Os vinhos argentinos da região de Mendoza ganharam fama internacional nos últimos anos graças a crescente qualidade dos produtores.
Não por acaso, Luján de Cuyo, um dos departamentos da província de Mendoza, é chamada de Tierra Malbec. Luján de Cuyo é muito celebrado por sua produção de vinhos refinados e de pequenos produtores familiares e artesanais.
Essa e outras curiosidades e informações sobre a história, a produção e, claro, os goles podem ser conhecidas durante a degustação de vinhos na Anuva Wines, que custa US$ 52.
Um programa que vale a pena em Buenos Aires. Além das bebidas, são servidas tapas argentinas para acompanhar. E o local ainda tem uma boa loja para comprar vinhos em Buenos Aires.
– Onde ficar em Buenos Aires? Encontre hotéis e pousadas com os melhores preços
Nós estivemos lá em junho. É uma degustação sofisticada, mas não formal. É charmosa, sem ser piegas. Muito indicado para casais em viagens românticas, mas também para famílias, curiosos e grupos de amigos.
O perfil das 12 pessoas que sentam-se em torno da mesa para saborear vinho e comer as deliciosas porções pensadas para harmonizar e ressaltar o sabor da bebida é bastante variado.
E ninguém fica fora da conversa. A apresentação (em inglês ou, eventualmente, em espanhol) das bebidas é divertida e envolvente. Esqueça a figura do enólogo chato.
O que vimos foi uma especialista formada na London School of Wine and Spirits explicar, com bom humor e atenção aos convidados, os detalhes e curiosidades das bebidas que nos eram oferecidas.
A melhor parte são os vinhos. Degustamos cinco rótulos diferentes, de lotes reservados e pequenas produções familiares. Vinhos estrelados e reconhecidos mundialmente.
O passeio pelos sabores é acompanhado de comidinhas e você pode repetir as taças. Para apagar de vez a imagem do enólogo chato, aprendemos, com a especialista, que “se você sentir um sabor e alguém disser que está errado, essa pessoa está errada”.
Não há erro no universo do vinho, apenas a impressão pessoal dos sabores.
No final, dá para comprar os rótulos apresentados e outras opções. Os preços são interessantes, há desde garrafas baratas até vinhos mais caros mas bastante sofisticados, de lotes reservados. Para encontrar fora dali, só pagando muito, muito caro.
Lembre-se que na Argentina é possível embarcar no avião com as garrafas. Nós levamos as nossas.
Onde fazer a reserva: Anuva Wines
Quando ir: Segunda a quinta-feira, às 15h e às 18h / Sexta e sábado: 14h e 17h