Início / Viagens pelo Brasil / Nordeste / No Brasil também tem enoturismo: Vinícolas para visitar por todo o país
O charme a tradição do Armazém das Cantinas Históricas - Divulgação
O charme a tradição do Armazém das Cantinas Históricas - Divulgação

No Brasil também tem enoturismo: Vinícolas para visitar por todo o país

Esqueça o dólar alto, vistos e passaporte: no Brasil também tem enoturismo.

Muitas regiões brasileiras são produtoras de vinho, com vinícolas que possuem estrutura para receber turistas e visitantes que querem conhecer o processo de feitura da preciosa bebida.

O Vale dos Vinhedos, nas Serras Gaúchas, a cidade de São Roque, a Terra do Vinho no interior paulista, e até uma região de vincícolas (e de outras frutas) no semi-árido nordestino, no Vale do São Francisco entre Pernambuco e Bahia, estão entre os lugares no Brasil preparados para o enoturismo.

São regiões com produção de vinhos e vinícolas com hotéis e pousadas desde o sul, a área de produção e enoturismo mais famosa do Brasil, até o Nordeste, ao redor do Velho Chico, o Rio São Francisco, que irriga vinhedos no Vale do São Francisco, em pleno semi-árido nordestino.

Neste artigo, vamos falar mais de três dos melhores destinos de enoturismo do Brasil: Serras Gaúchas, São Roque, no interior de SP, e Vale do São Francisco, em pleno semi-árido nordestino.

Vale dos Vinhedos nas Serras Gaúchas

Charme e ótimos vinhos nas paisagens das Serras Gaúchas

O charme das paisagens de Bento Gonçalves - Foto: Divulgação

O charme das paisagens de Bento Gonçalves – Foto: Divulgação

O Vale dos Vinhedos, nas Serras Gaúchas, é a principal região brasileira quando se trata de turismo em vinícolas e produção de vinho no Brasil.

As principais cidades do Vale dos Vinhedos para quem quer conhecer vinícolas brasileiras são Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

A especialidade são os vinhos espumantes, com qualidade reconhecida internacionalmente, assim como a estrutura turística, uma das melhores do mundo quando se trata de enoturismo.

A região tem vários roteiros charmosos e românticos para quem quer fazer enoturismo, com uma grande variedade de opções de coisas para fazer. São restaurantes, trilhas e paisagens nas Serras Gaúchas onde as quatro estações do ano oferecem diferentes cenários para os visitantes.

Alguns dos melhores hotéis-vinícolas do Brasil ficam nesta região. São lugares charmosos e acolhedores, com restaurantes românticos, clima rural, história e tradição na preparação das bebidas e outros produtos de uva.

Entre outras coisas legais para fazer em um hotel-vinícola e pousadas charmosas do Vale dos Vinhedos, estão passear entre os parreirais nos bonitos dias de verão, curtir o friozinho à noite, até em opções com lareira no chalé nas baixas temperaturas no inverno da região, uma das mais frias do Brasil e conhecer o estilo de vida com raízes na Itália dos moradores da região. 

Uma experiência única do Vale dos Vinhedos é participar da colheita da uva, a vindima. A época da colheita da uva nessa região vinícola no Sul do país é entre janeiro e março.

Além dos hotéis-vinicolas, a região conta com pousadas charmosas, ótimas para casais em viagens a dois, e lugares mais bucólicos e baratos.

Outra atração do Vale dos Vinhedos são as cantinas cheias de tradição italianas, com ótima comida. Há um roteiro de cantinas históricas super-preparado para receber os mais exigentes viajantes, com deliciosos salames, queijos, doces entre outros atrativos para todos os sentidos.

O charme a tradição do Armazém das Cantinas Históricas - Divulgação

O charme a tradição do Armazém das Cantinas Históricas – Divulgação

O Armazém das Cantinas Históricas é um ótimo ponto de partida para o roteiro de atrações turísticas em Bento Gonçalves.

