Início / Vasto Mundo / Argentina / Viajando para Buenos Aires: melhores dicas
metro Plaza de Mayo
metro Plaza de Mayo

Viajando para Buenos Aires: melhores dicas

Quando fazemos uma viagem, especialmente uma viagem internacional, é preciso tomar alguns cuidados antes e durante a viagem para evitar gastos excessivos, transtornos desnecessários e economias safas para a sua viagem ficar ainda mais legal e barata!

Quem viaja para Buenos Aires precisa atentar-se primeiro para a questão dos voos e aeroportos.A cidade de Buenos Aires é servida por dois aeroportos – Aeroparque Jorge Newbery e Aeroporto Ministro Pistarini,Ezeiza.

O Aeroparque fica localizado a 8km do hostel em que ficamos hospedados, na Avenida de Mayo, uma das principais avenidos do centro da cidade. Já o Aeroporto de Ezeiza fica a 30km de distância do mesmo hostel.

– Melhores dicas de Buenos Aires

– Encontre os melhores hotéis, pousadas e hostels em Buenos Aires

Passagens aéreas para Buenos Aires

Na hora de comprar a passagem de avião para Buenos Aires, saiba que os voos que chegam ao aeroporto de Ezeiza são, em geral, mais baratos do que os bilhetes com destino ao Aeroparque.

Conheça as linhas aéreas que realizam voos para Buenos Aires.

Ambos aeroportos possuem serviço de transporte do Tienda León, que realiza o transfer até alguns pontos da cidade e para os principais hotéis. Os dois aeroportos  de Buenos Aires e o Terminal em Porto Madero tem pontos de embarque da Tienda León. Pagamos, em Junho de 2013, 90 pesos (equivalente a uns R$35) para o transfer Ezeiza até a porta do Hostel 1385, na Av. de Mayo.

Táxi em Buenos Aires

Sempre que pegar um táxi em Buenos Aires saiba mais ou menos qual será a distância percorrida para ter uma ideia de quando irá pagar. Gastamos entre 40 e 60 pesos em corridas de cerca de 10km. Ou seja, cerca de 4 a 6 pesos por km. Já o trajeto de Ezeiza até a Av. de Mayo pode custar até 250 pesos.

Entre no táxi sempre com notas de 10 e 20 pesos para trajetos curtos. Outra dica antes de pagar o táxi é contar o dinheiro alto e mostrar bem as notas antes de dar ao motorista. Confira o troco e cuidado com as notas falsas!

Notas falsas

Infelizmente quem está viajando para Buenos Aires deve ter cuidado ao lidar com o dinheiro porteño. A moeda oficial é o peso argentino e há muitas notas falsas em circulação. Seja nos aeroportos, lojas, com taxistas e em restaurantes é possível ser vítima deste crime. Evite receber de troco notas altas e, principalmente jamais troque seu dinheiro no rua com cambistas. Na Calle Florida, gritou câmbio, fuja! Há muitos assaltos com quem troca câmbio paralelo.

Para saber mais sobre as notas de pesos em vigência, acesse o site do Banco Central da Argentina > Billetes y Monedas > Emisiones Vigentes > Billetes.

Câmbio – onde trocar dinheiro?

O câmbio na Argentina é um lance desafiador e há vários macetes para economizar e fazer uma viagem barata utilizando real, dólar e peso.

A dica é ir com real, levar alguns dólares caso tenha de uma viagem anterior e ir trocando os pesos aos poucos, conforme necessidade da viagem e dos programas. O real é bem visto nos restaurantes e lojas de souvenirs. O peso trocado evita golpes em taxis, etc.

Nas casas de câmbio é fácil trocar todas as moedas e a cotação do real é boa, mas muitas vezes vale a pena fazer o câmbio pegando o troco em um restaurante, por exemplo.

As principais ruas e avenidas com casas de câmbio são Corrientes, San Martin, Florida, Sarmiento e Calle Florida, entre outras.  As quatro abaixo são uma opção.

  • Unicam Cambio (Avenida Corrientes, 571)
  • Transcambio (San Martin, 140, piso 17)
  • Pasamar (San Martin, 580/4)
  • Montevideo Cambio (Calle Florida, 580)

Andando em Buenos Aires

Pode parecer uma dica tola dizendo que andando a pé você irá economizar, mas, especialmente para quem gosta de conhecer cada cantinho, ruas em bairros e pontos menos explorados da cidade, andar a pé em Buenos Aires é  fácil pela organização das ruas e avenidas. A cidade é plana e as ruas metricamente numeradas e bem planejadas.

Utilize o metrô para percorrer distâncias entre bairros. Por exemplo, se for do centro até Palermo, conhecer La Boca ou ir da Recoleta até  Palermo. Ou quiser conhecer no mesmo dia o bairro Recoleta, Retiro e Puerto Madero, a linha verde e linha azul do metro pode ajudar no roteiro.

Aluguel de bicicleta é outra opção para quem quer andar ao ar livre.

Mapa de Buenos Aires

Mapa do metrô de Buenos Aires

Subte Buenos Aires - Metro - Subway

http://www.subte.com.ar/

 Onde ficar em Buenos Aires?

 

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*