igreja do Outeiro apenas para ter a melhor vista da cidade.

Em Serrambi também há espaço para os esportes náuticos como surfe, caiaque, windsurfe, passeios de lancha, jet ski e mergulho autônomo. Um dos passeios leva até a ilha de Santo Aleixo, onde é possível ver destroços de naufrágios.

Praia do Cupe

Com 4 km de extensão, a praia do Cupe reúne os praticantes de esportes, visitantes que buscam a tranquilidade das piscinas naturais e os adeptos do turismo ecológico. Na parte direita não há recifes, o que permite a prática de surfe em ondas fortes e constantes.

Do outro lado, os recifes formam piscinas naturais pouco conhecidas e que nunca secam muito. Outra característica diferenciada é que, em alguns trechos, Cupe permite ver o nascimento de tartarugas marinhas, já que o local é ponto de desova e eclosão dos ovos.

Situada ao norte da Vila de Porto de Galinhas, Cupe está entre Muro Alto e Porto de Galinhas, com acesso pela rodovia PE-09, e concentra a maioria dos hotéis e pousadas à beira-mar da região, além de condomínios de casas de veraneio.

— Aproveite as ofertas de resorts e hotéis pelo Booking.com

Praia de Porto de Galinhas

Jangadas em Porto de Galinhas

Jangadas em Porto de Galinhas

Eleita por dez vezes consecutivas a melhor praia do Brasil pela revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas está no centro de tudo e é a mais badalada da região.

Com seus 4 km de areia branca e batida, coqueiros e águas mornas também reúnem toda a infraestrutura de bares, restaurantes, supermercados e lojas de artesanato que funcionam mesmo depois da meia-noite na alta temporada em ruas que só circulam pedestres.

Os hits da praia são as piscinas naturais, onde a sensação é a de estar dentro de um verdadeiro aquário de águas transparentes e cheias de peixes coloridos. O diferencial das piscinas é a proximidade com a Costa – percurso feito em cinco minutos em jangadas que partem do centro da vila –, o que as tornam as mais fáceis de chegar em todo o nordeste brasileiro.

Praia de Toquinho e Borete

Toquinho é outra praia pouco conhecida pelos turistas e que tem barreira de recifes, areia branca e batida, piscinas naturais e trechos de mar agitado. O nome vem dos tocos de coqueiros, já que a região tinha uma fazenda da fruta nos anos 70.

No entorno há condomínios de luxo e, na orla, bares que servem petiscos, bebidas e água de coco. A praia é a última da região e delimitada pelo rio Sirinhaém, que separa Ipojuca do município de Tamandaré. Já a Praia do Borete é bem movimentada nas áreas próximas aos hotéis, Borete fica situada no trecho entre a Vila e os hotéis. Sem a proteção de arrecifes e com ondas mais altas, a região é muito procurada por surfistas.

Restaurantes em Porto de Galinhas

Em um destino de tantas atrações e emoções, o visitante tem ao seu dispor muitas opções de bares e restaurantes para comer bem e provar a harmonia da gastronomia nacional e internacional.

Por isso, não apenas nas pousadas e hotéis de Porto de Galinhas, mas sobretudo nos estabelecimentos concentrados no centrinho turístico, é possível encontrar variedade de pratos e petiscos com ingredientes que vão desde peixes e frutos do mar a galinha e carnes exóticas.

Confira o que oferecem alguns dos melhores estabelecimentos da região!

Acesso rápido ao conteúdo:

Onde comer em Porto de Galinhas

Elencamos abaixo, dicas de restaurantes românticos onde comer em Porto de Galinhas. Há várias sugestões para você apreciar a culinária local pagando pouco, Aliás, a pequena vila tem jeito de metrópole quando o assunto é comida. Tanto que reúne restaurantes japoneses, italianos e até um lugar onde se pode provar uma especialidade francesa: o crepe.

Nestes lugares, a fusão com ingredientes locais resulta em cardápios de dar água na boca. Depois do jantar, vale esticar nos bares da badalada noite de Porto de Galinhas. Os restaurantes abaixo são ótimos para celebrar uma viagem romântica!

beijopira

Restaurante Beijupirá, em Porto de Galinhas – PE

Beijupirá – Porto de Galinhas

O nome do restaurante é o mesmo de um peixe de águas profundas da região. Na casa, o Beijupirá é preparado na chapa e servido com molhos de frutas tropicais, como pitanga e manga. O sabor autêntico aparece também em pratos à base de frutos do mar. O ambiente é romântico, ideal para um jantar à luz de velas.

