Início / Souvenir / Fundo da Mala / Como chegar nas praias de Porto de Galinhas e o que fazer por lá!
Porto de Galinhas
Jangadas fazem os passeios até as piscinas naturais

Como chegar nas praias de Porto de Galinhas e o que fazer por lá!

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, PE

Viajar para Porto de Galinhas é descobrir praias bonitas e descoladas, aventurar-se em passeio de buggy, sentindo a brisa bater no rosto, ver peixinhos coloridos, mergulhar nas piscinas naturais e muito mais

Em Porto de Galinhas, um dos destinos românticos mais procurados do Brasil, atração é o que não falta.

Por isso, a sugestão são roteiros de 5 a 7 dias nas praias. O cenário paradisíaco, infraestrutura e serviços favorecem o ecoturismo.

Nossa dica é ficar em uma pousada que tenha piscina. A maré alta da tarde, muita vezes, acaba com os espaços na areia. A água toma conta, então o melhor é ficar o meio da tarde na piscina do hotel ou pousada.

Pousada pé na areia em Porto de Galinhas

Pousada pé na areia em Porto de Galinhas é boa dica de acomodação.

Em nossa viagem escolhemos uma pousada barata próxima ao centrinho de Porto de Galinhas, mas escolheríamos para a próxima viagem, uma pousada pé na areia, como a Pousada Canto do Porto.

Roteiro em Maracaípe, perto de Porto de Galinhas

O que fazer em Porto de Galinhas?

Veja os passeios que não podem ficar de fora da programação:

Passeios de Buggy em Porto de Galinhas – Pernambuco

Buggy-Porto-Galinhas

Buggy na praia

Além de Porto de Galinhas, o município de Ipojuca abriga onze praias, algumas quase desertas, nas quais o acesso é feito de bugue por trilhas na areia fofa.

Durante o passeio o visitante pode admirar belas paisagens enquanto sente o vento batendo no rosto.

O mais comum é o chamado de Ponta a Ponta, que leva os turistas às praias do Cupe, Muro Alto, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

Há centenas de bugueiros que podem ser contratados por intermédio dos hotéis da região.

Onde comer em Porto de Galinhas?

Esportes náuticos e radicais

Se a praia de Maracaípe é reduto dos surfistas por suas ondas que chegam a 2,5 metros de altura, na vizinha Pontal de Maracaípe os ventos fortes favorecem a prática do kitesurfe, no qual é utilizada uma prancha tracionada por uma pipa.

O esporte de origem francesa mistura técnicas de voo livre, windsurfe, esqui aquático e surfe.

Para usar as “pranchas voadoras” é necessário treinamento especializado, oferecido pela Escola Pernambucana de Kitesurfe. No balneário também é possível praticar windsurfe, caiaque e ainda passear de lancha e jet ski.

Canoagem no mangue

Outra forma de admirar a beleza exótica do manguezal é o passeio de caiaque, no qual é feito o caminho inverso do realizado pela jangada. O percurso começa no Mangue Jump e segue em direção à foz do rio Maracaípe.

O visitante passa na região do povoado de Feiteira e faz uma parada na Prainha antes de chegar ao ponto principal do percurso: o encontro das águas do rio com as do oceano.

O passeio é organizado pela Pé no Mangue Ecoturismo e Aventura.

Mangue no litoral

Mangue, litoral do Nordeste

Durante o passeio de jangada que sai do Pontal do Maracaípe, com duração de 40 minutos, os jangadeiros da Associação do Pontal mostram aos visitantes a rica vegetação das raízes do manguezal.

Praia do Gunga – as melhores praias de Alagoas

Praia de Pajuçara – as melhores praias de Maceió

Mergulho em Porto de Galinhas

Os recifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são as atrações que o visitante pode ver apenas debaixo d’água.

A melhor época para o mergulho vai de outubro a março, quando as condições de visibilidade da água chegam a dez metros nos recifes próximos à praia e a 25 metros em mar aberto.

Na região, há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e também cursos básicos, avançados e de especialidades oferecidos por várias operadoras de mergulho.

Dicas para mergulho em Porto de Galinhas

Piscinas Naturais - fotos MARCELO LYRA

Porto de Galinhas, praia bonita no Nordeste do Brasil

Piscinas naturais em Porto de Galinhas

As piscinas naturais são comuns em todo o litoral nordestino, mas em Porto de Galinhas estão as que ficam mais próximas da Costa, a apenas cinco minutos da praia em um percurso de jangada.

Disputadas, as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais durante a maré baixa, possibilitam a sensação de estar em um verdadeiro aquário cheio de peixes coloridos.

Algumas ficam tão próximas que é possível explorá-las a pé na maré baixa, com o cuidado de usar uma sandália por causa dos ouriços. O passeio é oferecido pela Associação dos Jangadeiros, na Praça das Piscinas Naturais.

— Guia de viagem com dicas de Maragogi, AL

jipe 4x4 na praia

Roteiro de 4×4 pelo litoral do Brasil

Baobá

Possivelmente plantada por escravos africanos, o baobá é uma árvore que se tornou atração turística em Porto de Galinhas.

Com estimados 400 anos de idade – que podem chegar a mil anos – a maior espécime da região tem um tronco de 4,5 metros de diâmetro e fica na rua do Colégio, no distrito de Nossa Senhora do Ó, a 11 km de Porto de Galinhas e a 100 metros da igreja Nossa Senhora do Ó.

A visita ao local também proporciona uma aula de história dos tempos da descoberta do Brasil.

Fazer compras em Porto de Galinhas

Uma viagem para Porto de Galinhas tem que se tornar inesquecível, mas não somente na imaginação. A vila oferece opções de ótimos lugares para comprar lembrancinhas e souvenires. Confira:

Carcará Artes Plásticas
O artista plástico Gilberto Carcará, que popularizou as galinhas na vila, vende em seu ateliê peças esculpidas em tronco de coqueiro e quadros feitos com madeira reciclada.

Rua Carcará, 8, acesso pelo km 7 da Rod. PE-009, na altura do Hotel Armação. www.facebook.com/carcarapgalinhas.

Gatos de Rua
A loja do designer Beto Keller possui uma variedade de bolsas, bijuterias e objetos decorativos feitos de arame, vidrilhos e miçangas.

Rua Esperança, 97, e Galeria Paraoby, loja 4, (81) 3552-1874. www.gatosderua.com.br.

Artesanatos-Porto-Galinhas

Artesanatos e souvenirs em lojinhas na praia

Baladas em Porto de Galinhas – onde ir à noite?

As noites em Porto de Galinhas tendem a ser muito mais quentes que o dia. As casas noturnas da região tocam músicas de todos os estilos. Veja abaixo as opções para não ficar parado:

Birosca da Cachaça
Desde 2002, a casa noturna é a mais badalada da vila. Com capacidade para 250 pessoas, os DJs tocam as músicas do momento e de vários estilos.

Rua Beijupirá, 5, Vila de Porto de Galinhas, (81) 3552-2699. www.facebook.com/Birosquinha.

Lua Morena
A casa oferece o autêntico forró pé de serra com banda ao vivo e instrutores de dança para quem quer aprender este ritmo tipicamente nordestino. Com capacidade para 400 pessoas distribuídas nos dois andares abertos e arejados, os DJs e as bandas de forró divertem a todos.

Espaço Porto de Conveniência, na estrada da vila de Porto de Galinhas, (81) 3552-2775. www.luamorenaforro.com.br.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*