Entre as paisagens, destaca-se o Vale das Antas, em Bento Gonçalves, além dos parreirais e das casas feitas de pedra que remetem à arquitetura camponesa da Itália.

Uma boa opção para quem vai viajar por mais tempo para um roteiro de carro na região do Vale dos Vinhedos é alugar uma casa por temporada em Bento Gonçaves, com ótimas casas por preços razoáveis para grupos maiores.

São Roque-SP, a Terra do Vinho no interior paulista

Atrações para toda a família em uma viagem perto de São Paulo

A apenas 65 km de distância da maior cidade do Brasil, São Roque guarda clima rural e várias atividades em contato com a natureza para fazer em uma viagem curta e charmosa de final de semana.

O apelido da bonita cidade pertinho de São Paulo mostra que São Roque é um bom lugar para fazer enoturismo no Brasil: Terra do Vinho.

A produção de vinho é herança dos imigrantes italianos e portugueses que se instalaram nesse pedaço do interior de São Paulo.

Os vinhedos foram acomodados nas encostas de morros e formam belas paisagens para conhecer pertinho da capital paulista, que oferece ainda ecoturismo, turismo histórico e diversão para crianças.

Chácara Santo Antônio, em São Roque - Foto: Miguel Schincariol

Chácara Santo Antônio, em São Roque – Foto: Miguel Schincariol

São várias opções de adegas e vinícolas para visitar em São Roque, reunidas principalmente ao redor da Estrada do Vinho.

Entre as vinícolas de São Roque que vale a pena visitar, está a Vinícola Goes, que oferece visitas guiadas às plantações de uvas, degustação de vinho e produtos como doces caseiros, vinhos e sucos, entre outros artigos ligados às culturas que formaram a rica região.

Para quem quiser bebidas (e emoções) mais fortes que o vinho, São Roque tem outro lugar que vale a pena conhecer, a Destilaria Stoliskoff.

Aos sábados, a destilaria de vodka na Estrada do VInho de São Roque possui visitas guiadas para os visitantes. A destilaria conta com uma loja com muitas variedades da bebida.

Já as pessoas em viagem de família, com crianças, podem visitar o Ski Mountain Park, um parque de diversões perto de São Paulo que fica no alto de uma montanha.

O parque perto de São Paulo tem como principal atração uma pista de esqui em um material que simula neve, além de atividades radicais para quem quer fazer esportes e se divertir.

A cidade no interior de São Paulo conta com tesouros históricas do período colonial, como a Chácara Santo Antônio, iniciada pelo bandeirante Fernão Paes de Barros em 1681.

Em outubro, acontece a Expo São Roque, juma festa no interior que gira em torno de dois produtos deliciosos: a uva e a alcachofra. A Expo São Roque é uma boa oportunidade de provar vinhos e outros produtos da uva além de pratos com alcachofra, um deleite para os amantes da boa gastronomia.

Vale do São Francisco, vinícolas no sertão Nordestino

Um cenário único para conhecer plantações e fazer enoturismo no Brasil

Embarcação Vapor do Vinho em Casa Nova, na Bahia - Divulgação

Embarcação Vapor do Vinho em Casa Nova, na Bahia – Divulgação

Em pleno sertão nordestino existe uma importante região vinícola brasileira, no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e o Norte da Bahia.

A principal região vinícola tropical do mundo organiza-se em torno das cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Juazeiro, Casa Nova e Petrolina.

Os cenários e a produção de vinho, em geral doces e frutados, do local estão cada vez mais ganhando destaque no mundo por ser uma das regiões mais quentes do mundo a produzir vinho, graças às águas do Velho Chico.

Há boas opções de hotéis-vinícolas no Vale do São Francisco.

Petrolina, no Pernambuco, possui um dos principais aeroportos do Nordeste, o aeroporto de Petrolina, que recebe voos de diversas cidades do Brasil.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*