Endereço: Rua Beijupirá s/n

Domingos Restaurante

Com menu de pratos internacionais, a casa utiliza ingredientes diferentes do padrão da vila, como o avestruz, pato, foie gras, cordeiro e perdiz. Tudo isso sem deixar de lado os pescados e frutos do mar. Este é o Domingos Restaurante.

restaurantes em porto de galinhas

Restaurante Domingos, em Porto de Galinhas – PE

Outra especialidade são os carpaccios, que podem ser de carne ou peixe.

Endereço: Rua Beijupirá, 116, Galeria Paráoby

Temakeria do Porto

Um dos lugares que conhecemos durante um de nossas viagens à Porto de Galinhas, foi a Temakeria do Porto. O local fica em uma aconchegante galeria bem no centro de Porto de Galinhas, e tem a opção de servir pizza também. O atendimento do staff é nota dez e a comida também foi aprovada!

La Crêperie

O Gustavo, que conhece bem a praia de Porto de Galinhas, gosta do restaurante La Creperie, com muitas opções de crepes doces e salgados. É um lugar charmoso, legal para comer e até beber um drink.

restaurantes em porto de galinhas

La Crepêrie, na Vila de Porto de Galinhas – PE

O La Crêperie oferece 22 crepes com recheios salgados, como o de frango com catupiry, charque com molho de queijo e o de salmão com alcaparras. Das 21 opções de recheios doces, destaque para o de sorvete de chocolate com frutas vermelhas e o de açaí com banana e granola.

Endereço: Rua Beijupirá, s/n – Porto de Galinhas – PE

La Tratoria

Pequeno e aconchegante, o restaurante italiano tem decoração charmosa e cardápio de massas servidas com carne, frutos do mar ou frango. Entre os destaques há o medalhão de filé ao funghi e com fettuccine ao molho de vinho, acompanhado de carpaccio e sangria. Este é o La Tratoria.

Rua Navegantes, 81, Praia de Porto de Galinhas.

Aproveite as ofertas de pousadas e hotéis pelo Booking.com

Pesquisar hotéis aqui

lua de mel em porto de galinhas

Munganga Bistrô

Sofisticado e descontraído, o restaurante localizado em frente às piscinas naturais oferece pratos variados à base de frutos do mar, carne de sol e filé mignon, elaborados por Felipe Barreto – que, em 2006, integrou a primeira equipe de chefs a representar o Brasil nas Nações Unidas.

Endereço: Av. Beira-Mar, 32, Galeria Caminho da Praia – Bistrô Munganga.

Agora uma listinha dos lugares mais baratinhos para comer bem e barato na vila!

Peixe na Telha

Fundado em 1991, o Peixe na Telha foi o fruto deste ideal em aliar a beleza dos pratos à beleza do lugar. Porto de Galinhas encanta os banhistas com suas águas mornas e cristalinas, ao mesmo tempo em que o peixe na telha enfeitiça seus clientes com uma cozinha rica, autêntica e saborosa.

Endereço: Avenida Beira-Mar, 40-B – Porto de Galinhas – PE

Restaurante BarCaxeira

A especialidade da casa – e inspiração para o nome do restaurante – é a macaxeira gratinada com várias opções de recheios de frango, filé, camarão, brócolis, bacalhau, carne, cheddar e catupiry.

Outro destaque é a Pescada de Engenho que, em 2006, ganhou o Festival Porto Sabor. Trata-se de um filé de pescada flambada na cachaça com manteiga, alcaparras e mel de engenho, servido com arroz de brócolis e castanhas de caju e batatas. O restaurante está localizado num dos pontos mais movimentados de Porto de Galinhas. O mar é a inspiração da decoração do ambiente.

Endereço: Rua da Esperança, 458 – @barcaxeira.

Compras em Porto de Galinhas

Uma viagem para Porto de Galinhas tem que se tornar inesquecível, mas não somente na imaginação, pois você pode trazer lindas lembrancinhas e artesanatos e objetos de decoração. O centro turístico da vila oferece diversas opções de lugares para comprar lembrancinhas e souvenires da viagem. Sendo assim, elencamos algumas lojinhas que valem a pena conferir os produtos artesanais.

o que fazer em Porto de Galinhas

Artesanatos e souvenirs em lojinhas na praia de Porto de Galinhas

Carcará Artes Plásticas

O artista plástico Gilberto Carcará, que popularizou as galinhas na vila, vende em seu ateliê peças esculpidas em tronco de coqueiro e quadros feitos com madeira reciclada.

Endereço: Rua Carcará, 8, acesso pelo km 7 da Rod. PE-009, na altura do Hotel Armação. www.facebook.com/carcarapgalinhas.

Destinos próximos:

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.