Início / Antes da Viagem / Onde ficar / 3 roteiros para viagens em SP e turismo no interior

3 roteiros para viagens em SP e turismo no interior

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, ao menos 300 possuem alguma atividade turística e 67 são considerados estâncias turísticas. Ou seja, há muito o que explorar com viagens em SP e turismo no interior.

Para quem gosta de cair na estrada em viagens de carro, fizemos o mapa com 3 roteiros no interior de SP para viagens de final de semana ou feriados.

Guia de resorts de luxo em SP

Circuito das águas e estâncias climáticas

Os 3 roteiros passam por cidades turísticas que são estâncias hídricas ou climáticas de São Paulo.

Listamos 8 cidades – Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, planejando 3 roteiros para viagens curtas e baratas em SP para os feriados.

Roteiro 1 – Atibaia e Bragança Paulista

Atibaia e Bragança Paulista ficam em uma região privilegiada e com um clima considerado um dos melhores do planeta devido a grande vegetação da serra.

Como chegar? Acesso pela Fernão Dias. Saindo de SP, basta seguir sentido MG. Atibaia fica a 60 km de SP. O trajeto é feito em pouco mais de 1h. Não tenha pressa. A estrada é sinuosa, é bom não correr e ficar atento aos imprudentes.

Mirante da Pedra Grande, em Atibaia. | Foto: Ana Paula Hirama

Mirante da Pedra Grande, em Atibaia. | Foto: Ana Paula Hirama

O que fazer? O grande atrativo é o Morro da Pedra Grande, em Atibaia, onde praticantes de esportes radicais realizam voos de asa delta e paraglider. Além dos aventureiros, o lugar recebe turistas que buscam a vista 360 do mirante, uma das mais bonitas de SP. Há 3 trilhas, com média de 2,5 km, para atingir o topo.

O teleférico de Atibaia é um passeio romântico, podendo atingir a parte alta do município, num percurso de 550 metros. O ingresso (ida+volta) custa R$10. O teleférico fica no Lago Major.

Em Bragança Paulista, o forte são as linguiças artesanais. Um bom local para comprá-las é na La Bragantina. Veja aqui como chegar lá!

Onde ficar? Pesquise e reserve os hotéis nas cidades pelo Booking. Na região, recomendamos o Sítio Luz e Paz, uma pousada holística em Bragança Paulista.

Roteiro 2 – Amparo, M. Alegre do Sul e Serra Negra

As 3 cidades são repletas de parques, hotéis fazenda e resorts para relaxar ou trilhas em meio à natureza e esportes de aventura. São destinos próximos para viagens curtas em SP.

Como chegar? A dica é seguir pela Rod. dos Bandeirantes. Amparo, fica a 132 km de SP. Monte Alegre do Sul fica colada a Amparo pela Estrada dos Alves. São 13 km. Já para chegar em Serra Negra, basta seguir 22 km pela SP 360.

O ponto mais alto da Serra da Mantiqueira (Serra Negra) e vista do interior de SP e MG

Vista do ponto mais alto da Mantiqueira (Serra Negra) e vista do interior.

O que fazer? Em Amparo, passeie pelo centro antigo. Em uma curta caminhada veja de perto os casarões históricos da lavoura cafeeira do interior de SP. Aventureiros podem desbravar as cachoeiras e cavernas do Mundão das Trilhas.

Apesar de pequena, Monte Alegre do Sul tem atrativos para todos os gostos – saunas e banhos no Balneário Municipal, na praça Rinaldo Godoy Borgianni, alambiques com cachaça artesanal (veja endereços aqui), parque Radicais Natureza, com a chance de fazer rafting pelo Rio Camanducaia e fontes de água.

Serra Negra fecha este roteiro de viagens em SP e turismo no interior. As principais atrações são o Mirante do Cristo, no alto do Teleférico de Serra Negra, o Parque Represa Dr. Jovino Silveira, um lugar bucólico com uma imensa represa, e o Parque Fonte Santo Agostinho, com fontes de água mineral.

Onde ficar? Em Amparo, o Canto da Floresta Ecoresort. Em Monte Alegre do Sul, o Ibiti Hotel Rural. Em Serra Negra, a Pousada Villa dos Leais. Todos têm serviço de primeira classe e várias atividades ao ar livre, para quem quer relaxar, mas também gastar energia em meio a natureza.

Circuito das Águas: roteiro por Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra.

Roteiro 2 – Águas de Lindóia, Lindóia e Socorro

As 3 cidades são fartas em fontes de águas com propriedades medicinais. São destinos para viagens curtas e baratas em SP, com a possibilidade de relaxar mesmo em apenas um final de semana ou feriado.

Como chegar? As duas principais vias de acesso para Águas de Lindóia é Anhanguera ou Fernão Dias. Costumo pegar a Fernão Dias (moro entre Guarulhos e Mairiporã). Ambas não são muito boas. Dirija sempre com segurança.

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

O que fazer? Águas de Lindóia é um dos destinos mais conhecidos do interior paulista. O Balneário Municipal, na Praça Dr. Francisco Tozzi, tem piscinas de águas medicinais, massagens, saunas, hidromassagem e toboáguas. É dica de viagem para quem sofre de artrite, dores na coluna e doenças de pele.

Em Socorro, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos tem a tirolesa mais legal dessa região – o cabo cruza a fronteira entre os estados de SP e de MG. O ponto mais alto fica a 150 metros de altura e o viajante vai voando deitado, no estilo Super-Homem. Eu fui e quase borrei as calças.

Onde ficar? Em Águas de Lindóia, o Hotel Villa di Montova. Em Lindóia, o Hospedaria Fazenda Águas Claras. Em Socorro, o Hotel Recanto Maria Bonita. São hotéis com o melhor custo x benefício da região.

Sem crise: viagens e turismo no interior de SP

Economize nos próximos feriados com viagens em SP e turismo no interior.

O feriado da Semana Santa, que começa dia 25 de Março (sexta-feira) até Domingo de Páscoa, é um dos melhores feriados para viajar de carro. É o único feriado prolongado do ano.

Já os feriados de Tiradentes, dia 21 de Abril (quinta-feira), e o feriado de Corpus Christi, dia 26 de Maio (quinta feira) são outras datas boas para viagens em SP no primeiro semestre.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*